Chegou o momento de escolher a sua graduação, mas você ainda não decidiu se prefere a Graduação EaD ou a Presencial? Calma, vou te ajudar nessa!

São várias as dúvidas que podem surgir durante esse processo, afinal, não é uma decisão tão simples assim. Vale pontuar que, mesmo com a popularização do ensino a distância nos últimos anos, não dá para dizer que o presencial está sendo substituído. O que acontece é que agora, felizmente, existem mais oportunidades de escolha.

Então, que tal conhecer mais sobre as duas modalidades? Confira a seguir!

Diferenças entre a Graduação EaD e a Presencial 

Existem pessoas que preferem a experiência de estudar no câmpus, já outras preferem estudar em casa e escolher o melhor horário para focar nas matérias. Com qual você mais se identifica? 

Olha só as características de cada uma das modalidades:

Modalidades da Graduação: Presencial e EaD 

Na Graduação Presencial, as aulas são realizadas na instituição com dias e horários já definidos. Já no EaD, a grade de aulas é mais flexível, considerando que as gravações e atividades ficam disponíveis em uma plataforma on-line e você pode escolher o melhor horário para acompanhá-las. Mas atenção: para se adaptar bem ao ensino remoto é essencial trabalhar algumas características, como disciplina, concentração, responsabilidade e muita organização

Graduação presencial “flex”

Durante a pandemia, as aulas dos cursos presenciais tiveram uma pausa para evitar aglomerações e reduzir a transmissão do coronavírus. A partir dessa mudança, as aulas on-line se tornaram presentes em grande parte das instituições. Na Católica SC, as aulas dos cursos de graduação presenciais se tornaram “flex”. Mas você sabe como funciona? 

Nos cursos de graduação presencial, o estudante é quem escolhe se quer participar das aulas de forma presencial, no câmpus, ou de forma on-line (ao vivo). Nas aulas on-line é necessário entrar na sala de aula virtual no dia e no horário definidos (assim como no presencial), a aula é transmitida ao vivo e o plano de ensino é o mesmo das aulas presenciais. Ah, nessa modalidade a frequência também é obrigatória! E ressalto, a aula on-line da graduação presencial não é a mesma coisa que a graduação da modalidade EaD, ok?

Principais diferenças

Além das características citadas acima, há também uma série de diferenças entre as modalidades de ensino. Veja a seguir:

Estilo de aula 

Essa é uma das principais diferenças entre as graduações: no EaD quem escolhe o horário para estudar é você, já no presencial ou no on-line (ao vivo) você deve seguir os horários estabelecidos pela própria instituição de ensino.

Custos

No EaD a infraestrutura utilizada é mais compacta que a do presencial, por isso, as mensalidades costumam ser mais acessíveis. No entanto, existem várias formas de bolsas e financiamentos estudantis que atendem às mais variadas necessidades. É importante pesquisar bem, para escolher aquilo que faz mais sentido para você, ok? 

Avaliação

Ainda que de formas diferentes, as duas modalidades de graduação possuem métodos avaliativos. Ou seja, não tem como escapar das provas e trabalhos, hein? 

Diploma 

Uma das principais dúvidas que surgem quando se fala em Graduação EaD é se há alguma diferença entre o diploma da Graduação Presencial. A resposta é: não! O diploma do EaD e do Presencial são exatamente iguais. ?

Como escolher entre as opções? 

Agora que você já está por dentro das principais diferenças entre o presencial e o EaD, vou te ajudar a analisar o que deve ser considerado na hora de tomar essa decisão. 

Disponibilidade para estudar 

Considerando a sua disponibilidade de horários, um dos principais desafios do EaD é o planejamento para manter o estudo durante o dia a dia. Analise bem a sua rotina e reflita se a opção escolhida se encaixa bem ao seu estilo de vida. 

Organização para estudar

A educação a distância exige mais autonomia e proatividade do estudante. Por isso, a Graduação EaD é mais indicada para aqueles que têm mais facilidade de aprender por conta própria e organizar a sua rotina de estudos. Se você não consegue focar e ter disciplina para estudar em casa, talvez o presencial seja a melhor opção. 

Você também pode gostar: 
Escolhi o curso errado e agora?

Conheça bem a instituição de ensino

Pesquise muuuito sobre a instituição que você vai escolher, confira o conceito dos cursos na avaliação do MEC, fale com profissionais, conheça os polos EaD e não deixe de conferir as avaliações do Centro Universitário escolhido. 

E aí, as coisas ficaram um pouco mais claras agora? Espero ter ajudado de alguma forma! A gente se encontra no próximo post aqui no blog ou no Facebook e Instagram. ❤️

Fonte: Mundo Vestibular, Guia do Estudante, Quero Bolsa.