Você já tentou calcular quanto tempo por dia passa olhando para a tela do celular? A média dos brasileiros é de 5,4 horas, segundo pesquisa do App Annie Intelligence, divulgada em 2021. Se esse número já assusta, imagina saber que ele representa mais de 20% de todo o dia! 

Não é por acaso que tanta gente tenta diminuir a exposição às telas. Além das consequências físicas como dor de cabeça e dor nas costas, ela atrapalha a concentração em tarefas primordiais como trabalho e estudo.

Será que isso está fazendo mal de verdade?

O primeiro passo para combater o vício em celular é admitir que ele está fazendo mal. De um check se isso acontece frequentemente com você por conta do celular:

👉 Deixar de realizar tarefas importantes;
👉 Se atrasar para compromissos da rotina;
👉 Sentir desinteresse em coisas que antes você gostava;
👉 Ficar ansioso(a) sem o celular por perto ou quando fica sem bateria;
👉 Perder o foco do que está fazendo no trabalho ou enquanto estuda;
👉 Ficar perdido(a) em encontros sociais, com a família ou amigos, por exemplo. 

Às vezes, sem perceber, tudo isso se torna cada vez mais comum. Mas calma! Ainda dá tempo de reverter essa situação e o melhor é que existem ferramentas fáceis para te ajudar nesse processo. Quer descobrir? Venha ver:

Controlar seu tempo de uso durante a rotina pode ajudar a controlar o vício em celular. 

1. Bem-estar digital

A versão mais recente do Android já vem com uma ferramenta própria para acompanhar como é feito o uso do smartphone. É só procurar por “Bem-estar digital” nas configurações que você consegue ver um painel com os registros do uso. Além disso, dá para adicionar um temporizador para limitar o tempo nos aplicativos e definir um período de descanso sem notificações para habilitar antes de dormir, por exemplo.
Google Play

2. Tempo de uso  

Assim como o Android, o sistema do iOS, a partir de sua 12ª versão, disponibiliza uma ferramenta semelhante em que é possível conferir dados sobre a utilização do celular: tempo de uso, principais aplicativos usados, quantidade de notificações, entre outros.
Como usar no iOS

3. Forrest 

Esse aplicativo talvez seja a forma mais divertida que você encontre para se concentrar no que realmente importa! Quando precisar se afastar do celular, abra o app para “plantar” uma árvore virtual que cresce à medida que o período de inatividade aumenta. No entanto, se a tela é tocada, o processo é interrompido. Ele está disponível gratuitamente para Android e iOS.
Apple Store | Google Play

4. Moment

Quer ter mais controle sobre seu tempo de celular para poder reduzi-lo? Você pode testar o Moment. No aplicativo, você tem acesso a um relatório da sua atividade, formas de reduzir o tempo gasto no celular e além disso, também pode criar suas próprias metas.    
Apple Store 

5. Flipd

O Flipd é uma solução rápida e eficaz para cortar de vez o uso do celular. Isso porque sua função é deixar tudo off-line pelo tempo que for programado. A única coisa que aparece na tela é um temporizador com a contagem regressiva do tempo que falta para voltar a atividade.  
Apple Store | Google Play

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