Com a prancheta em mãos, Vanessa Gonçalves caminha diariamente pelos corredores do hospital, enquanto intercala as visitas. Conversa com cada paciente com muita empatia, avaliando a alimentação, ouvindo preocupações e adaptando dietas conforme a necessidade. 

No consultório, a egressa da Católica SC analisa exames e registra dados, planeja e discute casos clínicos com outros profissionais, propondo estratégias para a recuperação dos pacientes. Com alegria e profissionalismo, ela trabalha para promover o bem-estar de cada indivíduo sob seus cuidados, satisfeita de suas atribuições como nutricionista hospitalar.

Aos 30 anos, Vanessa relata que sua vocação pela profissão de nutricionista surgiu cedo, ainda no ensino fundamental, quando descobriu o impacto que a alimentação poderia ter na saúde, tanto na prevenção quanto no tratamento de doenças. 

Desde então, nunca mais abandonou a ideia de seguir carreira na área. Ela, que é natural de Joinville–SC, iniciou a jornada rumo a este sonho no Centro Universitário Católica de Santa Catarina, como aluna da primeira turma do curso de Nutrição, em 2012. 

A prática transformadora

No entanto, foi no estágio em nutrição clínica, realizado no Hospital São José durante a graduação, que ela definiu o exato rumo que desejava seguir. “Ao ver o papel do nutricionista no ambiente hospitalar e perceber como eu poderia impactar e auxiliar diretamente as pessoas com meu conhecimento, tive aquela epifania: é isso que quero para minha vida” relembra.

Hoje suas escolhas estão consolidadas, mas ela lembra que a busca pela realização profissional teve os seus percalços. Vanessa fala com carinho de todo o esforço dedicado aos estudos, concluídos em 2015, e o quanto conciliar a rotina acadêmica com o trabalho foi desafiador na época, exigindo muito foco e organização para acompanhar as aulas e obter um bom desempenho. 

Entretanto, ela expressa orgulho pelo caminho percorrido e gratidão pela base sólida e imenso apoio que recebeu neste período. “Muitos professores estarão sempre em minha lembrança como incentivadores na busca por mais conhecimento, e que me fizeram nunca esquecer que, no fim, o que mais importa é poder ajudar da melhor forma possível a pessoa que estiver na minha frente” afirma.

Destaque e reconhecimento

Dedicar-se ao aprendizado com verdadeira paixão e curiosidade foi uma escolha que acelerou sua evolução pessoal e profissional, acredita Vanessa, que foi agraciada pelo curso com o título de “Honra ao Mérito” pelo melhor desempenho acadêmico da turma. 

Para os estudantes atuais da Católica SC que almejam se destacar, ela recomenda aproveitar ao máximo o período da graduação, desenvolvendo o amor pelos estudos e participando de atividades extracurriculares, ações sociais e tudo o mais que surgir. “Envolvam-se o máximo possível, para dar início à inserção no mundo profissional e descobrir suas preferências. Estejam sempre abertos às oportunidades que surgirem” aconselha.

Desde os primeiros semestres, Vanessa destaca ter sido uma grande inspiração o contato mantido com os professores, extremamente dedicados em compartilhar conhecimentos e em auxiliar a trajetória dos alunos. 

“A instituição Católica SC sempre ocupará um lugar especial em meu coração e, espero um dia, quem sabe, retornar e contribuir com meu conhecimento, assim como meus professores fizeram por mim” afirma. 

Ela ressalta que o aprendizado mais valioso não foi obtido apenas sobre conhecimentos técnicos, mas também sobre os conceitos de humanização que integram diariamente a vida do nutricionista.

Para ela, uma das contribuições mais significativas foi o constante lembrete sobre a importância da personalização e da educação continuada na prática profissional. 

“Na área da nutrição, é impossível ser um bom profissional sem se manter atualizado. Desde que me formei, sempre me mantive em contato com cursos e leituras científicas e, ainda assim, sei que terei que continuar fazendo isso para sempre, enquanto for nutricionista”.

Vanessa Gonçalves

Novas conquistas

Aliás, no último ano, Vanessa celebrou duas novas conquistas acadêmicas para o currículo: o título de especialista em Terapia Nutricional Parental e Enteral, concedido pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE), reafirmando sua dedicação e conhecimento na área hospitalar.  Além disso, dará início em breve a um Mestrado em Nutrição Humana e Metabolismo, na renomada Nova Medical School de Lisboa, em Portugal.