Tanara Arenhart Biomedicina Católica SC

Estudante da primeira turma de Biomedicina do meu câmpus de Joinville, a Tanara Arenhart se formou em 2016 e é um grande exemplo da importância do estímulo para o desenvolvimento do potencial! Quando tinha dez anos, ela ganhou um microscópio de presente dos seus pais e contou que pegava plantas e insetos para analisar. Ela compartilha que sempre gostou de biologia e como a Biomedicina atua fortemente em análises clínicas, optou por esta área. 

Experiências profissionais na área

No segundo ano da graduação, Tanara iniciou um estágio de dois anos na unidade do Ghanem Laboratório, localizado no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. Ela conta que o laboratório tinha diversos setores, como urinálise, hematologia e sorologia, que contribuíram para a sua experiência. Ela era muito jovem e já pode assumir grandes responsabilidades. 

Para ela, foi o período de maior aprendizado profissional e bem desafiador, onde aprendeu a ser resiliente, calma e ágil na tomada de decisões e ela levou esses ensinamentos para a vida. Incrível, né? 

Por isso, ela deixa uma dica para os acadêmicos do curso: “Se for possível, faça o estágio logo no início da graduação. Como eu tinha essa experiência, já me formei como contratada do Ghanem e com uma ótima remuneração, por conta do horário em que trabalhava”. Anote a dica dela aí! ; )

Após a passagem pelo Ghanem, ela iniciou um mestrado na área de Hematologia, que estuda doenças do sangue, como leucemias. A especialização ocorreu em Florianópolis, cidade em que mora atualmente. Hoje, trabalha no Hemosc – Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina, no setor de Imunofenotipagem por Citometria de Fluxo.

Ela conta que a cidade é a única em Santa Catarina em que é possível realizar o exame. A análise confirma as suspeitas de doenças oncohematológicas, como leucemia e linfoma. Todas as amostras dos casos de suspeita na rede pública de saúde no Estado são encaminhadas para o Hemosc. 

Ela ressaltou: “É um setor que eu gosto e me identifico muito, pois é bem na área em que me especializei. Em Florianópolis, cresci ainda mais profissionalmente. A área da pesquisa e docência é completamente diferente da prática no laboratório. Lemos e escrevemos muitos artigos, inclusive em inglês.”

Em março, Tanara completou cinco anos como biomédica formada, sem perder a paixão pela profissão. Ela compartilha que vale muito a pena estudar Biomedicina! É um curso com um leque muito grande de opções, com 33 áreas de atuação. A estética, por exemplo, tem ganhado bastante espaço atualmente. “Estou bem feliz com a minha profissão e me sinto bem realizada, pois atuo na área que eu sempre quis”, conta. 

E para o futuro? A egressa tem planos de lecionar. “Quem sabe para o curso de Biomedicina, na área de hematologia. É um sonho que eu tenho, já que eu fiz mestrado e estágios em docência, e gostei da experiência”. Uau, te esperamos por aqui, Tanara! 

As histórias do #ProtagonistasCatólicaSC são incríveis e super motivadoras. Leia também: 

A formação

A Católica SC oferece um bacharelado em Biomedicina especializado em análises clínicas. As disciplinas são estruturadas nas áreas de ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e da biomedicina. 

Por meio delas, ocorre a capacitação para exercer atividades referentes as análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde.

O curso é pautado na demanda da região e oferece oportunidades para que o acadêmico tenha uma formação completa. É possível realizar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse optativas; participar de projetos comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC), entre outras atividades complementares extracurriculares.

Ao se formar, o acadêmico terá adiante um amplo mercado de trabalho, cheio de oportunidades. Há a possibilidade de atuação em laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; e estética.

Tem vontade de cursar Biomedicina assim como a Tanara? Venha pra Católica SC

Siga as redes sociais e não perca nenhuma novidade: Facebook e Instagram! ❤ 

Nos encontramos na próxima história, combinado? ??