Cronograma do segundo semestre de 2023/ UNIEDU.

http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/graduacao/cadastramento

1. Qual o passo-a-passo para renovação da bolsa Uniedu para 2023/2? 

  1. Acesse o Sistema Uniedu (o site do UNIEDU (uniedu.sed.sc.gov.br) mudou para site do ENSINO SUPERIOR (ensinosuperior.sed.sc.gov.br) no dia 24/07 com suas informações cadastrais em mãos para o preenchimento do formulário de cadastro; 
  1. Em seguida acesse a aba “Comprovantes” do Sistema Uniedu e inclua os documentos solicitados pelo Sistema, exceto o Termo de Adesão; 
  1. Após finalizar completamente seu cadastro, excetuando do Termo de Adesão, informe nossa Equipe Técnica através do WhatsApp 3275-8266, seu nome completo e CPF + a mensagem “finalizei o cadastro para conferência”; 
  1. Nossa Equipe fará a conferência de seu cadastro e se estiver tudo correto lhe informará que já pode incluir o Termo de Adesão, como último documento, para finalizar sua renovação do Uniedu para o segundo semestre de 2023; 

      Obs.: Caso tenha divergência, as orientações seguirão pelo e-mail cadastrado no Uniedu. 

2. Quando abrem as inscrições do Uniedu? 

O primeiro prazo de inclusão de documentos será de 24/07 até 03/08. Reforçamos o pedido de que finalizem seus cadastros dentro deste prazo. 

3. Quais documento eu preciso alterar?

  • Item de Renda – CTPS Digital atualizada;​
  • Folha de pagamento (abril, maio e junho de 2023)​
  • Declaração de Imposto de Renda entregue até 31/05/2023 – Exercício 2022 /Ano 2023;​
  • Comprovante do número de pessoas do Grupo Familiar – Mantém os mesmos documentos, só vai alterar caso tenha ocorrido alteração do grupo familiar;​
  • Boletim – o documento deve ser retirado através do portal do aluno e neste deve constar a situação de matrícula para o segundo semestre de 2023;
  • Comprovante de residência no Estado de Santa Catarina a 2 anos – estudante deve incluir os comprovantes de 2021, 2022 e junho de 2023;​
  • Comprovante de Participação na Pesquisa, Proesde ou Art.170 Estudos – Estudante deve incluir a contrapartida referente ao primeiro semestre de 2023;​
  • Comprovante do tipo de moradia – Incluir o comprovante de água ou luz atualizado referente ao mês de junho de 2023, juntamente com os demais documentos para a comprovação da situação de moradia;​

Obs: Os documentos de cada tipos de comprovante precisam ser unidos no mesmo arquivo em formato PDF.

4. O projeto de bolsas Uniedu será descontinuado? Não terá concessões para o ano de 2024? Apenas vamos poder se cadastrar nesses novos projetos do governo? 

Sim, o Uniedu será descontinuado para 2024 e a partir já deste segundo semestre de 2023 não teremos novas concessões de bolsas pelo Programa Uniedu, somente renovações. Os acadêmicos que necessitarem de assistência financeira e não tenham possibilidade de renovação da bolsa Uniedu tem a orientação de aguardar a liberação das novas legislações referentes aos novos Programas Governamentais Universidade Gratuita e Fumdes. 

5. Não consigo solicitar a bolsa como já obtive em outros anos?  

Se você não foi contemplado com bolsa Uniedu no primeiro semestre de 2023, tendo sua bolsa sido homologada até 31/12/2023, você não poderá realizar um novo pedido de bolsa Uniedu para este segundo semestre de 2023. 

6. Nesse caso, é melhor garantir a bolsa que já temos? 

Recomendamos que mantenham a bolsa que já possuem, visto que no momento ainda não dispomos de informações de como serão os novos programas de bolsa do Governo do Estado. 

7. Para quem está recebendo o Uniedu desde o primeiro ano da faculdade continuará recebendo mesmo que se encerre o edital, então? 

Não, receberá somente neste segundo semestre de 2023 como renovação caso cumpra com todos os requisitos legais. A partir de janeiro de 2024 o Uniedu será descontinuado. 

Quem pode renovar a bolsa:​
– Acadêmicos que receberam a bolsa no primeiro semestre de 2023 e tem recurso provisionado para este ano, isto é, tem a “data fim” da bolsa como sendo 31/12/2023.​

Quem não pode renovar a bolsa:​

  • Acadêmicos que reprovaram em mais de 25% das disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2023;​
  • Acadêmicos que constavam no sistema Uniedu como “formandos”;​
  • Acadêmicos que não tenham cumprido com a contrapartida legal pelo recebimento da bolsa no primeiro semestre de 2023.​

8. Não tive concessão de bolsa Uniedu em 2023.1, terei a oportunidade de atualizar meus documentos em 2023.2 e participar novamente? 

Infelizmente, o Programa Uniedu não irá receber novos pedidos de bolsa para o período de 2023.2, pois encontra-se em processo de “descontinuação”. 

9. Preciso estar matriculado para que a bolsa seja concedida? Qual o prazo? 

Sim, um dos requisitos para que o acadêmico possa solicitar a bolsa do Programa Uniedu é de que ele esteja matriculado na instituição de ensino. Assim, conforme Cronograma do Estado, será necessário que o bolsista Uniedu regularize sua rematrícula até 01/08/2023 para que até 03/08/2023 possa finalizar seu cadastro no sistema Uniedu. 

10. A Católica vai aderir o novo programa de bolsa de Faculdade Gratuita para todos? 

Neste momento pedimos que os acadêmicos aguardem as novas orientações do governo do Estado e da Católica SC sobre os novos Programa Universidade Gratuita e Fumdes. 

Podem acompanhar novas informações através do link http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php 

11. Tem um prazo de até quando teremos novas informações em relações as novas bolsas? 

Não há prazo, novas informações serão publicadas diretamente no site do Governo do Estado de Santa Catarina no endereço http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php 

12. Embora o sistema esteja atualmente fechado, quando for reaberto, os documentos anexados no 1º semestre ainda estarão disponíveis, ou será necessário enviá-los novamente? 

Os documentos do semestre passado não estarão disponíveis para o acadêmico no sistema Uniedu. O bolsista que fez o cadastramento no Uniedu em 2023.1, deve ter os documentos arquivos em PDF salvos em seus computadores, e-mails, drives, enfim… armazenados consigo. Desta forma, somente precisarão atualizar os itens que de fato precisam ser atualizados para o segundo semestre de 2023. 

13. Quando fiz a rematrícula, eu possuía um saldo de bolsa do Uniedu. No entanto, não esperei a atualização do boleto e acabei pagando a rematrícula novamente. Essa duplicidade no pagamento será considerada como saldo positivo também?  

Se você realmente possui um saldo para receber do Uniedu, que não recebeu em seu boleto de rematrícula, este saldo será repassado nos seus boletos a vencer, das parcelas seguintes de sua semestralidade 2023.2. 

14. Estou enfrentando dificuldades para efetuar o pagamento da rematrícula, e só poderei fazê-lo no dia 01 ou 02. Há algum risco de perder a bolsa caso não consiga realizar o pagamento antes dessas datas? 

Após o pagamento do boleto de rematrícula, o sistema leva cerca de 48 horas para dar baixa no boleto e rodar todas as rotinas internas para que você apareça como acadêmico “matriculado”. Então, neste caso, você poderá no dia 03/08 inserir como último documento no sistema Uniedu seu Boletim semestral. Deixe os demais documentos já inseridos e conferidos por nossa equipe técnica. 

15. Meu percentual de bolsa foi de 75% com valor de bolsa acima de 2.500,00. Nessa rematrícula o valor da mensalidade será de apenas R$1.900,00. Como ficará? 

Você receberá o percentual de bolsa de 75% sobre o valor de mensalidade atual que é de R$1.900,00. Sendo assim o valor da bolsa será de R$1.425,00. 

16. Sou bolsista do UNIEDU e participei da live de tira-dúvidas. No entanto, ainda tenho uma dúvida pendente. Tanto no portal do aluno quanto no cadastro do UNIEDU, consta que estou na 10ª fase do curso de Direito, porém ainda tenho matérias a serem concluídas no próximo semestre. Apesar de não ter sido beneficiada com a bolsa em todos os semestres cursados, gostaria de saber se ainda posso solicitar a renovação da bolsa para o próximo semestre. 

Se você constava no sistema Uniedu como “cursando 10ª fase” no primeiro semestre de 2023, não terá oportunidade de renovar a bolsa Uniedu no segundo semestre de 2023, mesmo que ainda tenha disciplinas não cursadas. O sistema do Estado bloqueia automaticamente a concessão de bolsa. 

17. Efetuei a rematrícula e acabei adicionando uma matéria a mais, já tenho bolsa do Uniedu e já foi pago a matrícula, tenho como remover ainda a disciplina a mais? 

Sim, é possível remover a disciplina. Sugerimos que os bolsistas do Uniedu façam este procedimento até 01/08. 

18. Sobre a negativa da declaração de imposto de renda de pessoa física, o site foi atualizado dessa forma, não é possível extrair a “negativa” de IR. Como proceder?  

Pode ser enviado um print da tela da consulta do que consta no do site. 

19. Eu não declaro imposto de renda, a certidão negativa de débitos relativos aos tributos federais serve para substituir? 

Não serve, pois são documentos diferentes. Precisamos que o bolsista nos entregue ou a declaração de imposto de renda de pessoa física, caso seja declarante de imposto de renda e no caso de não ser declarante, isto é, de ser isento, deverá fazer o print de tela da consulta no site da Receita Federal comprovando que não entregou o imposto de renda no ano de 2023.

20. Até o momento, só encontrei a declaração de restituição do Imposto de Renda. Onde posso encontrar a declaração de renda? Preciso de ajuda para localizá-la. 

Neste caso, se consultando o sistema da Receita Federal, há a mensagem de que você possui restituição de imposto de renda, será preciso que apresente junto aos comprovantes de renda do Uniedu a declaração completa de imposto de renda de pessoa física entregue para a Receita Federal do Brasil até 31/05/2023. Assim, você não é isento de declaração, e sim, declarante de imposto de renda. 

21. Embora esteja na condição de Pré-matriculado, planejo efetuar o pagamento da 1ª parcela do boleto em 01/08. Gostaria de confirmar se posso participar do processo de renovação do UNIEDU, considerando que sou bolsista. 

Após o pagamento do boleto de rematrícula, o sistema leva cerca de 48 horas para dar baixa no boleto e rodar todas as rotinas internas para que você apareça como acadêmico “matriculado”. Então, neste caso, você poderá no dia 03/08 inserir como último documento no sistema Uniedu seu Boletim semestral. Deixe os demais documentos já inseridos e conferidos por nossa equipe técnica. 

22. Eu possuo a carteira de trabalho digital, porém minha mãe, que é pensionista e não está empregada, não possui uma. Isso pode ser um problema? Posso apresentar uma versão digitalizada da carteira dela? 

A partir de agora, a Carteira de Trabalho Física não é mais aceita como comprovante de renda, mesmo para pensionistas. Sua mãe precisa baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no celular para ter acesso ao PDF completo. Essa opção está disponível no Portal Emprega Brasil. 

23. Minha avó é aposentada. Posso usar os comprovantes do INSS dela como comprovante de renda?  

Sim, o extrato do INSS dela precisa conter o nome completo, número do benefício e valor do benefício que ela recebe. Também é necessário ser um extrato atualizado. Lembre-se que mesmo no caso de pessoa aposentada é necessário incluir a carteira de trabalho digital e a declaração de imposto de renda ou negativa da declaração de IR da pessoa.

Estamos aqui para te ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas. Basta entrar em contato com a gente pelo número: (47) 3275-8266. Estamos ansiosos para te atender e oferecer toda a assistência que você precisa! 😊