Desde cedo, Júlia Scholz Karl notou em si mesma características que se tornariam presentes no resto da sua vida: a indignação com as injustiças e a vontade de assegurar os direitos de quem precisa. Aos dez anos, por exemplo, já tinha lido a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Desse modo, com uma vocação bem definida, a jovem escolheu o curso de Direito da unidade de Joinville da Católica de Santa Catarina para dar início à construção da sua formação. Custeou os estudos com o apoio da conquista de uma bolsa do Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina) e de outro talento, o da gastronomia. “Eu fazia doces e salgados para vender no Centro de Joinville. Quem quer, corre atrás de seus objetivos”, conta.

Logo na primeira semana de formação, em 2013, Júlia iniciou os estágios. Passou pelas áreas Civil, Criminal, Direito Ambiental e Urbanístico e Família. Atuou no Fórum de Joinville, na Defensoria Pública e na Comfloresta. Na empresa focada em reflorestamento, foi efetivada e percebeu que a área tinha potencial de crescimento e, mesmo assim, poucos advogados atuando. Foi assim que estabeleceu como prioridade de atuação os desafios legais conectados com sustentabilidade.

A segunda turma de Direito, da qual Júlia fez parte, concluiu o curso em dezembro de 2017. Em 21 de março de 2018, a advogada já estava com a credencial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em mãos, um passo que, para alguns, leva algum tempo para ocorrer. Na última edição do exame, a 31ª, realizada em 2020, por exemplo, a média estadual de aprovação foi de 17,22%. No mesmo ano iniciou uma pós-graduação Compliance e Integridade Corporativa.

“Passei na prova da ordem quando eu ainda estava na nona fase, foi uma das maiores conquistas que vivenciei”.

Foco nos objetivos

Após, em 2019, decidiu abrir mão dos vínculos empregatícios após ser aprovada para um mestrado em Direito, outra grande conquista destacada pela egressa. Assim, mudou-se para Florianópolis e mergulhou de cabeça em uma intensa rotina de aulas, estágio, redação de artigos, participação em congressos e pesquisas. Teve vivências para além das fronteiras, na Universidade de Florença, na Itália; no Instituto Hans Kelsen, na Áustria; e na Alemanha. Além disso, fez um intercâmbio virtual, na Universidade Hradec Královè, na República Tcheca. “O horário das aulas era conforme o fuso horário de lá. Tinha dias que a aula era às 4 horas da madrugada”, relembra. Além disso, em 2020 decidiu fazer mais uma especialização, desta vez, em Direito Ambiental. As experiências contribuíram para deixar ainda mais afiados os idiomas nos quais é fluente: alemão, italiano, espanhol, inglês e português.

“Minha avó me influenciou muito. Só tinha o ensino fundamental, por conta dos costumes da época, mas era uma mulher à frente do seu tempo. Gostava de ler e sempre me incentivou a estudar, crescer e aprender outros idiomas. Foi ela que pagou todo o meu curso de inglês, que comecei aos sete anos, além do espanhol e do alemão”.

Novos desafios

Em 2021, a advogada decidiu fixar residência novamente em Joinville. Após isso, foi selecionada para atuar como advogada na Harger, Sandes & Rossi, justamente na área em que decidiu se especializar. Assim, retornou para a Católica SC em um novo papel, o de docente. “Sempre quis ser professora. Gosto de promover a união entre prática e teoria. Ao compartilhar casos do meu dia a dia fica mais fácil para os alunos entender a aplicação da legislação. E o interessante é que a Católica SC incentiva também o desenvolvimento de pesquisas, o que é extremamente importante para aprovação em mestrado, por exemplo. Agora, pretendo contribuir para que essa área cresça ainda mais”, planeja. Por fim, para coroar a concretização do novo momento profissional, Júlia conquistou o título de mestre.

Júlia Scholz Karl - Egressa do curso de Direito
Júlia Scholz Karl – Egressa do curso de Direito

Os conselhos de Júlia para quem está no início da jornada

• “Faça estágio em diversas áreas para descobrir o que você gosta. Escolha uma e seja muito bom nela, se especialize. Procure ser diferente e se destacar.”

• “Devemos sempre buscar melhorar. Em um país como o nosso, onde ocorrem tantas mudanças na legislação, é inviável estacionarmos no conhecimento que já temos.”

• “Evite judicializar tudo. Muitas questões podem ser resolvidas na esfera administrativa. Busque alternativas. Advogado não é só aquele que deve entrar com um processo.”

• “Busque experiências internacionais, pois ampliam horizontes. É muito interessante ter a vivência em outros sistemas até por uma questão de perceber o que pode ser melhorado no Brasil.”

A formação

A Católica SC proporciona uma sólida formação geral, humanística e axiológica para possibilitar o desenvolvimento da postura reflexiva e visão crítica, indispensável ao exercício do Direito. Desse modo, os renomados professores procuram trazer à sala de aula questões semelhantes às apresentadas nos exames OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sem perder o foco na excelência do ensino e nos conteúdos propostos no curso. As disciplinas de Prática Jurídica, desenvolvidas a partir da 6ª fase curricular, possibilitam o contato com as peças processuais, auxiliando no desempenho da 2ª fase do Exame de Ordem, que corresponde à confecção de peça processual.

Por fim, esses diferenciais resultam em bons desempenhos, como os índices de aprovação acima da média nacional nos exames da OAB. Além disso, o curso de Joinville tem conceito 5 no MEC e conta com o Selo de Qualidade da OAB, distinção que reconhece instituições de educação superior que apresentam elevado padrão no ensino do Direito.