Hoje em dia, muitas pessoas estão buscando se reinventar e realizar seus sonhos. E isso inclui aqueles que já passaram dos 40 anos e ainda, sim, desejam realizá-los. É comum acreditar que voltar a estudar nessa idade é difícil ou que é tarde demais para fazê-lo. Entretanto, nunca é tarde demais para buscar conhecimento e se dedicar a algo que sempre desejou.

Sempre tem alguém assim:

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer: “Estou velho demais para começar um curso de 4 anos”. No entanto, uma frase na internet ressalta que, independentemente disso, daqui a 4 anos você terá a mesma idade. Por que, então, não aproveitar esse tempo para adquirir conhecimento?

Quanto mais experiência, melhor a sua visão de mundo

Para quem pensa em voltar à universidade depois dos 40 anos, é importante lembrar que a idade não é um fator limitante. Na verdade, pode ser uma grande vantagem. Com mais experiência de vida, é possível ter uma visão mais crítica e madura sobre o mundo, o que pode ser um grande diferencial na hora de lidar com desafios acadêmicos e profissionais.

Além disso, a vontade de aprender e evoluir é algo que deve ser valorizado em todas as idades. Isso pode abrir novas portas, proporcionando novas oportunidades de trabalho e de realização pessoal. Mas para alcançar esse objetivo, é necessário ter perseverança e dedicação.

Tá, mas e a minha rotina de vida adulta, fica como?

Sabemos que conciliar trabalho, família e estudos pode ser um grande desafio, mas não é impossível. Com organização e planejamento, é possível encaixar o estudo na rotina diária. E lembre-se: toda conquista exige esforço. O caminho pode ser longo e difícil, mas cada passo dado nessa direção é uma vitória, isso não sou eu que estou falando, é a sua versão do futuro já agradecendo por você tomar a decisão de realizar o seu sonho.

Outro ponto importante é não se deixar abalar pelas dificuldades que surgem no caminho. As adversidades fazem parte da jornada e servem para nos fortalecer. Quando se sentir desmotivado, pense no motivo pelo qual decidiu voltar a estudar e em como essa conquista pode transformar a sua vida.

O Censo da Educação Superior do MEC aponta: 

Nos últimos 10 anos, houve um aumento de 171,1% de pessoas com mais de 40 anos matriculadas no ensino superior. E isso só prova que idade é número e somos capazes de sempre fazer alguma coisa pela primeira vez, independente da idade. 

Por fim, é importante lembrar que nunca é tarde para realizar os seus sonhos. Invista em si mesmo, na sua carreira e no seu futuro. Então, se você tem mais de 40 anos e quer realizar esse sonho, vá em frente! 

A Católica SC pode ser sua aliada! 

Para dar o primeiro passo em direção à sua graduação, conte com a ajuda da Católica SC. Aqui, oferecemos mais de 40 cursos de graduação nos modelos presenciais, semipresenciais e EAD, modalidade à distância que se adapta facilmente a qualquer rotina.

Além disso, todos os nossos professores são mestres e possuem vasta experiência em suas áreas de atuação, o que é ideal para aqueles que desejam iniciar ou transformar suas carreiras profissionais com educação focada para o futuro. A Católica SC possui dois campi, um em Joinville e outro em Jaraguá do Sul.

A grana tá curta? 

Temos mais de 11 opções de bolsas e financiamentos para você não desistir, hein?! Acesse aqui para saber mais.

Ah! Antes que eu me esqueça, você não pode esquecer:

Acredite em você, tenha coragem e persistência. O sucesso é uma questão de tempo e dedicação.

Aproveite e siga a Católica SC lá no instagram (@catolicasc) para ficar por dentro de tudo o que rola por aqui. Até mais 😉