A pandemia veio e o afastamento social transformou rapidamente o mercado de trabalho. Muitas atividades que eram realizadas presencialmente, agora são feitas on-line ou por videoconferência. Isso não é novidade e até já falamos por aqui no blog sobre as entrevistas de emprego que passaram a ser por videochamadas, lembra? 

E para atender essa mudança gerada pelo coronavírus, hoje vamos dar dicas para você fazer um vídeo currículo, um formato similar a videochamada que passou a ser exigido ainda mais nesse período. 

Para chamar a atenção dos recrutadores é preciso se destacar no formato e no roteiro da apresentação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho, com cerca de 400 profissionais de seleção, mais de 60% dos recrutadores avaliam e descartam um currículo em até 30 segundos. Ou seja, é preciso impressionar o profissional já nos primeiros segundos da leitura do documento digital e do vídeo.  

O objetivo desse modelo de currículo é agilizar algumas etapas, reduzir custos de deslocamento para o candidato, ampliar o alcance de profissionais de outras cidades e, claro, nesse momento de pandemia, preservar a saúde e a segurança do candidato. 

O vídeo currículo também ajuda a identificar atributos importantes para a vaga solicitada, como a criatividade do candidato, a dedicação na hora de fazer o conteúdo, a fluência verbal, a capacidade de entendimento do briefing de entrevista e do cumprimento de prazos.

Confira a seguir 7 dicas essenciais para você fazer o seu vídeo currículo:

como-gravar-um-vídeo-para-entrevista-de-emprego

Passo a passo para fazer um vídeo currículo

1. Quanto tempo deve ter o vídeo currículo? 
A primeira regra para fazer um bom vídeo currículo é que ele deve ser breve, com cerca de 30 segundos a 3 minutos no máximo.

2. Escolha o que vai vestir durante a gravação do seu vídeo currículo
No vídeo currículo é apresentado um pouco da sua marca pessoal. Você precisa conhecer a identidade da empresa para decidir se é melhor se vestir de um jeito mais formal ou informal.

3. Em qual local gravar?
A gravação deve acontecer em um local tranquilo, para captar bem o som. O espaço também deve ser bem iluminado, organizado, com um fundo neutro e não tão pessoal, sem muitos objetos de decoração, para que toda a atenção do recrutador seja para você e para o que você está comunicando.

Avise a quem estiver em casa que você não pode ser interrompido no momento da gravação. 

4. Acerte no enquadramento
Você deve usar o celular sempre na horizontal. Use um apoio para que a imagem seja bem enquadrada e não fique tremida. Com relação à aparência, o melhor enquadramento é do busto para cima. E vale sempre olhar direto para a câmera.

5. Qual conteúdo apresentar?
Quanto ao conteúdo e a sequência de informações que você deve passar, comece se apresentando, seguido pelo o que você faz atualmente, quais são suas características  profissionais, onde trabalhou, quais são seus projetos e resultados conquistados.

Foque em falar de você, mas não precisa citar muitos nomes. Outra orientação importante é o recrutador entender já de início a área que você atua. Se você executa uma atividade despojada, apresente-se dessa forma. O mesmo vale se for um cargo mais formal.

Nesse primeiro contato com a empresa, a mesma pode solicitar algumas respostas específicas, como por qual motivo você deseja fazer parte do time de colaboradores da marca. Mas seja breve! 

dicas-para-fazer-um-video-currícrulo

6. Conte sua história
Faça um pré-roteiro do que é importante falar, ensaie algumas vezes antes de ligar a câmera até você sentir que está passando a mensagem com leveza, simpatia e segurança.  Se precisar, grave várias vezes. O treino intenso ajuda a melhorar a sua apresentação.

Evite ler o currículo em papel, pois o vídeo é para passar justo aquilo que o papel não consegue transmitir. Também evite os erros de português, gírias e críticas a seu emprego anterior.

Se você ficar inseguro diante das câmeras, tente falar como se estivesse conversando com um amigo. Isso vai te ajudar a relaxar.  

7. Seja você mesmo
Use um tom de voz leve e natural. Dar respostas prontas e tentar ser alguém que não é, para agradar e conquistar a vaga, são dois erros graves que devem ser evitados.

A autenticidade é um fator que ganha destaque no vídeo currículo. Porém, não adianta construir um personagem, porque depois vão descobrir que você não é aquela pessoa. 

Central de Carreiras da Católica de Santa Catarina
Além dessas dicas, você pode contar com os serviços realizados pela a nossa equipe da Central de Carreiras para se preparar para as entrevistas.  

São workshops que ajudam o estudante a traçar o planejamento profissional e a desenvolver competências socioemocionais, como criatividade, inovação, liderança, entre outras, agregando ainda mais valor ao currículo. 

Também confira as melhores vagas de estágios e empregos selecionadas por nossos especialistas e aproveite para cadastrar o seu currículo por lá.

E aí, preparado para fazer o seu primeiro vídeo currículo e dar match com a vaga dos seus sonhos? A gente tem certeza que você vai arrasar! 😉 

Fontes: O Globo, Guia de Carreira e G1.