As aulas do segundo semestre começaram com tudo e o planejamento de estudos pode ajudar a evitar a famosa “matéria acumulada”, além de garantir um melhor desempenho na aprendizagem. 

Para dar aquele gás no início do semestre e manter a motivação até o fim do ano, separamos algumas dicas que vão ajudar a deixar a preguiça de lado e retomar a rotina de estudos com tudo! Confira:

1. Tenha paciência com você

como-ter-mais-confiança-na-horas-dos-estudos

Não existe regra que determine o quão fácil (ou difícil) pode ser para uma pessoa retomar os estudos depois das férias. Cada estudante tem suas particularidades: enquanto uns conseguem voltar à rotina com facilidade, outros têm mais dificuldades para sair do modo relax. 

Nosso cérebro tem dificuldade em fazer mudanças drásticas de uma hora para outra. Por isso, nos primeiros dias, tente continuar o que estava fazendo antes das férias. O importante é estabelecer o compromisso de estudar todos os dias, mesmo que no começo você só consiga estudar por alguns minutos.

Veja também:
Descubra como está a sua saúde mental e veja 3 dicas para cuidar de você

2. Organize seus horários de estudo

dicas-para-superar-a-preguiça-e-começar-a-estudar

A maioria dos estudantes ainda estão acompanhando as aulas remotamente. E para vencer a procrastinação dos primeiro dias (ou semanas) de aula, disciplina e organização são fundamentais para retomar o ritmo de estudos. 

O ponto de partida é prestar atenção nas aulas. Também vale definir pelo menos duas horas do seu dia para estudar, pesquisar, elaborar papers e outros trabalhos, para não deixar a matéria acumular e, posteriormente, evitar a exaustão de fazer trabalho e estudar para as provas horas e horas seguidas.  

Lembrando que são poucas horas de estudo por dia, mas que você precisa focar para ser um tempo de qualidade.  

Veja também:
6 dicas para aproveitar as aulas por videoconferência
Veja como fazer anotações eficientes da aula on-line
Home office: como conciliar estudo e trabalho durante a quarentena

3. Comece pelo que você mais gosta

por-qual-matéria-eu-começo-a-estudar

Recomeçar a rotina de estudos e de trabalhos pelas suas matérias favoritas pode facilitar muito a retomada do aprendizado.

Sabemos que criar o hábito de estudar já é desafiador, então não faz sentido colocar mais pedras no caminho, começando por um tema que você não tem tanta afinidade. O segredo é tornar as coisas mais fáceis até que o ritmo esteja restabelecido.

Veja também:
Plano de estudos: um método poderoso contra a matéria acumulada
4 aplicativos para organizar os estudos 

4. Não esqueça dos seus objetivos

como-manter-motivado-para-estudar

Certamente você já ouviu o ditado: “”Quando pensar em desistir, lembre-se porque você começou””. Ele se aplica a diversas situações da vida, inclusive nos estudos.

Por isso, é importante ter em mente que muitas vezes, não é o prazer de estudar um assunto que nos motiva a acordar todas as manhãs, mas sim o desejo de alcançar os nossos objetivos.

É normal ficar desanimado ou desmotivado após um período de descanso, mas não esqueça que isso tudo é um investimento para o seu futuro.

5. Se dê mimos
como-relaxar-depos-de-estudar

Mesmo que você não seja um(a) grande influenciador(a) digital, você merece mimos sim! Uma boa estratégia para manter o foco na rotina de estudos é se recompensar quando atingir suas metas.

O mimo pode ser um chocolate, assistir a um seriado ou qualquer coisa que você goste. Assim, você consegue cumprir as metas, descansar e ainda continuar motivado.

Com todas essas práticas, vai ficar bem mais fácil retomar o foco nos estudos. 😉 

Quer ficar atualizado com as melhores dicas? Então curta nossa página no Facebook, siga o nosso Instagram e não perca as novidades aqui no blog!

Fonte: Podcast Atualizando.