Ei, a procrastinação anda atrapalhando o seu dia a dia? Calma, nem tudo está perdido, procrastinar é algo mais comum do que você imagina. Aliás, um artigo da escritora Heather Murphy, publicado pelo jornal The New York Times, apontou que um a cada cinco indivíduos é procrastinador crônico. Viu só como é algo comum? Mas o mais importante é: ela pode ser combatida. ?

Venha saber mais!

O que é procrastinação? 

Sabe quando você, com frequência, deixa algo para resolver depois? Isso é procrastinação. Quando a data de entrega daquele trabalho está batendo na porta, mas mesmo assim você deixa para depois. Ou quando você começa o mesmo projeto várias e várias vezes, mas nunca finaliza. 

Cuidado: essas ações podem se tornar um problema ao longo do tempo. O procrastinador possui a intenção de adiar a realização das tarefas, mas pode existir outras causas para que isso aconteça. 

Alguns sinais como a ansiedade, baixa autoestima e a insegurança podem influenciar nas atitudes e decisões do dia a dia. Os fatores fisiológicos também entram nessa, já que determinados estímulos do nosso organismo provocam algumas distrações e atrapalham a realização das atividades.

Mas você sabe qual tipo de procrastinador é?

Consequências da procrastinação

Depois de adiar as tarefas, pode bater aquele sentimento de arrependimento ou culpa por não ter realizado as atividades. Se esses sentimentos se tornam recorrentes, é possível desencadear estresse em alto nível, ansiedade e até mesmo depressão. Por isso, é fundamental evitar e combater a procrastinação. 

Dicas para combater a procrastinação 

Para te ajudar na missão de encarar a procrastinação e vencê-la de vez, separamos algumas dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Confira: 

Por onde começar? 

Criar uma lista de tarefas com datas e descrições podem ajudar e muito neste processo. Com os seus objetivos bem definidos e planejados, você se sentirá mais tranquilo durante os intervalos entre as tarefas e seguro para entender melhor os prazos, evitando o tão famoso “deixar para a última hora”.

Outra dica valiosa é ter sempre aquele caderninho de anotações por perto, assim você pode anotar tudo o que deve ser feito durante o dia e até mesmo algumas ideias que vão surgindo. ?

Respeite o seu corpo e suas emoções

É preciso abrir a mente para encarar tudo de frente: identifique os seus sentimentos e reflita sobre os motivos por trás da procrastinação. Compreenda os gatilhos que podem te deixar mais desconfortáveis e crie ações positivas durante a realização das atividades. 

Também vale conhecer bem os seus horários, descobrir em que momento do dia você se torna mais produtivo e aproveitar estes momentos para a realização das tarefas que vão exigir mais de você.

Defina os benefícios da tarefa realizada

Sabe o sentimento de dever cumprido? Ele é um excelente motivador para dar aquele impulso e seguir firme na sua jornada. Então, tá liberado se beneficiar com pequenas recompensas quando uma tarefa for concluída com sucesso e sem procrastinação, combinado? 

Pode ser algo simples, como pedir alguma comida gostosa por delivery ou comprar um mimo para você. Assim, você gera estímulos próprios para continuar seguindo a rotina e a agenda de atividades.

Lembre-se: todo mundo erra 

Existem dias bons e ruins e os erros são parte do processo de aprendizado. Portanto, não deixe que a autocobrança atrapalhe as suas atividades. Lembre-se de tudo o que aprendeu durante a realização das atividades e se apegue às coisas boas. Afinal, até mesmo os erros podem te ensinar algo. 
Ah, também não queira fazer tudo de uma vez. Organize as atividades e determine um tempo para resolvê-las separadamente, assim alguns erros também podem ser evitados.

Afaste as distrações

Escolha um momento para realizar cada tarefa e evite tudo aquilo que pode te distrair, como as redes sociais, notificações ou barulhos externos. Escolha lugares mais tranquilos enquanto estiver focado e deixe o celular de lado por um tempo. Isso pode ajudar e muito! 

Aproveite o processo 

Não comece uma atividade já pensando em finalizá-la. Aproveite cada parte da realização da atividade, observe o quanto você está aprendendo durante o processo. Encontre prazer até mesmo nas pequenas tarefas, pois o conjunto delas te levará até a conclusão e a conquista dos seus objetivos.

Você pode gostar: 
Quarentena: 7 aplicativos para organizar os estudos e cuidar da saúde mental

Ferramentas que podem ajudar a evitar a procrastinação

Você não precisa organizar toda a sua rotina sozinho. A boa notícia é que existem diversas ferramentas que podem te apoiar de um jeito bem prático e fácil, como alguns aplicativos e livros que dão dicas para organizar a sua rotina. 

Confira algumas sugestões:

Livros: 

  • O fim da Procrastinação, de Petr Ludwig. Acesse ou compre aqui
  • Como vencer o medo, deixar de procrastinar e se tornar uma pessoa de ação, de Steve Allen. Compre aqui. 
  • Vencendo a Procrastinação: Aprendendo a fazer do dia de hoje o mais importante da sua vida, de Cleo Holanda. Acesse ou compre aqui. 

Aplicativos: 

Bom, você já viu que a procrastinação pode ser prejudicial quando se torna muito frequente, mas é importante lembrar que o corpo e a mente também precisam de alguns momentos de descanso. Então, também vale tirar aquele tempinho à toa, seja para ler, cochilar, assistir filmes, cozinhar, fazer uma skincare ou aquilo que te faz bem. ?

Espero que essas dicas te ajudem! Se precisar de algum help profissional, você também pode contar com o SOU – Serviço de Orientação Universitário, combinado? 

Aproveite para ficar de olho nas nossas redes sociais e acompanhar mais conteúdos como o de hoje: Facebook, Instagram e LinkedIn. ?

Fonte: Na Prática, Vittude, Núcleo Expert