Muitas vezes quando pensamos em iniciar um curso superior ficamos preocupados com o tempo que iremos levar até conseguir o diploma: uma graduação dura entre 4 a 5 anos (às vezes até mais, rs)! Com uma carga horária reduzida, os cursos tecnólogos surgiram numa tentativa de priorizar o ingresso de profissionais capacitados no mercado de trabalho. 

Nos últimos 15 anos, os números de matrículas nesses cursos aumentaram 439,35%, com cerca de 1.435.197 estudantes matriculados em 2020, de acordo com a ABRES. Um crescimento em tanto, né? 

A procura por essa modalidade tem aumentado para quem quer assegurar uma formação de qualidade, um diploma rápido e uma ocupação garantida. 

Afinal, o que são os cursos tecnólogos?

De nível superior, eles são um modelo mais curto e específico de graduação. Seu principal objetivo é preparar os estudantes para o mercado de trabalho em suas áreas de atuação. 

Além disso, eles são super diretos e práticos, focam nos conteúdos essenciais do curso em questão, diferente dos cursos de bacharelado, que tem uma grade curricular mais ampla e teórica.

Então é igual curso técnico, né?

Negativo! Apesar de serem semelhantes, a principal diferença entre eles está no nível. 

Os cursos técnicos também visam capacitar os estudantes com conhecimento teórico e prático, para uma qualificação rápida de profissionais, e também têm curta duração, mas eles são de nível ensino médio. 

Já os cursos tecnológicos, como já dissemos, são cursos de nível superior e podem ser comparados a bacharelados e licenciaturas, por exemplo. 

Tá, mas quais são as vantagens?

A principal vantagem desses modelos de curso são com certeza a duração, que variam entre 2 e 3 anos. Para quem quer ingressar rápido em atividades remuneradas ou para quem só quer ter uma qualificação específica, eles são ideais. 

Qual curso eu posso escolher? 

Opção é  o que não falta. Entre as possibilidades de curso temos:

  • Gestão Comercial 
  • Gestão de Varejo 
  • Gestão de Recursos Humanos 
  • Gestão e empreendedorismo
  • Gestão financeira
  • Gestão pública
  • Logística 
  • Processos gerenciais 
  • Análise e desenvolvimento de sistemas 

Isso mesmo que você leu, Análise e desenvolvimento de sistemas é um curso tecnólogo e muita gente não sabe disso. Ele teve um aumento de procura muito grande nos últimos anos com o avanço da tecnologia, o desenvolvimento de inteligências artificiais e o crescimento do mercado digital.

Assim como Logística, que com os nossos novos hábitos de consumo e de compras online, tem se desenvolvido muito. 

Se você quiser saber mais sobre as áreas que mais tendem a crescer nos próximos anos, dá uma olhada aqui: Profissões do futuro

Na Católica SC têm!

Aqui na CSC temos cursos tecnólogos nas modalidades EAD e semipresencial. Ofertamos cerca de 10 cursos nesse modelo e mais de 40 opções de bacharéis e licenciaturas. Sem falar que temos uma estrutura de ponta para oferecer um ensino de qualidade para os nossos alunos.

Quer saber mais sobre nós? Nos acompanhe nas redes sociais @catolicasc e fique por dentro dos nossos diferenciais. 🙂