Católica SC

A- A+ ?

Pesquisa (PROINPES)

Entende-se pesquisa como uma atividade científica organizada rigorosamente a partir de métodos teóricos e/ou experimentais, desenvolvida nos diversos campos do conhecimento. Seu principal objetivo é promover o bem-estar da sociedade.

A pesquisa científica é vinculada ao Programa de Incentivo à Pesquisa (PROINPES), responsável pelas atividades de iniciação científica.

Quem pode participar do PROINPES?

Acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de graduação da Católica SC. Os projetos podem envolver quantos acadêmicos forem necessários, porém são liberadas no máximo duas bolsas de pesquisa por projeto. É vedada a participação de acadêmicos cuja data prevista para a conclusão do curso seja anterior ao término das atividades do projeto de Iniciação Científica a que estejam vinculados.


Quem pode orientar projetos do PROINPES?

A preferência é por professores que tenham concluído mestrado. Todos os projetos devem ter um professor orientador vinculado ao corpo docente da instituição, e a participação de um professor coorientador é opcional. Cabe ao acadêmico contatar o professor que irá orientar o projeto.


O que é necessário para participar do PROINPES?

1. Ler o edital de inscrição de projetos de Iniciação Científica, que será disponibilizado no site da Católica SC quando as inscrições estiverem abertas.

2. Preencher o formulário de inscrição de projetos de Iniciação Científica, contando com o auxílio do professor orientador.

3. Entregar e protocolar a documentação completa (uma cópia impressa e uma digital do formulário preenchido e assinado, currículo Lattes de todos os participantes e histórico escolar do acadêmico) no Setor de Pesquisa, dentro dos prazos estipulados no edital.

  • O projeto de iniciação científica é avaliado pelo Comitê de Pesquisa Institucional, que emite o parecer final.
  • A lista dos projetos aprovados é publicada no site da Católica de Santa Catarina, nas datas previstas em edital.
  • Após a aprovação do projeto, todos os envolvidos devem comparecer à reunião do PROINPES para receber as informações específicas sobre o programa, assinar o Termo de Contrato e dar início à Pesquisa.

Quais são os compromissos dos acadêmicos bolsistas de projetos de iniciação científica?

  • Execução do projeto.
  • Elaboração do Relatório Final de Pesquisa, Artigo Científico, Resumo e CD contendo todos os arquivos acima citados. A produção deverá estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT, e o material deve ser entregue ao Setor de Pesquisa.
  • Apresentação oral ou comunicação intermediária do relatório parcial da pesquisa na metade da vigência do projeto, contados a partir da assinatura do contrato.
  • Apresentação oral da pesquisa no Congresso de Iniciação Científica da Católica SC, e em outros eventos científico-culturais que a instituição recomende.

Quais são os compromissos do professor orientador de projetos de iniciação científica?

  • Orientar a elaboração do projeto de pesquisa para que reflita qualidade, relevância e viabilidade técnico-financeira.
  • Assessorar os acadêmicos nas diferentes fases do trabalho científico, incluindo a elaboração de relatórios e material para apresentação dos resultados em congressos e seminários.
  • QUAIS OS COMPROMISSOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO?
  • Garantir o cumprimento do que estabelece o edital vigente da Pró-reitora Acadêmica da Católica de Santa Catarina, que trata da natureza dos projetos de Iniciação Científica e de seu fomento.

Qual é a dedicação média de um estudante ao programa?

O acadêmico deverá dispor de 10 a 20 horas semanais para os trabalhos de Iniciação Científica.


O que ocorre se um projeto de iniciação científica não for concluído?

O não cumprimento das atividades de pesquisa previstas em projeto aprovado pelo Comitê de Pesquisa implicará na devolução, por parte dos acadêmicos e do professor orientador do projeto, dos valores de custeio de materiais e equipamentos, das bolsas concedidas a cada acadêmico e das horas pagas ao orientador.

Contatos

Revista Novos Saberes

Revista do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, dedicada à disseminação da produção científica, compreendendo a Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e demais contribuições.

Iniciação Científica (PROINPES)

A Iniciação Científica é promovida pelo PROINPES desde 1996. Ela permite a inserção dos acadêmicos na pesquisa científica e tecnológica. A iniciação científica deve estar relacionada com os projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa institucional.

Procedimentos

As atividades de Iniciação Científica compreendem:

I – Elaboração de projetos de Iniciação Científica, seu desenvolvimento, acompanhamento e avaliação.

II – Pesquisa de Iniciação Científica.

III – Orientação da Pesquisa de Iniciação Científica.

IV – Divulgação das Pesquisas de Iniciação Científica que atendam aos critérios de avaliação do PROINPES.

Vantagens

  • Através da Iniciação Científica o acadêmico desenvolve habilidades na área de pesquisa e compreende cada etapa do desenvolvimento de um trabalho científico, podendo utilizar este conhecimento em outras atividades durante sua formação.
  • A Iniciação Científica possibilita a inserção do acadêmico em programas de Pós-Graduação e estimula a formação de novos cientistas e pesquisadores.
  • O acadêmico que desenvolve projetos de Iniciação Científica enriquece seu currículo, sendo mais valorizado na área acadêmica e no mercado de trabalho.

Anais dos Congressos de Iniciação Científica

A Católica de Santa Catarina promove anualmente o Congresso de Iniciação Científica, com o objetivo de incentivar a formação dos iniciantes em pesquisa. O evento proporciona aos bolsistas de Iniciação Científica, acadêmicos e professores a oportunidade de expor e discutir os resultados de seus trabalhos em Iniciação Científica, Pesquisa Acadêmica e Extensão.

A promoção tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (FAPESC). O evento acontece desde 1996.