Os cursos de Biomedicina e Ciências Biológicas da Católica de Santa Catarina programa para a próxima semana várias atividades que marcarão o Dia do Biomédico, comemorado no dia 20 de novembro. A Semana de Estudos terá como tema central “Saúde e Meio Ambiente”, e a programação contempla palestras e minicursos com a participação de profissionais de saúde e docentes de Joinville e região. As palestras têm entrada gratuita e são abertas ao público. Já as oficinas são limitadas aos acadêmicos e é necessário fazer inscrição antecipada pelo site 10.100.3.85.

A palestra de abertura acontece no dia 20 (terça-feira), a partir das 8h, na Católica de Santa Catarina – Centro, e será ministrada pela Secretária da Saúde de Joinville, Antonia Maria Grigol, abordando o “Panorama geral da saúde joinvilense”. No mesmo dia, às 10h, acontecerá a palestra “Plantas medicinais: medicamentos ou veneno?” com a professora Kathryn Simão da Silva. No mesmo dia e horário, outra atividade ministrada pelo professor Eduardo Simão da Silva abordará o tema “Controlado pelo Estômago: hormônios gastrointestinais e a modulação do comportamento”.

No dia 21, a palestra inicial, marcada para às 8h, será com a representante do Hospital Municipal São José, Aline Gonçalves, debatendo o tema “Conceitos e procedimentos em radiologia”. E para às 10h, duas outras palestras também estão agendadas. Uma destacará “Saneamento básico” com a professora e representante da Companhia Águas de Joinville, Claúdia Rocha, e o tema da outra será “Educação Ambiental”, com a palestrante Denise Lemke Carletto, do projeto Toninha.

E no último dia do evento, quinta-feira (22), às 8h, acontece o debate sobre “Fotocatálise heterogênea com TiO2: ação bactericida e a degradação de fármacos e outros resíduos”, com o professor Dianclen do Rosário Irala. Às 10h é a vez do professor Maikon Glasenapp palestrar sobre “Sustentabilidade e políticas públicas da saúde”.

A comissão organizadora do evento é formada pelos professores Fernada Alquini Ana Flávia Paszcuk Oenning, Gislei Cristina Gonçalves, Luciana Pinheiro e Pablo Angel Sanchez Podlech.

Os acadêmicos também poderão optar por alguns dos 6 minicursos apresentados durante os três dias de evento. Informações sobre essa programação podem ser obtidas pelo telefone (47) 3145-9713 ou pelo e-mail gislei.goncalves@catolicasc.org.br.

Sobre a Biomedicina

A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre biologia e medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e ecoepidemiológicos, com intuito de encontrar sua causa, mecanismo, prevenção, diagnóstico e tratamento.

O curso de Biomedicina surgiu, quando diversas Escolas de Medicina propuseram a formação de profissionais para atuarem como docentes e pesquisadores nas diversas especialidades da área biomédica, particularmente aquelas da área básica e não clínica, bem como nos serviços de diagnóstico e terapêutica, tais como: análises clínicas, hematológicas, citologia e radiologia.

Os primeiros cursos tiveram início no ano de 1966 com a implantação do Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, nas reconhecidíssimas;

– Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ),
– Universidade Estadual Paulista de Botucatu (UNESP),
– Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP Ribeirão) e,
– Escola Paulista de Medicina (EPM).

Atualmente existem em torno de 40 Cursos Universitários, espalhados por todo o território nacional nas mais conceituadas Entidades de Ensino Superior Público e Particulares.

Dotado de espírito crítico e grande responsabilidade, o biomédico vive ligado às constantes mudanças conceituais e à evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial, visando a melhoria da qualidade de vida da população humana. Ou seja, utilizando-se de métodos apropriados nos mais diferentes setores científicos, contribui para a cura ou, quando isso não é possível, para o abrandamento ou controle da doença do sistema sobre a qual é especialista. A área de trabalho, na verdade, é muito ampla: o profissional pode habilitar se ou especializar-se em mais de 25 campos independentes todos regularizados pelo Conselho Regional.