Você sabia que quase metade da Geração Z sofre de ansiedade? A pesquisa “Movimentos Geracionais” da HSR, estimou que 49% de jovens entre 19 e 25 anos sofrem com o transtorno. No mundo acadêmico, entre 15% a 29% dos estudantes universitários podem desenvolver esse problema durante a sua formação. Toda essa onda tem afetado muito a forma como vivemos, trabalhamos e realizamos nossos estudos. 

Estamos vivendo em uma era muito agitada, todos estão superconectados, as informações chegam tão rápido quanto saem do nosso alcance. Com a produtividade em alta, queremos dar conta de tudo: academia, estágio/trabalho, faculdade, relacionamentos, lazer, casa… A lista é grande. Mas com rotinas ligadas no 220v e que não param nunca, como realizar uma tarefa que exige que fiquemos parados? 

Começar a estudar pode ser muito difícil se você estiver nesse ritmo inquieto, por isso, nós montamos um guia para te ajudar a respirar fundo e controlar a ansiedade na hora de estudar

Antes, lembre-se de sempre ficar atento aos sinais desse transtorno: esquecimento, cansaço, insônia e esgotamento mental. Se você possui algum desses sintomas, não hesite em buscar ajuda psicológica. 

#1 Relaxa! Você vai dar conta. 

Às vezes bate aquele desespero quando lembramos de toda a matéria acumulada, né? Isso pode fazer com que tenhamos uma tendência a ficar ansiosos e procrastinar ainda mais o início dos nossos estudos. 

Quando isso acontecer, respire, tome um copo de água, dê uma pausa e tente se lembrar do seu valor e da sua capacidade. O Mindfulness também pode ser muito útil, essa é uma técnica para se concentrar no que acontece no presente, evitando tudo aquilo que atrapalhe a concentração e reduzindo ansiedade e estresse.

Leia mais: Mindfulness: como a técnica pode ajudar nos estudos?

#2 Limpa, limpa, limpa tudo. 

O local de estudo interfere MUITO na produtividade, por isso, é sempre bom manter um ambiente limpo e organizado. A Marie Kondo que o diga. 

Se você não souber por onde começar, tente limpar e organizar o seu local de estudo e os seus materiais. Garanto que quando ver tudo arrumadinho a vontade de estudar vai aparecer na hora! 

#3 Defina metas! 

Tirar 10 em uma prova? Passar na disciplina? Não pegar exame final? Concluir a graduação? Quais são os objetivos que você pretende alcançar com seus estudos? Ter um propósito ajuda muito na motivação! Quando definimos aonde queremos chegar, fica mais fácil visualizar o que temos que fazer no caminho até lá. 

Se os seus estudos são um requisito para alcançar determinado objetivo, priorize-os e assuma consigo mesmo o compromisso de fazê-los acontecer. 

#4 Seja organizado. 

Faça listas, use um planner, utilize aplicativos de tarefas ou escreva na parede! Mas anote tudo que é necessário estudar. Você pode priorizar conteúdos por data ou pelo que vai cair na prova antes, o importante é conseguir visualizar de forma ordenada o que você precisa fazer. Essa visualização vai te ajudar muito a começar e manter o ritmo dos estudos!

#5 Não pare pra checar o celular, hein?!

Ai se vocês soubessem como aquela paradinha nas tarefas para olhar as redes sociais é prejudicial… Quando ficamos rolando o feed, somos bombardeados de informações e de emoções, são tantas coisas uma atrás da outra que não temos nem tempo para processar o que sentimos. 

Ou você nunca riu vendo um reels engraçado e segundos depois ficou triste com um vídeo de um gatinho abandonado? 

As redes sociais fazem nosso cérebro liberar muitaaa dopamina, o hormônio do prazer, o qual é o motivo de querermos ficar o tempo todo checando elas. Como nos sentimos muito felizes e satisfeitos sem esforço nenhum, só vendo fotos e vídeos, quando temos que parar para estudar, nos sentimos entediados. 

A recompensa pelos estudos vem a longo prazo!

Diferente daquela olhadinha no Instagram, que libera dopamina instantaneamente 👀

A atenção constante que damos para os nossos smartphones, dificulta a concentração e o foco em tarefas como leitura e escrita. Na pausa para conferir as redes, demoramos para voltar ao raciocínio que estávamos tendo, por isso a melhor solução na hora de estudar é manter o celular longe ou no modo avião.

Na verdade, o ideal é que as pausas entre os estudos sejam produtivas e sem telas: brinque com seu animalzinho de estimação, prepare um lanche, olhe pro céu, converse com sua família… Atividades como essas vão te ajudar a descansar a mente de verdade sem tirar sua concentração. 

Mas claro que o celular não é só o inimigo dos estudos, ele pode, sim, ser um grande aliado. Há diversos sites e aplicativos que podem te ajudar a controlar seu tempo de uso. Se quiser, salve para ler mais aqui nesse blog da Católica SC.

Também existem alguns métodos de estudo que podem te ajudar a manter o foco na matéria:

  • Pomodoro
  • Mapa mental
  • Flashcards
  • Autoexplicação

#6 Lembre de praticar o autocuidado!

O nosso interior reflete nosso exterior, então quando não mantemos nosso corpo saudável, vai ser muito mais difícil manter a mente sã. Lembre-se: saúde em primeiro lugar! Durma bem, mantenha uma dieta balanceada, tenha hobbies, beba bastante água e pratique exercícios físicos regularmente. 

#7 Se persistirem os sintomas, busque ajuda. 

A ansiedade é um sentimento comum e inevitável, mas que quando passa a prejudicar não só nossos estudos, mas nosso cotidiano, é hora de buscar ajuda. Caso você sinta que está ansioso constantemente e tem sintomas físicos disso, procure um profissional. 

Aqui na Católica temos o SOU – Serviço de Orientação Universitária – que está sempre a disposição para te acompanhar e orientar nos estudos e na jornada acadêmica. Com uma equipe multidisciplinar, temos diversos profissionais capacitados a te auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e no cuidado com sua saúde mental. 

Gostou do tema? Confira nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdos como esse: Instagram, Facebook e Linkedin.