Aconteceu de 7 a 9 de março, em Curitiba, no Paraná, o Colóquio Internacional, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em colaboração com a Universidade Nova de Lisboa e Université de Fribourg (Suisse), com o tema “Uma pedagogia para o viver em comum: direitos e deveres universais dos seres humanos e das comunidades”. O evento contou com a participação da Profa. Dra. Glaci Gurgacz, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, que apresentou o projeto de extensão “Imigrante Cidadão – Português para Imigrantes”.

A iniciativa, que acontece desde 2016, tem como objetivo ensinar a língua portuguesa para imigrantes, e é oferecida gratuitamente pela Católica SC, todos os sábados à tarde, das 14h às 17h, durante o ano letivo.

De acordo com a professora Glaci, no início, as aulas eram ministradas para haitianos, mas a demanda pelo curso ampliou-se e começaram a integrar o projeto imigrantes de outros países, como Itália, Tunísia, Rússia, Guiné-Bissau, Paquistão e Venezuela. “A crise política e econômica tem levado muitos cidadãos a deixar o país em busca de melhores condições de vida em outro lugar. E a aprendizagem da língua do país de acolhimento é um requisito fundamental no processo de integração. Com a necessidade de engajar-se rapidamente no mercado de trabalho brasileiro, os imigrantes sentem a urgente demanda de aprender o idioma oficial do país”, explica Glaci

No ano de 2020, teve início o isolamento decorrente da pandemia do coronavírus, que vitimou milhares de pessoas em todo o mundo. A partir de então, as aulas do Projeto Imigrante Cidadão passaram a ser ministradas pela Plataforma Teams e pelo Whatsapp. Em 2022, o ensino voltou a ser presencial nas dependências da Católica SC

Além do ensino gratuito da Língua Portuguesa, para acolher os imigrantes que chegam de seus países de origem, são arrecadados utensílios domésticos, móveis, materiais de higiene, roupas e alimentos. Os alunos também são orientados no preenchimento de documentos como, por exemplo, agendamento de renovação do Registro Nacional de Imigrante, CPF, Cadastramento no CRAS e pedidos junto ao INSS.

Para a professora Glaci, considerando a magnitude do Colóquio Internacional, vale ressaltar que o evento propiciou o acesso a uma rica bagagem intelectual, uma vez que possibilitou a divulgação de pesquisas científicas e ações voltadas à educação, por meio de relatos de experiências de um expressivo número jovens e adultos, oportunizando um intercâmbio de conhecimento. “Com efeito, a busca constante por novos conhecimentos possibilita-nos aperfeiçoar nossa prática pedagógica para que possamos atender as necessidades e especificidades do público com o qual trabalhamos. Afinal, por mais completo que um profissional possa considerar-se, sempre há algo novo para conhecer, e a busca pela melhoria é um processo contínuo”, ressalta.

Sobre a Católica SC

A Católica de Santa Catarina oferece uma estrutura completa e moderna para garantir a qualidade no ensino e na educação. Com unidades em Jaraguá do Sul e Joinville, o Centro Universitário possui cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e EAD. A instituição que é comunitária, ou seja, não tem fins lucrativos, e sim, reinveste todos os resultados na própria atividade educacional, possui nota máxima segundo o MEC e conta com uma Central de Carreiras que apoia todos os estudantes para a entrada no mercado de trabalho. Em 2023, a Católica SC comemora seus 50 anos de história, focando sempre no futuro e mirando a inovação, mas sem deixar de lado as próprias origens.