Todo estudante faz a mesma coisa no início do semestre, ele vê a grade, arruma os materiais e fala: “nesse semestre eu vou estudar muito!”. Mas a gente sabe que esse plano nem sempre se cumpre, né? A motivação do início do período não dura até o fim dele. Então, como ser um bom estudante na faculdade?

Mais do que motivação para estudar, a faculdade exige que tenhamos disciplina para cumprir com os nossos compromissos. Mesmo que pareça complicado, quer saber como deixar esse processo mais fácil? 

#1 Leve um caderno 

Escrever num caderno, tal como faziam os Maias? 

Levar um caderno para a aula, abri-lo, e fazer anotações, por mais óbvio e arcaico que pareça ser, é um dos métodos mais eficazes na construção de conhecimento e na estruturação visual da memória. 

Enquanto tentamos acompanhar o ritmo do professor e todas as informações passadas, nosso cérebro presta atenção no que está sendo dito e filtra esse conteúdo rapidamente, selecionando apenas o que acha importante. 

Fazer anotações durante  a aula exercita a capacidade de sintetizar novas informações e transcrevê-las do nosso jeitinho. 

Por isso, mais do que apenas copiar o quadro, o ideal é que você escreva as informações da sua forma e com as suas considerações e pensamentos, para que, na hora de estudar, você se lembre de tudo que estava pensando, compreendendo e sendo dito durante a aula. 

E não se preocupe com letterings e caligrafia bonita, anote tudo o que for necessário e aproveite para passar a limpo em seguida. Assim, você faz a sua aula render e ainda revisa o conteúdo depois. 🙂

#2 Assista a aula

Ai, que óbvio

É óbvio, mesmo, mas quem nunca foi pra aula e ficou mexendo no celular, conversando, ou até viajando na maionese? 

Assista a aula de verdade, faça anotações, preste atenção no que está sendo dito e tire suas dúvidas. Até porque, se você aproveitar o momento da aula, você não vai precisar aprender todo o conteúdo um dia antes da prova. 

#3 Revise o conteúdo

Mas por quê?

Assistir a aula é muito importante, mas revisar os conteúdos estudados é tão importante quanto.

Fazer uma boa revisão garante uma memorização mais eficiente do que já foi estudado, e permite uma compreensão mais profunda e abrangente do tema. 

E também, revisando a matéria você consegue identificar suas dificuldades e focar no melhor jeito de superá-las. 

Mas como ter certeza que tudo isso vai permanecer na mente e poderá ser aplicado no futuro? Para isso, a melhor saída é entender como nosso cérebro funciona! Leia mais: Aprendizados e o nosso cérebro: entenda como fixar os conteúdos aprendidos

#4 Estude com seus colegas

Estuda y fofoca.

A combinação estudos + amigos pode ser uma maneira muito inteligente e divertida de consolidar o aprendizado. 

Segundo a Pirâmide de William Glasser, nossa capacidade de aprendizado é de 95% quando ensinamos.

Então, entre uma atualização de notícias da vida alheia e outra, vocês podem se propor a explicar o assunto que estão estudando uns para os outros, além de compartilharem seus materiais e resolverem questões juntos.

#5 Durma bem 

E agora estudante dorme? 

Parece ser uma tarefa impossível conciliar o sono com a faculdade, mas seguindo as dicas anteriores, fica um pouco mais fácil, pode apostar! 

Dormir bem é muito importante porque recarregamos as energias, mas mais do que isso, é durante o sono que nosso cérebro processa as informações e aprendizados recebidos no dia e consolida a memória curta em memória longa.

Além disso, ter boas noites de sono preserva a saúde física e mental, evitando doenças como a ansiedade e a depressão. Descubra mais sobre isso: Como controlar a ansiedade na hora dos estudos 

Não deixar para estudar um dia antes da prova ou terminar o trabalho 2h antes da entrega, ajuda muito você, estudante, a dormir melhor.

Então, com organização e disciplina ao longo do semestre, você consegue deixar os estudos e o sono em dia. 

Curtiu esse conteúdo? Nas nossas redes sociais tem muito mais: Instagram, Facebook e Linkedin.

Até a próxima! 😉