Já estamos em 2023, quase três anos desde o início da pandemia! Parece que foi ontem, não é mesmo? Tivemos que nos adaptar em vários aspectos, desde aprender a higienizar alimentos e tudo que viesse de fora de casa, até adaptar a rotina com os novos modelos de trabalho. O que é, ainda hoje, um desafio para muitas empresas e profissionais. 

O período pós-pandêmico promoveu um dinamismo maior em relação às modalidades de trabalho. Muitas pessoas acabaram se adaptando ao trabalho remoto e agora as empresas precisam de flexibilidade para lidar com as necessidades e preferências de seus colaboradores. 

Percebemos que trabalhar à distância não interfere diretamente na produtividade e desempenho dos colaboradores de uma empresa.  

Na verdade, algumas pessoas até conseguem ser mais produtivas e ter resultados melhores trabalhando remotamente. Você se identifica? 

Híbrido, presencial ou remoto?

Alguns estudos já nos mostram o futuro do trabalho:  a empresa global Robert Half apontou que 77% dos trabalhadores preferem a modalidade híbrida. Essa modalidade é uma mistura dos modelos tradicional e moderno, ou seja, é possível conciliar os dias de trabalho na empresa e os dias em casa (ou em qualquer outro lugar).

A pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil”, da IDC Brasil, divulgada pelo Google, também nos indicou que muita gente está disposta a trocar de emprego só para trabalhar no formato híbrido. 

Fonte: O Futuro do Trabalho no Brasil, IDC Brasil, Julho, 2022.

O home office, ou trabalho remoto, também não é mais o mesmo, hoje estamos mais adaptados para essa modalidade. No começo, muita gente não tinha nem um cantinho exclusivo para trabalhar em casa. Trabalhavam na mesa de jantar junto com as crianças fazendo o dever. Já imaginou a loucura, né? 

Agora já estamos em outro nível: muitas pessoas têm o seu próprio escritório em casa, e muitos imóveis estão surgindo com adaptações para possibilitar essa realidade. 

Apesar disso, não estamos falando mais apenas de home-office, trabalhar em casa, falamos sobre a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar: cafeterias, coworkers, bibliotecas, escritório, casa dos parentes, ou até mesmo de outro país, o famigerado anywhere office.  

O movimento #officeless tem incentivado trabalhadores a perceberem que as paredes das empresas não são tão importantes quanto eles mesmos. 

No entanto, o trabalho presencial não saiu de moda. Muitas pessoas ainda optam por ir ao escritório e algumas empresas têm simpatia por essa modalidade. Entre os motivos principais para essa preferência, temos: 

  • Interações presenciais entre colegas de trabalho;
  • Ambiente profissional otimizado;
  • Maior capacidade de concentração e produtividade.

Tem uma galera que gosta de colocar o assunto em dia presencialmente, né? 

E a tendência para os novos profissionais?

Flexibilidade! Em 2020 podemos parar por um tempo e olhar para o que realmente importa, e hoje, não queremos mais sair de casa pro trabalho e do trabalho pra casa. Todos estão buscando a melhor maneira de conciliar a vida profissional e pessoal. Para alguns, a melhor forma ainda é trabalhar presencialmente, para outros, faz mais sentido continuar à distância – parcial ou totalmente. 

Quem trabalha em qualquer uma das modalidades, têm buscado maior conforto e tempo de qualidade, e as empresas estão cada vez mais dispostas a se adaptar às necessidades de seus funcionários, valorizando não apenas o trabalho feito, mas também a forma como ele é feito.  

E aí, você já sabe qual o formato ideal para o seu trabalho?

Se você gostou deste conteúdo, se liga nas nossas redes sociais para ver mais: Facebook, Instagram e Linkedin