Alessandra Siqueira de Andrade, natural de Guaraqueçaba (PR), é formanda da turma de Direito 2023 pela Católica SC, no campus Joinville. Sua passagem pela instituição, em conjunto com o marido Anderson Felipe Exterckoetter, também aluno do curso, foi marcada pelo exercício do amor ao próximo, com atos solidários que ultrapassaram barreiras culturais e evidenciaram a verdadeira essência do serviço acadêmico à comunidade. 

Alessandra foi uma das criadoras do “Pãozinho de Todo Sábado”, uma iniciativa que emergiu como complemento ao Projeto Comunitário “Imigrante Cidadão”, uma atividade de extensão da Católica SC de Joinville. Este foi desenvolvido para ajudar a reduzir a barreira linguística de imigrantes estrangeiros que vivem na região, ao ensinar o português, gratuitamente. A intenção é capacitar os imigrantes para que possam se inserir plenamente na comunicação cotidiana do Brasil. O curso atraiu imigrantes de diferentes origens, como Venezuela, Síria, Paquistão e Tunísia.

Segundo Alessandra, a história do “Pãozinho de Todo Sábado” teve toda sua raiz nos corredores do centro universitário, sendo permeada por uma união notável entre os estudantes. “Conversei com o pessoal do projeto comunitário sobre a necessidade dos imigrantes, especialmente, quanto à alimentação que se fazia necessária nos intervalos das aulas de português, oferecidas aos sábados”, explicou. Assim, com a colaboração de outros colegas engajados, foi criado o grupo “Pãozinho de Todo Sábado”. A partir de então, os acadêmicos se uniram para contribuir financeiramente, viabilizando a compra dos itens necessários para garantir o café da manhã dos imigrantes.

No primeiro ano, eles custearam os alimentos do próprio bolso, até que a iniciativa foi formalmente aceita como parte do projeto comunitário. Todo sábado, por dois anos consecutivos, Alessandra, juntamente aos outros colegas, assegurou que não faltassem pães, frios, margarina, açúcar e café para os participantes. Essa ação de generosidade e comprometimento não apenas alimentou corpos, mas também nutriu corações, proporcionando um ambiente de aprendizado, intercâmbio cultural e empatia. Mais do que saciar a fome, o projeto nitriu o espírito comunitário entre os alunos, fortalecendo laços e propagando a solidariedade.

Segundo ela, a contribuição para a comunidade imigrante transcendeu a simples oferta de pães: se transformou em um gesto caloroso de acolhimento e inclusão, além de se tornar uma verdadeira fonte de enriquecimento pessoal e profissional para todos os envolvidos.

“O Projeto Imigrante Cidadão foi crucial para minha evolução universitária, oferecendo uma experiência prática que ampliou minha perspectiva cultural e aprimorou minhas habilidades interpessoais. Proporcionou a mim oportunidades de liderança, destacando a importância do comprometimento social. Essa experiência não apenas complementou minha formação acadêmica, mas também me inspirou a integrar aprendizado e serviço à comunidade, de forma duradoura”, destacou.

Mesmo com mudanças na bolsa de estudos e no projeto acadêmico, Alessandra, que se tornará egressa da Católica SC, diz que buscará dar sequência à preciosa iniciativa, explorando alternativas para que o “Pãozinho de Todo Sábado” continue a abraçar a comunidade imigrante, pois acredita no valor do ato de ajudar o próximo como um aprendizado essencial. Além do ensino da língua, o Projeto Comunitário “Imigrante Cidadão” segue trazendo vários benefícios práticos, permitindo, por exemplo, que os imigrantes ingressassem no mercado de trabalho da região. Por meio da colaboração com diversos grupos da comunidade, o projeto também fornece auxílio em alimentos, móveis, produtos de higiene pessoal, medicamentos e até mesmo em assistência para pagamento de aluguéis.