Escolhi o curso de graduação errado: e agora?

No último ano do ensino médio partimos para a fase do vestibular e esse é um dos principais momentos da jornada de cada estudante. É a hora de tomar uma decisão importante: a escolha da profissão. Mas… E se você perceber que escolheu o curso de graduação errado?

Seja por impulso, pressão familiar, ou até mesmo medo do futuro, algumas pessoas acabam escolhendo o curso sem considerar os detalhes da profissão. E, após vivenciar mais de perto o dia a dia da área escolhida, acaba rolando aquele arrependimento.

Mas como saber que escolhi o curso de graduação errado?

Escolhi o curso de graduação errado: e agora?

Existem alguns sinais que podem indicar que você pode ter escolhido o curso de graduação errado, confira alguns deles:

Falta de interesse pelas matérias

A falta de motivação e vontade de frequentar as aulas são alguns motivos para você ficar em alerta. É comum o estudante não gostar de algumas disciplinas da grade curricular. Porém, a ausência de interesse pela maioria ou por todas as matérias pode ser um sinal de que as coisas não eram como você esperava.

E quando não há interesse pela maioria das disciplinas, a desmotivação começa a ser frequente, gerando baixo desempenho, notas ruins e até mesmo prejuízo financeiro – no caso de uma faculdade particular. Desta forma, preste atenção aos sinais!

Não ter vontade de exercer a profissão

Você não se vê atuando em nenhuma área da profissão escolhida? Mais um sinal de alerta! As profissões possuem diversos campos de atuação, com a oportunidade de se tornar um profissional versátil ou se especializar em uma área específica. Caso você não tenha se interessado por nenhuma das áreas possíveis da sua profissão, é preciso repensar a sua escolha.

Não sabe ao certo o motivo de ter escolhido o curso

Durante as conversas com os seus amigos ou com a família, você não sabe a resposta daquela famosa pergunta: o que te fez escolher esse curso?

Se você tem consciência do que te motivou a realizar essa escolha, isso pode significar que você está seguindo o caminho certo. Apesar disso, a falta de argumentos sobre a sua escolha pode demonstrar que você está inseguro ou insatisfeito com a sua decisão. Ou seja, mais um sinal de alerta!

Repense algumas questões

Escolhi o curso de graduação errado: e agora?

Antes de cancelar a sua matrícula ou trocar de curso, é importante refletir sobre algumas questões:

  • Procure investigar os motivos pelos quais você acredita que possa ter escolhido o curso de graduação errado.

  • Busque conversar com pessoas da sua confiança. Se possível, procure um apoio psicológico e/ou profissional para te auxiliar nessa transição.

  • Pesquise e descubra atividades que você gosta e tem mais afinidade, converse com profissionais das áreas que você se interessa e aproveite para tirar todas as suas dúvidas.

  • Fale com os seus veteranos, eles podem ter passado pela mesma dúvida que você. Lembre-se sempre de filtrar bem as opiniões e não considerar apenas as desmotivacionais ou as que são definidas pelas experiências pessoais de cada um, ok?

  • Faça uma lista com os motivos que te levaram a escolher o curso. Pontue também tudo aquilo que você acabou não gostando tanto. Deste modo, será possível analisar os prós e contras da sua decisão.

  • Se você ainda não vivenciou alguma experiência prática em estágios ou atividades extracurriculares na área, essa é uma alternativa super interessante! Desta forma, você consegue conhecer melhor o dia a dia da profissão.

  • Não faça esta transição de maneira precipitada, impulsiva ou em um momento de crise. É essencial conhecer os detalhes da graduação e também da profissão escolhida, para se preparar com mais consciência e tranquilidade para os próximos passos.

Se após avaliar todos esses aspectos, você ainda sentir que está no curso de graduação errado, mantenha a calma. Essa é uma situação bastante comum, em que muitos jovens acabam percebendo que o curso escolhido não era exatamente aquilo que eles imaginavam.

Recomeçar pode abrir muitas oportunidades e você se sentirá mais animado e confiante. Nunca é tarde para começar uma graduação e não há tempo ou data certa para recalcular a rota, ok? 🙂

Lembre-se: é sempre uma escolha sua!

Durante os momentos de indecisão ou dificuldades, você vai ouvir diversos conselhos de pessoas próximas. Porém, não se esqueça que essa é uma escolha sua. Desta forma, confie em si mesmo e tome a decisão que esteja alinhada e em sintonia com os seus objetivos de vida.

Se você ainda tiver alguma dúvida e quer descobrir as áreas que tem mais aptidão, a Consultoria de Carreiras da Católica SC pode ser uma super aliada! Além disso, a nossa equipe da Central de Carreiras está pronta para te auxiliar. Lá você também pode tirar as suas dúvidas e consultar as vagas de estágios e empregos que estão disponíveis na região.

O Serviço de Orientação Universitária (SOU) é mais um serviço de apoio da IES. Oferece atendimentos exclusivos a cada estudante, ações educativas voltadas diretamente à formação humanística e todo o suporte para a sua adaptação no ensino superior.

Já decidi meu curso, agora posso fazer a transferência?

Se você já for aluno Católica SC, você pode solicitar a transferência interna desde que haja vaga na graduação de interesse. Essa transferência está disponível no Portal do Aluno em períodos especificados no Calendário Acadêmico. Ao entrar no Portal do Aluno, é só clicar em “Menu Secretaria” e depois em “Documentos e Serviços”.

Ao solicitar a transferência, o seu pedido será verificado pela coordenação do curso. Após isso, com a solicitação aprovada, uma análise de aproveitamento de disciplinas será realizada e você poderá ir até a Central de Atendimento do Câmpus para fazer a matrícula no curso desejado. Bem fácil, né?

Mas se você estuda em outra Instituição e deseja fazer a transferência para a Católica SC, o processo também é bem simples: basta fazer a sua inscrição gratuita no nosso site, seja para a modalidade Presencial ou EaD. Após isso, é feita a análise da sua solicitação e você tem o retorno em até 5 dias úteis depois do recebimento do histórico e ementas do curso.

E o melhor: você ainda garante 30% de bolsa no 1º Semestre do seu curso. Demais, né? 😄

Espero ter ajudado de alguma forma! A gente se encontra no próximo post aqui no blog ou em nosso Facebook e Instagram. ❤️

Até a próxima!

Fontes: Vai de Bolsa, Guia do Estudante, Valor, Mundo Vestibular