Você já teve vontade de fazer a diferença no mundo?

Na Católica de Santa Catarina, o Projeto Comunitário existe como uma oportunidade de impactarmos positivamente nossa comunidade.

Projeto comunitário? Que é isso? 

A Católica de Santa Catarina tem parceia com mais de 20 instituições de cunho social, educacional e ambiental.

Por meio dessas parcerias, desenvolvemos projetos de auxílio e acolhimento para proporcionar oportunidades de formação, arrecadação, práticas sustentáveis e várias outras iniciativas voltadas para o bem-estar da nossa comunidade.

Os estudantes que participam dos projetos, são convidados a refletir e interagir com diversas realidades diferentes, o que permite que eles expandam seus horizontes e tenham uma consciência social e cultural muito maior. 

A cada semestre centenas de pessoas são atendidas em aproximadamente 70 projetos diferentes.

Como disciplina, o Projeto Comunitário possui 30 horas, dividido em 4 horas de preparação e 26 horas de ações práticas, e faz parte do currículo de todos os alunos dos cursos de graduação presencial. 

Em 2023, ele se tornou uma disciplina obrigatória, conhecida como PAC Extensionista, e está disponível para todos os acadêmicos que já concluíram pelo menos 25% do curso. 

Como surgem as ações?

Elas partem de estudantes, de professores, da coordenação e até das instituições parceiras, e podem variar no tipo de público e no objetivo. 

Mas todas têm algumas coisas em comum: solidariedade, união, responsabilidade social e vontade de fazer a diferença. 

✨ Por isso o Projeto Comunitário é tão especial:

Ele proporciona aprendizagens e experiências que vão além dos livros e da sala de aula, despertando uma sensibilidade solidária e desenvolvendo competências sociais dos acadêmicos. 

Além disso, desde 2014, todas as ações têm relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a fim de transformar o mundo por meio de ações voluntárias focadas em sustentabilidade, recursos renováveis e ações sociais que ofertem mais dignidade para as pessoas.

Por que participar? 

O Projeto Comunitário é uma iniciativa para oferecer não apenas uma formação acadêmica, mas uma formação humana. 

Atendendo diferentes tipos de públicos, você pode praticar o cuidado com idosos, crianças, adolescentes, imigrantes, indígenas, dependentes químicos, pessoas com deficiência, adultos, pacientes hospitalares e comunidades carentes. 

A experiência de participar de uma ação voluntária muitas vezes nos confronta com a realidade, levando-nos a reavaliar nossa maneira de agir, pensar e perceber o mundo ao nosso redor.

Também temos uma valiosa troca de conhecimentos, pois ao ensinarmos, aprendemos, e ao impactarmos positivamente a vida de outras pessoas, somos igualmente impactados.

“O encontro com realidades completamente distintas do nosso cotidiano não apenas nos expõe a diferentes situações, pessoas e culturas, mas também nos capacita a ajudar os outros e a nós mesmos.”

Depoimento de estudante da Católica SC sobre o Projeto Comunitário.

Descubra mais sobre a Católica de Santa Catarina: Instagram, Facebook e LinkedIn