Muita gente ainda tem dúvidas sobre as diferenças entre as aulas EaD e as aulas remotas, também conhecidas como aulas on-line. Por isso, preparamos um conteúdo especial explicando as diferenças entre as aulas da Educação a Distância (EaD) das aulas remotas dos cursos de graduação. Confira a seguir: 

Coronavírus: e agora, minhas aulas viraram “EaD”? 
Para diminuir a curva de contaminação do coronavírus, a Católica SC adequou rapidamente as aulas dos seus cursos presenciais para o formato remoto. Uma decisão autorizada pelo MEC em caráter excepcional, em função das orientações de distanciamento físico dos órgãos de saúde. 

A metodologia da aula on-line é diferente do EaD, pois permite maior interação, mesmo nesse período que exige o isolamento social.

Mas você sabia que muitas pessoas adaptaram seus planos de desenvolvimento pessoal e profissional, procurando por cursos EaD com o objetivo de garantir mais chances de empregabilidade no futuro?

Para você ter uma ideia, de acordo com dados divulgados pelo Google, já nas primeiras semanas de pandemia, a procura por cursos e MBAs em EaD cresceu 28% no país. É muita coisa!     

Então, vamos às dúvidas entre as formas de ensino:  

Qual a diferença entre a aula EaD e aula on-line (remota)?  

As aulas EaD são estruturadas, roteirizadas e podem ser gravadas para durarem mais tempo e serem vistas por mais turmas. Por exemplo, o estudante que ingressou no primeiro período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD, no primeiro semestre de 2020, poderá assistir a uma aula gravada, ter acesso aos seus materiais (textos, infográficos e vídeos). Esses materiais poderão ser acessados pelo aluno que ingressou, no mesmo curso, no primeiro período do segundo semestre de 2020. E assim sucessivamente. 

Por isso, o conteúdo é bem estruturado para ele não ficar desatualizado rapidamente. E, é claro, há atualizações constantes sobre o curso, as condições de mercado e os avanços das tecnologias, feitas a partir da elaboração de novos materiais podendo ser a gravação de novos vídeos, construção de novos textos ou infográficos e do update nos materiais de apoio, como os artigos que os professores(as) tutores(as) on-line incluem na grade da disciplina, através da plataforma do estudante.  

Sendo assim, o EaD usa como base a autoinstrução junto com o apoio pedagógico, com professores(as) tutores(as) on-line disponíveis para tirar as suas dúvidas. Já o formato das aulas on-line, ou remotas, acontece ao vivo com o professor(a) explicando, interagindo com você, respondendo as dúvidas… Exatamente como aconteceria no presencial e com o mesmo conteúdo.

A diferença de horários entre a aula EaD e aula remota

O horário é outra diferença entre as aulas remotas e as aulas EaD. Os estudantes da educação a distância têm mais flexibilidade de horário. Já as aulas on-line não são tão flexíveis assim. O aluno precisa de fato assistir a sua aula no horário marcado, porque é o momento em que o professor está ao vivo para passar todo o aprendizado e tirar as dúvidas da turma.  

A diferença de professor entre a aula EaD e a aula presencial 

A forma de trabalho dos professores na graduação EaD é diferente da presencial. A partir da estrutura da grade do curso e dos conteúdos das disciplinas, eles preparam as aulas, revisam, ajustam e as deixam mais ricas e redondinhas para realizar as gravações. Elas acontecem em sequência. Ou seja, a demanda para o professor é focada em um curto período de tempo e ele é acionado novamente quando for necessário fazer materiais de atualizações da disciplina, além de atender as dúvidas que o professores(as) tutores(as) on-line levantou dos alunos. 

Portanto, não é possível entrar em contato com o professor a qualquer momento. Entretanto, o professores(as) tutores(as) on-line responsável está sempre disponível para receber as questões dos estudantes e fazer a ponte com os professores de cada disciplina. 

Já os professores da graduação presencial estão sempre disponíveis para tirar as dúvidas dos alunos durante a semana toda, que pode ser por e-mail ou por outro contato on-line disponibilizado da disciplina, especialmente nesse momento de pandemia.

Reunimos as principais dúvidas sobre a diferença entre Educação a Distância e o presencial. Veja a seguir um resumo dessas modalidades de ensino: 

Entenda a diferença entre a aula EaD e aula remota na Católica SC

Como funcionam as aulas EaD dos cursos de graduação?                                                                                             – As provas dos cursos na modalidade EaD serão sempre presenciais;
– As aulas dos cursos na modalidade EaD são totalmente a distância, do início ao fim do curso;
– Somente as aulas práticas previstas na grade do curso serão presenciais (quando constar na matriz curricular do curso);
– As aulas são organizadas por professores de planejamento;
– O estudante acessa os materiais no AVA. Esses materiais podem ser vídeos, textos, infográficos, etc
– O tempo para assistir a aula e fazer a atividade é pré-determinado – nos cursos EaD da Católica SC esse tempo é de duas semanas para cada aula.
– As aulas seguem tempo e horário de estudos organizados pelo próprio estudante;
– O cronograma e calendário do curso EaD são padronizados e unificados;
– A metodologia é desenvolvida exclusivamente para os alunos matriculados na modalidade de educação à distância;  – As avaliações e os testes são produzidos e corrigidos em escala;
– Um professor tutor fica disponível on-line para tirar dúvidas dos alunos dos cursos EaD;
– A mediação do professor tutor é em formato assíncrono, o professor e o estudante se conectam em horários diferentes;
– Podem haver atividades em grupo, com interações combinadas com outros estudantes da turma;

Como funcionam as aulas remotas do curso de graduação?
– As aulas remotas são temporárias, em função das orientações de distanciamento social;
– O cronograma e o calendário são próprios, de acordo com o Plano de Ensino, mas adaptado para a atual situação emergencial;
– As aulas seguem o cronograma previsto no semestre do presencial;
– As aulas acontecem em tempo real, no mesmo horário da aula presencial e com o mesmo professor;
– A mediação e interação do professor com os estudantes acontecem em tempo real;
– As aulas são planejadas pelo professor da disciplina presencial;
– O material didático é personalizado e elaborado pelo professor de acordo com o conteúdo abordado na disciplina e dando sequência ao plano de aula.

Agora que você já tirou todas as dúvidas sobre as diferenças entre a Educação a Distância e o ensino remoto (on-line), vale a pena rever algumas dicas que já abordamos aqui no blog, para manter a qualidade do aprendizado em casa e continuar cuidando da sua saúde física e mental. Veja só:  

6 dicas para aproveitar as aulas via videoconferência
Como fazer anotações eficientes das aulas remotas
Teste: descubra como está a sua saúde mental durante a quarentena
7 apps para organizar os estudos e a cuidar da saúde mental durante a quarentena 

Nesse link você vai encontrar mais dicas técnicas de como se preparar para a aula remota (on-line) da Católica SC, além de aprender a acessar a sala virtual, usar as ferramentas das plataformas de videoconferências, conferir boas práticas e os contatos da nossa equipe, caso você precise de alguma ajuda para assistir as aulas on-line do seu curso.  

Bom, essa foi a nossa dica de hoje. Temos certeza que tudo isso vai passar e em breve as nossas rotinas retornarão ao normal. Por enquanto, a gente continua conectado, prontos para receber as suas dúvidas e sugestões. Conte sempre conosco! 

Curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram para acompanhar mais dicas e novidades da Católica SC. 

Até o próximo post 😉