Estamos há meses cumprindo o afastamento social, para a curva de contaminação do coronavírus baixar. Nesse período, boa parte das pessoas já conseguiram se adaptar à nova rotina, já outra parte luta para manter a produtividade e para ter dias saudáveis, o que fica ainda mais difícil para quem precisa conciliar os estudos com trabalho ou estágio. 

Mesmo tendo um espaço determinado, com horas definidas para realizar o estudo e exercer as atividades do trabalho, o estresse causado pela condição do confinamento é inevitável. 

A essa altura da pandemia, muitas pessoas já perceberam que as práticas consideradas ideais para um home office produtivo não se aplicam da mesma maneira para quem precisa conciliar várias atividades e para quem divide a casa com a família e tem filhos.

Para te ajudar a manter a concentração e conciliar todos os afazeres remotamente, separamos algumas dicas para aplicar nesse momento. Vamos lá! 

1 – Respire fundo: a sua produtividade pode cair.

como-ser-produtivida-no-home-office-da-quarentena

Não exija muito de si mesmo. Você teve uma rotina interrompida repentinamente.  Respire fundo e entenda a situação que estamos vivenciando e suas prioridades.  

Não se desgaste e fique ansioso(a) querendo dar conta de ver inúmeros cursos gratuitos, acompanhar todas as lives e querer ser produtivo(a) no tempo livre, que antes perdíamos no trânsito ou no deslocamento para casa.   

É natural ter uma queda de produtividade no trabalho numa situação tão excepcional como essa pandemia. Veja isso como parte de um processo, e para se acalmar, tente perceber os pequenos valores desse contexto de home office, como poder dormir um pouco mais, tomar o café da manhã com mais calma, brincar com o seu pet no meio do dia, entre outras pequenas coisas dessa rotina temporária.  

Também não compare as suas atividades com a dos seus amigos, colegas ou influencers compartilhadas nas redes sociais. Tenha em mente que aquelas imagens são apenas recortes de uma rotina. 

Os planos para 2020 viraram de cabeça para baixo e muitas pessoas têm aproveitado esse período de reclusão para avaliar diferentes aspectos e estabelecer novos hábitos, metas para quando tudo isso acabar. De acordo com especialistas, essa é uma atitude benéfica, desde que não seja um dos motivos de pressão adicional. 

Lembre-se: cada um de nós vai viver experiências diferentes nesse período. O mais importante é não se culpar, seja por não estar sendo produtivo ou por estar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo.  

2 – Estabeleça limites e comunique a sua família

Para conciliar os estudos com o home office, é necessário combinar planejamento com disciplina e diálogo. É necessário conversar e estabelecer os limites de espaço de cada um da família.

Explique para as pessoas da sua casa que naquele determinado período de tempo você não pode ser interrompido, pois precisa executar as suas atividades.  

Dessa forma, a sua família vai começar a perceber, entender e a respeitar a sua privacidade para realizar suas atividades.

3 – Improvise um ambiente fixo para o seu estudo e trabalho  

dicas-para-conciliar-o-home-office-e-os-estudos-na-quarentena

A escolha do local onde suas atividades serão realizadas ao longo do dia é um fator essencial, mas a gente sabe que as condições de uma sala de aula e do escritório de uma empresa são completamente diferentes da realidade de um cenário em casa. Então, a alternativa é improvisar um espaço da melhor maneira possível. 

Procure estabelecer um local fixo para a realização do seu trabalho e para acompanhar as aulas on-line. 

Fique atento(a) ao máximo de conforto possível, como escolher uma cadeira adequada e separar um suporte para deixar a tela do computador ou notebook na mesma altura do seu olhar, mesmo que esse suporte seja uma pilha de livros. São detalhes que podem influenciar diretamente na sua produtividade e na saúde física.    

Deixe os seus materiais sempre por perto, como caderno, caneta, garrafa de água e outros itens que você vai precisar ao longo do dia. Isso evita que você se distraia procurando por eles em outro ambiente da casa. 

4 – Siga à risca as pausas de almoço e cafezinho

Você já percebeu que, mesmo estando em casa o dia todo, o tempo está passando rápido demais? Essa sensação acontece, porque estamos emendando uma atividade na outra, sem dar o devido valor as pausas. 

Sendo assim, se o trabalho começa às 9h, ligue o computador alguns minutos antes, mas inicie as suas atividade apenas no horário certo.

Tente seguir à risca o horário de almoço. Faça a sua refeição e depois emende alguma atividade relaxante, como deitar um pouco no sofá, ver um episódio de uma série – tem muitas por aí com duração de 20 minutos 😉 – tomar sol, andar pelo jardim, atividades simples e relaxantes. Mas fuja dos gadgets, pois o tempo do intervalo vai passar voando e você não vai conseguir fazer uma pausa saudável.  

Também leve a sério as pausas rápidas, aquelas de 15 minutinhos no turno da manhã e da tarde. Aproveite o tempo para tomar um café, um chá, se alongar, ver a vista na janela, respirar fundo e se o sono bater, lavar o rosto pode dar uma revigorada para continuar as atividade do dia.

faça-intervalos-durante-o-estudo-e-o-trabalho-na-quarentena

Assim não haverá exaustão e você poderá retornar ao trabalho e ter um desempenho melhor ainda, por ter aliviado a tensão através de outras atividades.  

O intervalo entre a aula e o trabalho ou estágio também deve ser realizado. Deixe o computador de lado e aproveite a casa da maneira mais relaxante possível. Esses intervalos são extremamente valiosos para a saúde mental. 

5 – Cuide da sua alimentação e do seu sono 

Ficar em casa com o horário mais flexível e com comida sempre ao alcance são convites para uma alimentação desregrada. Mas nada disso! É hora de manter a saúde em dia.

É preciso fazer um esforço para preparar e consumir alimentos com maior teor nutricional, ricos em vitaminas e minerais, pois eles contribuem diretamente no nosso sistema imunológico e para deixar o organismo mais saudável. 

durma-bem-durante-a-qaurentena

Um sono de qualidade também é fundamental para manter a saúde durante a quarentena. Dormir entre 7 e 8 horas por noite revigora suas energias e mantém sua mente saudável.   

Não se alimentar direito ou não dormir a quantidade de horas suficientes por dia são hábitos que contribuem para o aumento do estresse, a indisposição e reduz a imunidade. Fique ligado(a)!

6 – Conte com a ajuda de aplicativos para cuidar da saúde mental e física  

Separamos dois aplicativos para você usar a qualquer momento do dia e relaxar. Um é o Daily Yoga e o outro é o Headspace. Eles oferecem diferentes séries rapidinhas de yoga e de meditação mindfulness, para usar a qualquer momento. Os apps são ótimos para você aproveitar durante os intervalos ao longo do dia. Conheça e adicione na sua rotina!   

Essas foram as dicas de hoje. Obviamente, em algumas ocasiões, não será possível seguir exatamente tudo. Mas a gente deseja muito que você consiga passar por esse período de pandemia de uma forma mais leve e tranquila. <3

Siga as nossas redes sociais: Instagram e Facebook, para acompanhar mais dicas nessa rotina quarentener. 

Fontes: Estadão.