Depois de tantas horas de estudo, noites viradas se preparando para aquela prova mais difícil, intervalos batendo papo com os amigos, correria entre a rotina da graduação, estágio ou trabalho e muita dedicação, você finalmente chegou ao último ano do seu curso. É ou não é de se orgulhar? 😄

Junto com toda essa alegria, também vem um monte de responsabilidades, com escolhas importantes para o seu futuro. Mas calma, não precisa se desesperar! Separamos as melhores dicas para te apoiar e preparar para essa reta final. Vamos lá?

7 dicas para o último ano da graduação:

1. A organização é sua melhor aliada

TCC, exames finais das disciplinas, atividades extracurriculares, estágio, trabalho… E só 24h por dia, S.O.S.! Neste momento, aquela velha e boa dica de sempre pode ser super útil: para, respira e não pira. 😉 A organização vai te ajudar a conciliar todas as suas obrigações e ainda abrir um tempinho na rotina para descansar no final do dia.

Seja com o auxílio de agenda física, planner ou aplicativos, anotar tudo aquilo que você precisa fazer e estabelecer a ordem de prioridade das atividades são atitudes que fazem toda a diferença no seu rendimento e planejamento, te ajudando a cumprir suas metas e prazos importantes.

2. Não esqueça porque você começou

Depois de tantos semestres, é normal sentir um cansaço. Mas lembrar do motivo que te motivou a iniciar a graduação e te trouxe até aqui é essencial para não perder o foco e a motivação. Além disso, já parou pra pensar o que você quer conquistar daqui para frente?

As dificuldades provavelmente vão surgir. Nesses momentos, você deve lembrar de tudo isso e encarar de frente os desafios, ok? A graduação é um passo importante para você conseguir chegar mais perto dos seus sonhos. Então, tenho certeza que desistir não está nos seus planos.

3. Mente sã, corpo são

Parece fácil quando a gente fala, né? Mas lembre-se que essa fase de tantas responsabilidades, decisões e desafios vai passar. Para te ajudar a manter a calma e aliviar o estresse do dia a dia, é importante ter uma rotina equilibrada, conciliando os estudos com momentos de relaxamento e lazer.

Por isso, vale lembrar sempre de cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e incluir hábitos de autocuidado, com um tempo dedicado para tudo aquilo que te faz bem, como meditar, ouvir música, cozinhar, ler um livro…

4. Crie sua rede de contatos

O networking pode fazer toda a diferença no seu futuro! Por isso, aproveite o ambiente acadêmico para se conectar com colegas com quem você tem afinidade e professores que você admira.

Outra dica que pode contribuir é: crie o seu perfil no LinkedIn. Essa rede social possui foco em relacionamentos profissionais. Por isso, um perfil no LinkedIn permite a conexão entre pessoas e empresas, onde também podemos encontrar os nossos egressos. Aproveite para seguir a nossa página. 😉

Estar aberto para interagir e criar uma relação positiva com as pessoas ao seu redor pode ser o primeiro passo para receber propostas e indicações para oportunidades profissionais. Por isso, fique atento e aproveite ao máximo todas as chances possíveis, combinado?

5. Como vai ser depois?

O momento depois da formatura também pode trazer muita ansiedade. Afinal, existem muitas possibilidades, algumas até que você nem conhece ainda. Por isso, reflita bastante e trace um caminho que esteja alinhado com o seu propósito e com seus planos para os próximos 1, 5 e 10 anos.

Pesquise sobre outros cursos que podem aprimorar seus conhecimentos e ampliar a sua formação, como pós-graduação, cursos livres ou mestrado na sua área. Também vale conversar e tirar dúvidas com amigos que já estão no mercado de trabalho para entender melhor como será o seu dia a dia nessa nova etapa. Este é o início da sua trajetória profissional, então, não tenha medo de arriscar e investir nos seus sonhos.

Ah, mesmo formado, você continua tendo acesso a nossa Central de Carreiras e a todos os conteúdos e oportunidades disponíveis na plataforma. Faça já o seu cadastro aqui no portal. 😉

6. Explore suas possibilidades com um intercâmbio

Que tal expandir seus horizontes, criar novas conexões e conhecer diferentes culturas? O intercâmbio é uma experiência muito rica em aprendizados, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

E possibilidades fora do país não faltam para você continuar a sua trajetória acadêmica, aprender novas habilidades, aperfeiçoar um idioma, realizar trabalhos voluntários, viajar e curtir todos os momentos dessa oportunidade incrível!

Reflita sobre o que você gostaria de fazer durante esse período e pesquise sobre as opções em sites especializados, como o Estudar Fora e Universidade do Intercâmbio. Por ser uma opção que exige mais planejamento, conhecer suas opções e se organizar para viajar é um passo fundamental para você cultivar vivências internacionais enriquecedoras no futuro.

7. Aproveite os momentos únicos

E o mais importante: não esqueça de curtir tudo da melhor forma possível! É hora de se jogar de cabeça nas oportunidades que estão por vir, se envolver em vários projetos do seu curto, aproveitar cada cantinho do Câmpus, pedir conselhos para os professores, cultivar momentos especiais com a sua turma e aproveitar a companhia dos seus amigos.

Assim, você vai terminar essa fase com o coração cheinho de gratidão por ter vivido tantas experiências inesquecíveis. Parece óbvio, mas acabamos esquecendo disso na correria, não é mesmo?

Gostou das nossas dicas? Saiba que estaremos sempre na torcida por aqui, desejando muito sucesso e conquistas na sua trajetória. ❤️

Aproveite para nos seguir no Instagram, Facebook e acompanhar mais conteúdos como esses! 😉

Fontes: Universia, Educa+ Brasil e Daqui Pra Fora