Estamos vivendo um turbilhão de emoções neste período de quarentena. E, depois de mais de 100 dias de afastamento social, tem gente que já se adaptou e está passando por esse momento com mais leveza. Mas, para a maioria, cada dia que passa tem sido mais difícil. Então, mais do que nunca, é momento de se cuidar. Mas como?

Descubra como está a sua saúde mental na quarentena  

É importante parar e analisar seus sentimentos, atitudes, entender o que você está sentindo e reconhecer o quão difícil esse momento de isolamento é, e por isso, pode estar fazendo mal para a sua mente. Confira abaixo algumas situações que merecem um ponto extra de atenção:

[mlw_quizmaster quiz=1]

 

Se os dias ficarem muito nublados por aí, você pode contar com a gente! O programa Equilibre-se da Católica SC reúne um time especial que oferece apoio psicológico, social, jurídico e financeiro. Tudo isso para proporcionar aos alunos e colaboradores mais segurança e tranquilidade nesse momento de distanciamento físico.

Os atendimentos são gratuitos, confidenciais e acontecem através do telefone 0800-025-4321, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Em caso de emergência, o mesmo contato está disponível em todos os dias e horários, beleza?! Saiba mais sobre o programa aqui.

Agora, voltando para a sua rotina de quarentena em casa, preparamos dicas essenciais para você aplicar nesse momento e melhorar o seu bem-estar. São bem simples, mas precisam ter frequência para refletir positivamente na sua saúde, combinado? Confira a seguir:

1 – Faça exercícios físicos

como-fazer-exercício-físico-na-quarentena

Se antes de tudo isso acontecer você já praticava alguma atividade física, mas agora não pode ir a academia, não abandone os exercícios. Ou você que não é fã de esportes, que tal começar um novo hábito e achar um exercício diferente?

Manter-se ativo é extremamente importante para a saúde do seu corpo e mente. O exercício físico frequente auxilia na produção de endorfina, que ajuda no equilíbrio das nossas emoções. Entende a enorme importância dele na nossa rotina?

Vale pular corda dentro de casa, dançar, subir e descer escadas, praticar yoga, fazer uma série de funcional, alongamento no quintal. Improvise com o que você tem e no espaço do seu lar! O que não pode é ficar parado. 😉 

2 – Mantenha o contato virtual com a família e amigos

como-manter-o-contato-virtual-na-quarentena.

Use a tecnologia para matar a saudade de todo mundo. E não precisa esperar dias para entrar em contato. Comente a última série que assistiu, marque um dia e horário da semana para assistirem um filme juntos, claro, cada um na sua casa. Compartilhe uma playlist e muitos memes. Marque os amigos e os parentes nas notícias boas, nas imagens divertidas e em tudo que é positivo. Faça videochamadas. Use o velho e bom telefone para fazer ligações de longos minutos. Dessa forma, mesmo longe, você vai ter assunto que não acaba mais e o coração vai ficar quentinho com esse contato constante. 

3 – Não esqueça do lazer na sua rotina

o-que-fazer-para-se-entreter-na-quarentena

Aqui no nosso blog, a gente sempre apresenta dicas para manter uma rotina de estudos de forma organizada e saudável durante a quarentena, o que é de grande importância. Porém, também é muito necessário dedicar um tempo só para o seu lazer. E esse tempo precisa ser diário. 

Se deixar, a gente fica horas vendo séries e filmes. Mas além de ver as novidades e rever os clássicos nos streamings, procure fazer atividades diferentes, como tirar uma tarde para ouvir todos os álbuns de um artista, ler uma biografia de quem você é fã, fazer uma noite de jogos com os familiares, se aventurar na cozinha… Nossa, são muitas as possibilidades. 

Aproveite esse momento para fazer coisas que você gosta e para experimentar atividades diferentes, mas tudo dentro de casa, viu?!  

Para descobrir as dicas que ainda estão por vir, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Insta.

Até o próximo post e fique bem! <3  

Fonte: Guia do Estudante.