Você provavelmente já ouviu falar muuuito sobre a famosa inteligência artificial: ChatGPT e, junto dele, surge a campeã de dúvidas: “O ChatGPT vai substituir as pessoas em seus empregos?” Adiantamos que não! 😅

Aqui na Católica SC, um dos nossos objetivos é transformar cada estudante em um profissional cada vez mais humano. Exploramos soft skills que são fundamentais para o mercado de trabalho e desenvolvemos habilidades que só nós, seres humanos, conseguimos fazer.

Neste artigo, vamos falar sobre a novela que envolve o ChatGPT: ele é um vilão ou mocinho? Vamos descobrir!

Episódio 1: ChatWho?

O ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial e é capaz de entender e responder perguntas, desde as mais simples até as mais complexas. A ferramenta também é capaz de elaborar textos, frases, análises de SEO, design e programação, sendo um gigantesco avanço tecnológico.

Episódio 2: Por que o ChatGPT seria uma ameaça a algumas profissões?

Assim que foi lançado, muitas especulações e dúvidas surgiram, principalmente entre os profissionais das áreas de comunicação, direito, recursos humanos e outras. Surgiram perguntas como: “Será que eu vou ser substituído por uma inteligência artificial? Será que ela vai ser melhor do que o trabalho humano?”.

A verdade é que o ChatGPT não chegou para tomar o lugar de ninguém, mas sim para potencializar toda a criação e capacidade humana. Por exemplo, ter o feeling e a sensibilidade humana de entender e saber como despertar sentimentos é algo que só nós seres humanos podemos fazer. E é nessas horas que o ChatGPT chega para dar aquela mãozinha.

Vamos para uma situação fictícia:

Imagine que você trabalhe como Social Media, atendendo às redes sociais de um cliente específico. Você sabe quem é o público, entende suas necessidades e o que desperta sentimentos neles. Chega o dia de produzir os conteúdos para este cliente, e você se vê sobrecarregado de demandas, mas também precisa otimizar o tempo sem perder a qualidade do material. O que você pode fazer?

Usar o ChatGPT para te dar uma ajudinha! Baseado em tudo o que você sabe sobre o seu cliente e seus produtos/serviços, você pode inserir essas informações dentro da plataforma, que trará textos, frases, imagens e programação de acordo com a sua descrição. A ideia é que ele te dê direcionamentos e caminhos para que você se adapte, tenha mais insights e entregue um material ainda mais personalizado.

Episódio 3: Essa novela não é mexicana e não tem vilão.

Atualmente, muitas empresas utilizam o ChatGPT como um facilitador de processos burocráticos, pois a função é justamente essa, abrir caminhos.

Episódio 4: O ChatGP é um grande aliado nos estudos.

Para quem gosta de testar novas técnicas de estudo, o ChatGPT pode ser um grande aliado. Com ele, você pode:

  1. Revisar as questões mais difíceis da aula ou da última prova;
  2. Praticar o pergunta/responde de temas específicos que você está estudando;
  3. Tirar suas dúvidas sobre aquele assunto novo que você está aprendendo;
  4. Criar um guia de estudo para facilitar seu dia a dia;

Episódio final: Todo mundo feliz. 

Realmente ele não apresenta riscos ou coloca profissões em extinção. E ele mesmo nos contou quando enviamos este artigo para a inteligência avaliar, veja só:
 


Então, que tal usar a tecnologia e toda essa inovação ao seu favor?

Ah! E falando nisso, acredita que um casal viralizou no TikTok por colocarem o motivo da briga deles no ChatGPT para a plataforma dizer quem estava errado ou certo? 

Realmente, o brasileiro precisa ser estudado. Veja aqui o vídeo. 😂

Mas lembre-se, esteja sempre atualizado.

O mundo está em constante evolução e tudo se transforma muito rápido. Não podemos prever o futuro, mas podemos nos manter atualizados de tudo o que está acontecendo.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com os seus amigos e não esqueça de nos acompanhar lá no insta: @catolicasc. Até a próxima!