A hora de escolher a graduação é sempre um momento que gera ansiedade, não é mesmo? Principalmente para aquelas pessoas que ainda não sabem ao certo qual curso escolher. Durante essa decisão, é importante que você selecione um curso que combine com quem você é, com os seus objetivos, suas habilidades e convicções.

A sua profissão vai nortear boa parte da sua vida, por isso é muito importante que você esteja satisfeito com a sua escolha e se sinta realizado. Afinal, quando se gosta do que se faz, a motivação e o empenho são ainda maiores.

Ainda está em dúvida sobre como tornar esse processo mais tranquilo e encontrar o melhor caminho para a sua carreira? Confira algumas dicas e descubra o que fazer em cada etapa!

Como escolher o curso de graduação?

Essa é uma das principais dúvidas que surgem quando se chega no último ano do ensino médio. Mas… Que tal se imaginar daqui uns 20 anos? Como você se enxerga? Talvez em algum tribunal? Cuidando de pacientes? Ou ainda empreendendo o próprio negócio? Se você não consegue pensar em nada ou se considera muitas profissões ao mesmo tempo, não se preocupe, existem muitos estudantes que estão na mesma situação. É super normal! 😉

Pensando nisso, preparamos dicas quentinhas que podem dar aquela luz na sua decisão, levando em conta a sua personalidade, estilo e as suas principais habilidades:

1) A primeira dica (e uma das mais valiosas) é: Tenha calma e sabedoria durante o seu processo de escolha! Essa é uma decisão importante e precisa ser tomada com muita cautela, para evitar que você se arrependa no futuro.

2) Exercite o autoconhecimento

Durante esse processo, é importante que você conheça bem as suas preferências e objetivos. O exercício do autoconhecimento pode ser um grande aliado: anote as suas principais habilidades e dificuldades, trace as metas que você deseja alcançar e imagine no que você se vê atuando. Também é importante avaliar os seus valores, suas prioridades e preferências.

Pense nas disciplinas que você cursou durante a escola: você gostava mais de matemática ou português? Preferia as aulas de biologia e química? Ou era mais do time das aulas de literatura e história? Com essa análise, você conseguirá eliminar as matérias que não tinha tanta afinidade e escolher entre as áreas de humanas, exatas ou biológicas.

3) Testes vocacionais podem ajudar

Uma alternativa para auxiliar na hora de filtrar as melhores escolhas de cursos é o teste vocacional, uma ferramenta que avalia as suas características por meio de preferências, qualidades e dificuldades, indicando as carreiras que mais combinam com o seu perfil.

Se você ainda está em dúvida sobre qual curso de graduação escolher, vale a pena fazer o teste vocacional disponível aqui no nosso site. É rápido, simples e gratuito, aproveite!

4) Converse com profissionais da área

Dialogar com pessoas que vivem o dia a dia da profissão é uma das melhores alternativas para conhecer de maneira mais detalhada a rotina área escolhida. Assim, você conhecerá todas as possibilidades e os desafios que estão relacionados a sua futura carreira profissional.

As feiras de profissões, eventos sobre carreira e workshops para o mercado de trabalho também podem ajudar. Nessas ocasiões, além de conhecer os detalhes da profissão, você também fica por dentro da estrutura da instituição de ensino escolhida. Nada mal, né? 🙂

5) Descubra as diferentes áreas de atuação da profissão

Conhecer as inúmeras possibilidades de atuação facilitará as suas escolhas. Com o tempo, sabendo o que quer fazer, você poderá frequentar palestras, treinamentos e programas específicos com mais consciência sobre a sua decisão, rumo a uma trajetória profissional mais sólida e adequada ao seu perfil.

6) Pesquise sobre mercado de trabalho

Outro ponto determinante é conhecer as opções disponíveis no mercado de trabalho. Não foque apenas na questão financeira, a realização pessoal também é muito importante. Procure informações atuais sobre a profissão, as principais tendências, oportunidades e novidades na área. Assim, você estará sempre atualizado com as possíveis mudanças e desafios no segmento.

Quais são as modalidades de ensino?

Outro ponto a ser levado em consideração é a modalidade de ensino: ela deve se adequar com a sua rotina, necessidades e também com as suas preferências. Cada pessoa possui suas particularidades, por isso, é preciso adequar a formação ao seu dia a dia.

Graduação Presencial

Na modalidade presencial os estudantes possuem aulas frequentes. Normalmente, a carga horária contempla aulas todos os dias da semana e em horários já definidos. As atividades extracurriculares e avaliações também são realizadas diretamente na instituição de ensino e é necessário ter uma frequência de 70% nas aulas. Além disso, há o contato direto entre estudantes e professores.

Graduação EaD

A Educação à Distância (EaD) acontece por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As aulas no EaD são gravadas e disponibilizadas em uma plataforma, assim o estudante escolhe os dias e horários mais adequados para o seu estudo. Nessa modalidade, é muito importante ter disciplina e se planejar para cumprir as tarefas. Também há práticas obrigatórias a serem cumpridas, como atividades complementares e, em alguns cursos, estágios obrigatórios e o Trabalho Final de Conclusão de Curso (TCC

Graduação semipresencial

Já no semipresencial, os cursos combinam a modalidade EaD e a presencial. Nessa opção, os encontros são realizados semanalmente, em que os professores e colegas podem interagir diretamente. Você consegue assistir a aula de casa e ao vivo caso não consiga estar presente. Além disso, pode acessar quando quiser a aula gravada!

Confira todas as opções de cursos aqui no nosso site.

Você também pode gostar de:
Aula EaD e aula remota: entenda as diferenças

Viu só como escolher o curso certo é uma decisão que deve ser bem pensada? Separe um tempo para decidir com calma e consciência. Estou na torcida para que você faça a melhor escolha!

Aproveite e siga as nossas redes sociais para não perder o nosso próximo post: Facebook e Instagram. ?

Até mais!

Fontes: Guia da Carreira, Faro, Vestibulares.