Palestra às 19h, no Auditório da Mitra Diocesana de Joinville (Rua Jaguaruna, 147 – Centro) abre nesta terça-feira, 22, a Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina. Marcos Jobim, profissional que conquistou o 1ª lugar na categoria Conjuntos Residenciais Familiares do 1º Prêmio Arquitetura Catarinense, fala sobre a profissão a professores, estudantes e público em geral. A participação é de graça e aberta aos profissionais da área, estudantes e ao público em geral. Informações pelo telefone (47) 3145-9712.
Antecipando a programação da Semana Acadêmica, nesta segunda-feira, 21 às 15 horas, acontecerá uma Mesa Redonda com os arquitetos joinvilenses Miguel Canas – M2 – e Thiago Mendes, falando sobre: processo de projeto, mercado de trabalho em Joinville e os caminhos e descaminhos da arquitetura em Santa Catarina. O evento acontecerá na unidade Centro e será destinado aos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Católica SC.
Além da palestra, a semana acadêmica apresenta reúne oficinas para os estudantes no período de aulas, abordando diversas áreas, e uma exposição de trabalhos selecionados do Prêmio Arquitetura Catarinense realizado pela AsBEA/SC- Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura em parceria com o IAB-SC – Instituto de Arquitetura do Brasil. A exposição está montada na unidade da Católica SC do Centro (antiga Cia. Wetzel Industrial) e pode ser visitada gratuitamente pelo público em geral, no horário de funcionamento da instituição.
A mostra reúne mais de 20 painéis de projetos executados nos últimos cinco anos, avaliados no Prêmio Arquitetura Catarinense, considerando doze categorias: residências, conjuntos residenciais multifamiliares, edifícios comerciais, habitação de interesse social, edifícios institucionais, edifícios de serviços, arquitetura coorporativa, arquitetura de interiores, paisagismo, desenho urbano, edifícios industriais e restauro em edificações ou sítios históricos. Também foram avaliadas intervenções considerando aspectos como entorno urbano, plasticidade e volumetria, sustentabilidade e originalidade tecnológica.
Conforme Ricardo Fonseca, presidente da Asbea/SC, a premiação surgiu como forma de reconhecimento e valorização aos projetos de edificações e intervenções urbanas que contribuam de maneira expressiva para o enriquecimento do repertório dos espaços construídos. Igualmente, torna público o trabalho de profissionais locais em diferentes regiões do país e do exterior, que levam a marca do profissionalismo e do talento dos arquitetos de Santa Catarina.