Tomar uma decisão do tipo “quero começar uma faculdade” pode ser simples, mas dar início a esse projeto pode se tornar um problema quando não sabemos como dar o primeiro passo. 

A vontade de adquirir conhecimento, estudar algo que gosta e expandir os horizontes para novas oportunidades acadêmicas e profissionais é desafiadora quando se tem tantas opções de cursos, instituições e modalidades de ensino. 

Por isso, se você decidiu que quer iniciar um curso de graduação, mas tem um turbilhão de dúvidas e não sabe como começar, nós vamos te ajudar 🙂

Qual curso escolher? 

Algumas pessoas já sabem o que querem fazer quando crescerem desde crianças, outras só descobrem após terem cursado 1 ou 2 graduações. Não ter certeza não é o fim do mundo, tá?

Existem vários meios de sanar suas dúvidas e de te ajudar com a sua decisão de curso: 

  • Vá a feiras de profissões para saber o que fazem os universitários;
  • Busque um orientador para te ajudar a perceber suas aptidões e talentos;
  • Converse com profissionais das suas áreas de interesse e pergunte sobre suas rotinas de trabalho; 
  • Fique atento às atividades que gosta e não tenha medo de errar; 

Um teste vocacional também pode facilitar sua decisão, experimente a nossa consultoria de carreira

Diferente do que muitos pensam, escolher um curso é um processo contínuo de aprendizagem e de autoconhecimento. O percurso também faz parte do caminho e o que mais importa é você ter perseverança para encontrar a opção que mais se alinhe com seus interesses. 

E se você perceber que escolheu errado, no 1o ou no 8o período, não se preocupe. Sempre há tempo para começar de novo. 

Será que estou no momento certo para iniciar uma graduação?

Primeiro, considere suas metas e suas motivações, questione os motivos que te levaram a desejar dar início a uma jornada acadêmica e reflita sobre suas condições financeiras e disponibilidade de tempo. Afinal, a faculdade exige um investimento de tempo e de money.

É sempre possível tentar bolsas de estudo. O UNIEDU garante bolsas universitárias de até 100% em Santa Catarina. Aqui na Católica, também temos opções de financiamento com o Pravaler e o Credies. Além disso, com a nota do ENEM e com o seu Histórico Escolar, você pode conseguir descontos de até 30% na mensalidade! 

Também é importante avaliar os seus objetivos a longo prazo: onde você pretende estar daqui a alguns anos e como uma graduação pode te ajudar a chegar lá? 

A faculdade é com certeza uma decisão pela qual vale o investimento, já que conhecimento nunca é demais, e sempre há tempo para nos dedicarmos às coisas que apreciamos. Ainda mais quando se trata de dar início a uma carreira. 

Mas, lembre-se de que não existe momento “certo” para começar uma graduação, cada pessoa tem a sua própria realidade e trajetória, e as nossas escolhas precisam ser feitas de acordo com elas. 

Para qual instituição devo ir?

Essa é uma decisão crucial que depende de vários fatores e é sempre interessante avaliar bem as universidades do seu interesse. Quando for escolher, tente observar:

  • Os programas de estudo que a universidade oferece; 
  • Os recursos e a infraestrutura dos campi; 
  • Custos, bolsas de estudo e de mobilidade acadêmica;
  • Suporte estudantil: psicólogos, orientadores…;
  • Qualidade de ensino e oportunidades de networking;
  • Qualificação dos professores;

Aqui na Católica SC nós cumprimos todos esses requisitos, viu? Além de salas e laboratórios com uma super estrutura, também temos: um grande acervo bibliotecário, físico e digital; programas de intercâmbio e de internacionalização; projetos interdisciplinares que possibilitam proximidade com as realidades das ocupações do curso; muito mais! 

Quer saber mais sobre nós? Confira nossos diferenciais!

Agora é hora de montar um plano de ação e correr atrás dos seus sonhos. No nosso blog tem muitas outras informações que podem continuar te ajudando e nas nossas redes sociais também: @catolicasc. 🙂