O nosso #Protagonista de hoje é o Paulo Henrique Auada. Ele escolheu trilhar o seu caminho na Engenharia Civil pelas inúmeras possibilidades da profissão!

Como sua família já tem uma empresa no segmento, isso foi uma grande influência em sua escolha. A profissão de Engenheiro Civil é uma das responsáveis pelo desenvolvimento sustentável do país. Existem diversas possibilidades para trabalhar em obras de infraestrutura, em laboratórios de pesquisa científica e tecnológica e, de forma autônoma, como colaborador de outras empresas ou prestando consultoria e assessoria técnica. 

Paulo concluiu o curso no primeiro semestre de 2020, na Católica de Santa Catarina em Joinville e declara estar muito satisfeito com a sua escolha: “Estou contente, sim. O curso me forneceu embasamento técnico para tomada de decisões que já realizava, além de apresentar ferramentas que facilitam meu dia a dia”. 

Ele também teve vivências internacionais na França, onde ele trabalhou em um escritório de Realidade Virtual Aumentada e começou a estudar Engenharia de Produção Mecânica. Desde 2019, atua como sócio da Ideal Empreendimentos Imobiliários LTDA, onde responde pelas áreas comerciais, técnicas e de pós-obras. Além disso, por cinco anos, integrou a ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Joinville, da qual foi presidente em 2019 e 2020. Ele também participou de muitos trabalhos voluntários e produziu um artigo técnico que conquistou duas premiações de visibilidade nacional.

Com a propriedade de quem traz na bagagem experiência e reconhecimento, ele deixa alguns conselhos para quem está pensando em cursar Engenharia Civil: “Sugiro conhecer o mínimo da área. Visitar construtoras, escritórios de engenharia ou onde pensa em atuar. Converse com profissionais da área para saber quais linhas pode seguir.”

“Temos diversas possibilidades de atuação, desde o canteiro de obras convencionais, até obras comerciais, residenciais e de rodovias, além de realização de projetos em escritório. Até mesmo na área da gestão, como é o meu caso,” ele ressaltou.

Buscar conhecimento é uma prática que Paulo aconselha pela própria experiência. O engenheiro pretende continuar no segmento da construção civil residencial na empresa que gerencia hoje, mas sempre buscando se especializar e aprofundar seus conhecimentos. Por isso, atualmente está fazendo um curso de corretor e perito avaliador de imóveis.

Tem interesse por Engenharia Civil? Clique aqui e conheça mais sobre a profissão! 

Na Católica SC, as aulas aliam teoria e prática com o objetivo de formar profissionais aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias. Além das atividades regulares em sala de aula e laboratórios, há a ampliação da formação acadêmica por meio de palestras e visitas técnicas. É o impulso que a sua formação profissional merece!

Confira algumas áreas de atuação:

Construção civil: Projeto, construção e reforma de prédios residenciais, comerciais, shoppings e aeroportos.

Estruturas e fundações: Projeto e edificação para fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, além do cálculo do material necessário para a obra e as dimensões.

Gerência de recursos prediais: Manutenção da infraestrutura por meio do estabelecimento de padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.

Hidráulica e recursos hídricos: Projeto, gerenciamento e execução de obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem e obras costeiras.

Infraestrutura e transporte: Projeto e construção de rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.

Saneamento: Projeto e construção de redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Conheça as outras histórias da #SérieProtagonistas: 

Não deixe de acompanhar as próximas histórias aqui no blog, combinado? Nos siga em nossas redes sociais ? Facebook, Instagram e LinkedIn. ?