Integrantes do projeto Lutar pela Vida, iniciativa social mantida pela Católica de Santa Catarina em Joinville e em Jaraguá do Sul retornam do 23º Campeonato Brasileiro Infanto Juvenil de karatê-Do Tradicional, disputado do dia 18 até domingo, em Porto Alegre, comemorando o bom desempenho na competição. Os 10 jovens atletas que fizeram parte da seleção catarinense no torneio trouxeram o terceiro lugar na modalidade kata por equipe masculino categoria 14 e 15 anos.

Além de participarem pela primeira vez de uma competição nacional, os karatecas, que moram em regiões de maior vulnerabilidade social em Joinville e em Jaraguá do Sul vivenciaram outra experiência inédita em suas vidas: embarcar e viajar de avião. O transporte será bancado pela coordenação do Projeto, com o apoio das mantenedoras, Católica de Santa Catarina, Grupo Marista e ADIPROS – Associação Diocesana de Promoção Social de Joinville.

Eles têm entre 10 e 14 anos de idade e estão divididos em duas categorias e todos são faixas vermelhas. Os treinos ocorreram individualmente e de forma gradativa, durante as sextas-feiras, na Comunidade Santa Terezinha no Bairro Aventureiro em Joinville. Os educandos são treinados, supervisionados e orientados tecnicamente com as exigências e seriedade que esta competição exige pela Professora Elisangela Teodoro, coordenadora do Projeto e Primeiro Dan em Karatê.

De acordo com a coordenadora Elisangela a participação dos caratecas numa competição deste nível, é a oportunidade de cada um buscar o objetivo de atingir sua meta pessoal, que é a vitória sobre si mesmo, “tornar-se forte e saudável, transpondo e conhecendo seus próprios limites físicos e posturais, na modalidade individual de kata. Além disso, eles ainda poderão obter autoconfiança, equilíbrio interior, integridade e humildade que resultarão do correto aproveitamento dos impulsos agressivos existentes em todos nós, além de avaliar a situação e tomar uma atitude correta e consciente da situação”, afirma.