Sem dúvida, essa quarentena fez a gente baixar e viciar no aplicativo TikTok. A rede social é famosa por viralizar as dublagens e os challenges – com uma edição super elaborada, mas simples de fazer – e que acabam parando em outros lugares da internet, como stories e Twitter, de tão divertidos que são os vídeos.  

O formato está tão em alta que o próprio Instagram apresentou a sua versão do TikTok, o Reels. Aliás, esse é mais um motivo para você criar um perfil lá na rede social chinesa e explorar os conteúdos.  

Mas voltando para o tema de hoje, outro formato de vídeo que tem chamado a atenção na nova rede social, são os vídeos com dicas. Em poucos segundos os criadores de conteúdo conseguem passar uma informação importante, fazendo o conhecimento grudar de vez na nossa cabeça.

E tem de tudo por lá: desde macetes para as aulas de física, dicas de gramática, até curiosidades incríveis sobre ciência, que dão aquele “tilt” e reações do tipo: “como eu não pensei nisso antes”, sabe?  

Se você está na fase de estudar para o Enem e para o vestibular, esses vídeos podem ser uma ajuda valiosa. Por isso, separamos alguns dos principais perfis da rede social para você aprender e ajudar a reforçar o conteúdo. Veja só:  

1 – Para aprender Português no TikTok  

A gente fala na matéria português e já dá um medinho, porque é muito fácil deslizar na escrita, na forma de conjugar o verbo, na acentuação correta… Mesmo sendo erros pequenos, uma palavra escrita incorretamente pode prejudicar e muito a sua pontuação nos processos seletivos. Lá no TikTok, o professor Alexandre Domingues tira muitas dúvidas, das simples às mais complexas, usando recortes de papéis coloridos. É uma mão na roda para quem fica inseguro com a matéria. 

2 – Dicas para a redação do Enem no TikTok  

Aproveite e também fique de olho nos vídeos do perfil Redação Online. As dicas são super diretas e fáceis de gravar. 

3 – Como estudar Inglês com a ajuda do TikTok 

No perfil do professor, ou melhor, do Mr. Diego Santana, você encontra várias dicas e pílulas rápidas sobre inglês. A explicação dele é simples, dinâmica e fácil de compreender. 

4 – Para aprender Matemática no TikTok  

Em poucos segundos o professor Sandro Curió ensina fórmulas, passa macetes e faz uma mega revisão em uma lousa. Ele descomplica análise combinatória, os terríveis logaritmos e recebe comentários como “não gostava de matemática, agora estou gostando”. Quer mais motivos para seguir o profe?  

5 – Acompanhe exercícios de Física no TikTok   

Os vídeos do professor de física, Rafael Jadoski, são muito daora! Ele mostra o aprendizado dos diferentes efeitos da física na prática, com itens que a gente tem em casa. Assim, a associação com a teoria acontece ao mesmo e fica quase impossível errar na hora de encarar as perguntas mais difíceis nas provas.  

6 – Tire suas dúvidas de Biologia com os vídeos do TikTok 

O professor Gabriel Sampaio ama o TikTok! Entre os seus vídeos de dublagens e challenges, ele faz vídeos de perguntas e respostas que envolvem a disciplina de biologia. Tudo de uma forma inusitada, para você aprender de vez o conteúdo abordado. 

7 – Aprenda ciência no TikTok 

O perfil Microscópio & Ciências apresenta diferentes objetos, alimentos e outros itens no microscópio. É inusitado e muito legal ao mesmo tempo. Além da imagem, cada vídeo contém uma informação técnica, de química e biologia, sobre o item analisado da vez.

8 – Para estudar geografia no TikTok

A profe Lila Macena é a rainha dos vídeos de geografia na rede social. Ela adapta os famosos challenges em explicações da matéria. Tem muita dica e dancinhas por lá, impossível não amar. <3    

9 – Acompanhe curiosidades históricas no TikTok 

A Debora Aladim faz uma baita pesquisa para conseguir apresentar um fato histórico todos os dias. E tem de tudo, de Roma Antiga a cultura pop – que sim, também pode cair nos processos seletivos. São alguns segundos diários de aprendizado e entretenimento. Aproveite! 

10 – Dicas gerais para o Enem no TikTok  

A Ana Flavia Ribeiro faz um diário dos seus estudos para o Enem. Ela sempre compartilha dicas importantes que aprendeu em alguma aula com os seus professores. É uma ótima opção de conteúdo para reforçar conteúdo específicos e também para fazer uma rápida revisão.  

Esses são só alguns perfis, pois têm muitos vídeos surgindo diariamente por lá que ajudam super nos estudos. Fique sempre de olho nas hashtags #AprendaNoTikTok #Enem #Vestibular e, para reforçar o inglês, na hashtag #LearnOnTikTok.⁣⁣⁣

Veja também:
Como montar um plano de estudos;
Dicas para estudar para o Enem e vestibular durante a quarentena;
12 canais do YouTube para estudar para o Enem e vestibular;

TikTok como rede social de microaprendizado

A #LearnOnTikTok faz tanto sucesso por lá que já ultrapassou os 7 bilhões de visualizações da hashtag. Para você ter um ideia de como os vídeos sobre aprendizado têm ganhado força na rede social chinesa, o próprio TikTok, deve lançar em breve uma iniciativa para estimular a produção de conteúdo educativo a partir de universidades e escolas, contratando e remunerando centenas de especialistas para produzir conteúdo. 

Não restam dúvidas de que os vídeos da plataforma trouxeram mais dinamismo a aprendizagem, ensinando de um jeito que envolve e diverte. Então aproveite da melhor forma a plataforma! 

Mas antes de partir para os estudos, siga as nossas redes sociais: Facebook e Instagram, para acompanhar mais dicas legais e úteis como essas. 😉 

Fontes: BBC e Youpix.