O Centro Universitário Católica de Santa Catarina comemora os resultados de destaque na edição 2022 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro deste ano, a Instituição obteve conceito 4 e 5 em 60% dos cursos avaliados. Destaque merecido para o curso de Logística – EaD, que atingiu a pontuação máxima (5), e também para Administração e Ciências Contábeis de Jaraguá do Sul e Joinville, Direito de Joinville, Gestão Comercial – EaD, Gestão Financeira – EaD e Gestão de Recursos Humanos – EaD, que brilharam com a nota 4 na tabela nacional.

Realizado periodicamente, o exame nacional avalia acadêmicos de diferentes cursos técnicos e de graduação para aferir a qualidade da educação superior no país. Dessa forma, a nota do Enade funciona como uma referência para os estudantes escolherem a instituição de ensino onde fazer sua formação. De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis de Joinville, Juliane Cândido, o marco no ENADE representa não apenas uma conquista local, mas um destaque em nível regional. “Essa é não apenas a melhor nota de uma Instituição de Joinville, mas de toda região de municípios do Nordeste de Santa Catarina. Estamos no topo, representando um ensino com excelência”, completou.

Já segundo os estudantes, a conquista serve como um diferencial em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. “A conquista de uma nota 4 no ENADE mostra que o curso e a Instituição têm qualidade e preparam bem os alunos. Isso é extremamente importante para todos os estudantes, pois as empresas podem avaliar a nota do ENADE como um dos critérios de seleção”, destacou a participante do ENADE 2002, Ana Carolina Almeida, egressa do curso de Ciências Contábeis.

Para a pró-reitora Acadêmica, Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, o reconhecimento apresentado pelas excelentes notas é a recompensa pela dedicação dos alunos, professores e da Instituição. Ele reforça que os resultados positivos são fruto de um esforço conjunto, visto que os participantes que realizaram a prova enfrentaram o desafio do período de pandemia, demonstrando comprometimento e performando 2,3 vezes melhor que a média nacional. “Resultados como estes são reflexos do cuidado com a qualidade da educação que oferecemos. Isso reforça nossa posição em oferecer cursos com qualidade técnica, científica e humana, visando o mercado e a empregabilidade. É um reconhecimento ao trabalho pedagógico que realizamos”, colocou.

O ENADE, aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004, avaliou mais de 598 mil acadêmicos em todo o país na edição de 2022. Cursos como Administração, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Serviço Social e Turismo foram avaliados, consolidando a importância desse exame na busca pela qualidade do ensino superior no Brasil.

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade do ensino e da educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição tem nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para entrada no mercado de trabalho. Com 50 anos de atuação, a Católica SC tem o olhar voltado ao futuro e à inovação, mas sem deixar de lado as próprias origens.