O curso de Bacharel em Enfermagem ocupa o 5o lugar de mais procurado em todo o país. Segundo o Censo realizado pelo MEC e INEP em 2020, temos 334.779 alunos matriculados  em todo o país, o que indica um aumento de 13,43% em relação ao índice de 2017.

Pensando em cursar enfermagem? Descubra mais sobre esse curso tão fascinante que tem como princípio o comprometimento com a saúde e com a vida.  

O que faz um enfermeiro?

O enfermeiro desempenha um papel crucial no cuidado e promoção da saúde. Suas responsabilidades incluem: 

  • Realizar avaliações de saúde;
  • Desenvolver planos de cuidados personalizados;
  • Administrar medicamentos prescritos;
  • Efetuar intervenções técnicas (curativos e troca de sondas);
  • Fornecer orientações e suporte aos pacientes e suas famílias.

E também, são eles  que coordenam as equipes de saúde, garantindo a qualidade do cuidado prestado, e estão envolvidos na promoção da saúde e na prevenção de doenças por meio de campanhas educativas e programas de monitoramento. 

As habilidades necessárias

O curso de Enfermagem exige um alto nível de habilidades técnicas e de conhecimento, assim como algumas habilidades sociais e emocionais: gostar de trabalhar com pessoas; desejo de cuidar e ajudar o próximo; estar atento aos detalhes; ter paciência e controle emocional; saber trabalhar em equipe;

Lembre-se que você lidará diretamente com a saúde, bem-estar e a vida das pessoas, e terá a oportunidade de conhecer histórias de vida, ouvir desabafos, oferecer conforto e ser o apoio necessário nos momentos difíceis. 

O trabalho do enfermeiro vai além dos aspectos clínicos, ele está presente para acolher e cuidar integralmente dos pacientes.

E vale lembrar que é preciso estudar bastante, tá? Dedicação é fundamental para se tornar um enfermeiro de sucesso já que a profissão é muito desafiadora e demanda muito comprometimento.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” Carl Jung 

O curso

Você vai mergulhar em um mar de conhecimentos: disciplinas como anatomia, fisiologia, farmacologia e microbiologia, são essenciais para compreender o funcionamento do corpo humano e os mecanismos das doenças.

Além disso, você aprenderá sobre as políticas de saúde, ética, e sobre procedimentos específicos, como a administração de medicamentos, curativos e coleta de amostras para exames.

Saiba mais sobre o curso na CSC: Enfermagem.

O Mercado de Trabalho 

 A enfermagem pode ir muito além de hospitais. Tem um montão de possibilidades por aí: 

  • Clínicas 
  • Postos de saúde
  • Escolas 
  • Equipes de resgate 
  • Empresas 
  • Home Care
  • Centros de reabilitação

Aliás, a enfermagem oferece uma grande variedade de especialidades para você explorar: pediatria, geriatria, saúde mental, obstetrícia, e muito mais!  Isso permite que você encontre a área que mais se identifica e possa se aprofundar nos cuidados específicos desses grupos de pacientes.

E a boa notícia é que a enfermagem é uma profissão que está sempre em alta, já que a saúde é uma prioridade na sociedade. A demanda por profissionais está maior a cada dia, então há muitas oportunidades de emprego e muitos benefícios que você pode conquistar ao longo da carreira.

E você acredita que ainda tem gente que acha que enfermagem é coisa de mulher? Hum, que coisa do passado!

Cada vez mais, homens estão chegando com tudo nessa área e mostrando que cuidar dos outros não tem gênero. O que importa é querer fazer a diferença na vida das pessoas

Escolha a Católica SC

Aqui na CSC o curso de enfermagem se estrutura com duas ênfases curriculares: Enfermagem no Processo de Gestão e Enfermagem no Processo de Cuidar. Isso porque queremos mostrar a realidade da profissão e as suas necessidades sociais para gerar profissionais capacitados e comprometidos com a vida. 

E mais: os laboratórios da área da saúde são um grande diferencial. Os professores contam com infraestrutura, apoio técnico, equipamentos e insumos para a realização da melhor aula prática possível. 

No laboratório específico de enfermagem, há diversos manequins considerados ferramentas inovadoras para o ensino-aprendizagem da área.

Quer saber mais? Nos acompanhe nas redes sociais @catolicasc