A preservação da saúde não só garante o bem-estar do corpo e amplia a nossa longevidade, como também permite com que a vida seja mais proveitosa. E vamos combinar, todo mundo tá precisando disso, né? 

Inclusive, neste cenário em que estamos vivendo, repleto de novidades e desafios, manter uma rotina mais saudável é um cuidado ainda mais essencial. Então, a palavra de ordem aqui é: nada de deixar pra amanhã o que você pode começar hoje. 😉

Eu sei que a correria do dia a dia pode ser bem estressante e, por isso, às vezes você acaba deixando a sua saúde de lado. Mas você já sabe que isso não é nenhum pouco benéfico, não é mesmo?

Por isso, hoje separei 5 dicas para te ajudar a manter uma rotina mais saudável e provar que essa, definitivamente, não é uma missão impossível. Vem comigo:

Aposte nos exercícios 

Não é novidade pra ninguém que os exercícios físicos contribuem (e muito) com a saúde do corpo e da mente. Mas nem sempre é fácil conciliar a rotina com a prática de atividades físicas, eu sei, eu sei… 

Porém, como pra tudo na vida existe uma solução, também existem algumas atividades super simples que você pode realizar em casa e fazer disso um hábito. Olha só:

Em vez de pegar o elevador, que tal ir pelas escadas? 
Na hora de sair, que tal ir a pé ou de bike?
Durante o seu dia, tire alguns minutos para se alongar e evite movimentos muito repetitivos. 
Você tem pet? Aproveite para passear com ele e dar aquela esticada no esqueleto!

Você também pode gostar: Que tal criar metas positivas para 2021?

Tenha ótimas noites de sono

Enquanto você dorme, seu corpo se recupera do dia que passou e te prepara para o dia seguinte. Por isso, dormir pouco ou dormir mal é muito prejudicial à saúde. Com o tempo, as noites mal dormidas podem se transformar em tensão e desenvolver consequências negativas, como problemas de memórias e o aumento do risco de diversas doenças. 

Na hora de deitar, foque em se desligar totalmente do mundo exterior. Aqui vão algumas dicas valiosas: adote horários regulares de sono, evite ficar no celular e não deixe de criar hábitos saudáveis, como optar por alimentos mais leves nas refeições ao final do dia.

Mantenha uma alimentação equilibrada

A alimentação é outro fator muito importante e que possui uma grande influência na sua saúde. Aliás, uma rotina muito agitada pode influenciar bastante na criação de maus hábitos alimentares. 

Esses hábitos podem ser totalmente prejudiciais e se a alimentação não for completa, seu corpo não receberá a quantidade de nutrientes necessários para o amplo funcionamento, dando abertura para o surgimento de sérios problemas.

Por isso, lembre-se: seu corpo também precisa de nutrientes e de energia para continuar funcionando. Tome um bom café da manhã, não fique sem comer por longos períodos, opte por alimentos naturais e frescos, não pule refeições e, assim, garanta o bom-humor, energia e mais qualidade de vida.

Cultive laços positivos 

Manter bons relacionamentos com amigos e familiares também é algo super importante para a saúde. Afinal, ter pessoas ao seu redor que contribuem com as suas conquistas, transmitem aquela energia boa e te dão suporte quando necessário é algo que faz toda a diferença no bem-estar e na manutenção de uma rotina saudável.

Procure passar mais tempo com essas pessoas que te fazem bem, mesmo que de longe. Inclusive, as reuniões on-line estão aí pra isso! 😉 Mas não deixe de manter contato com as pessoas que gostam de você, combinado?

E o mais importante para uma vida mais saudável: tire um tempo para você! 

Após uma rotina repleta de tarefas ao longo do dia, faça algo que te conforte. Leia um livro, assista a série que você mais gosta, escute suas músicas preferidas, prepare uma skincare ou escolha um hobby que vai te divertir e proporcionar um tempinho especialmente agradável. Fazer coisas que te deixam feliz é essencial para o seu corpo. 

Também vale tentar entender melhor e controlar os pensamentos que causam ansiedade ou estresse, criando uma rotina mais saudável que não sobrecarregue as suas atividades e te mantenha longe disso. Você precisa estar bem, antes de tudo. E se precisar de alguma ajuda, não hesite em pedir, tá ok? ❤️

Confira o texto sobre a importância de cuidar da saúde escrito pelo nosso Reitor: Cuidar da saúde é uma missão diária de todos.

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram ou LinkedIn

Até a próxima!

Fontes: Saúde Brasil, Unidos pela Vida, Pipo Saúde