Já pensou em investir seu tempo em um estilo de vida que te ajuda a alcançar um aprendizado contínuo durante toda sua jornada? Hoje nós te contamos por que você deveria investir no Lifelong Learning.

Mas antes, conheça o ✨Lifelong Learning ✨

Ou melhor, a ideia de que a educação é uma jornada que não tem um destino final. 

A “aprendizagem ao longo da vida”, em tradução livre, é o compromisso contínuo de adquirir conhecimento, habilidades e competências ao longo de toda a vida, independentemente da idade, do estágio da carreira ou da situação pessoal. 

Ele vai além de frequentar a escola ou universidade para garantir seu aprendizado, é sobre buscar constantemente novas formas de aprender e se desenvolver. 

Aquela história de se tornar melhor a cada dia, sabe?

Tá, mas por que continuar aprendendo ao longo da vida? 

Ok, ok, a gente sabe que fazer uma graduação ou pós já exige muito esforço, então por que continuar estudando mesmo depois de formado? Elencamos alguns bons motivos para ajudar.

Adaptação às mudanças 

A realidade que vivemos atualmente é superconectada e as mudanças acontecem de forma muito rápida. 

Seja na tecnologia, na economia ou na ciência, quem está disposto a aprender continuamente vai conseguir se adaptar melhor a essas mudanças e pode garantir uma permanência no mercado de trabalho.

Desenvolvimento profissional

Continuar estudando e se atualizando com as novas tendências e informações é uma maneira eficaz de avançar em sua carreira. 

Afinal, novas habilidades e conhecimentos podem abrir portas para oportunidades de emprego melhores. 

Realização pessoal

Para além do trabalho, o aprendizado contínuo influencia diretamente no seu desenvolvimento pessoal. E você pode fazer isso aprendendo um novo idioma, praticando hobbies ou explorando seus interesses.

Esse tipo de conhecimento traz uma conexão consigo mesmo e com as coisas que gosta, totalmente plena de sentido, gerando, assim, realização pessoal. 

Longevidade e saúde mental 

Além de todos esses benefícios, o Lifelong Learning mantém a mente ativa, garantindo a sua saúde mental e prevenindo o declínio cognitivo à medida que envelhecemos. 

E como posso praticar o Lifelong Learning

  • Faça cursos on-line;
  • Fique ligado nas tendências e novidades; 
  • Consuma conteúdos que te acrescentem; 
  • Controle os seus hábitos; 
  • Esteja aberto a novas experiências;

E o principal: esteja disposto a aprender. A aprendizagem ao longo da vida tem 4 pilares fundamentais: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser e aprender a conviver.

Então, descubra qual o método de estudo ideal para você e comece a se aprofundar nas coisas que têm interesse e em conteúdos relacionados à sua área profissional.

Até porque, segundo o relatório Future of Jobs, do Fórum Econômico Mundial, até 2025, 94% dos líderes empresariais esperam que seus colaboradores desenvolvam novas competências no ambiente de trabalho.

E vamos combinar que o lifelong learning é uma super habilidade do futuro, né?

Por enquanto, podemos seguir o conselho do grande pensador ET Bilu: “Apenas… busquem conhecimento” 

Pois ao abraçar essa mentalidade de aprendizagem ao longo da vida, você está investindo em si mesmo, em seu futuro e no seu desenvolvimento pessoal. 

O professor Netto falou um pouco sobre o assunto, que você pode assistir aqui. Aproveite para conhecer melhor todos os cursos disponíveis no Experts da Católica SC, e garantir novas habilidades.

Gostou desse conteúdo? Você também pode gostar de:

Mindfulness: como a técnica pode ajudar nos estudos?

Como ser um bom estudante na faculdade?

Quero começar uma faculdade, e agora?

Nos acompanhe nas redes sociais para mais: Instagram, LinkedIn e Facebook.

Até a próxima! 😉