JARAGUÁ DO SUL

Conheça os novos cursos da Católica SC, uma das melhores IES do Brasil

Ciências da Segurança Públicasaiba mais

Está interessado na área jurídica? Então esse curso é para você

Horário das aulas: das 18h45min às 22h20min (noturno)

Duração: 3,5 anos

 

Tecnologia em Jogos Digitaissaiba mais

Está interessado na área de games? Então esse curso é para você

Horário das aulas: das 15h às 18h45min (vespertino)

Duração: 2,5 anos

 

Engenharia de Softwaresaiba mais

Está interessado na área de tecnologia da informação? Então esse curso é para você

Horário das aulas: das 18h45min às 22h20min (noturno)

Duração: 4 anos

 

JOINVILLE

Ciências da Segurança Públicasaiba mais

Está interessado na área jurídica? Então esse curso é para você

Horário das aulas: das 8h às 11h45min (matutino) e das 18h45min às 22h20min (noturno)

Duração: 3,5 anos

 

Tecnologia em Jogos Digitaissaiba mais

Está interessado na área de games? Então esse curso é para você

Horário das aulas: das 8h às 11h35 (matutino)

Duração: 2,5 anos

 

A Católica de Santa Catarina, uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil, segundo a Revista Exame, traz uma novidade para quem quer se diferenciar no mercado de trabalho com uma formação integral. A partir de 2018, o centro universitário oferecerá três novas opções de cursos: Ciências da Segurança Pública, Tecnologia em Jogos Digitais (nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville) e Engenharia de Software (em Jaraguá do Sul). Os bacharelados serão ofertados na modalidade presencial e as inscrições já estão abertas.

A pró-reitora acadêmica da Católica SC, Anadir Elenir Pradi Vendruscolo, destaca que as novas opções de graduação buscam formar profissionais qualificados para acompanhar as tendências do mundo corporativo. De acordo com ela, a decisão de ofertar os novos cursos ocorreu depois após a Instituição realizar uma pesquisa de mercado e constatar a necessidade da região de formar profissionais qualificados para trabalhar nas áreas de segurança e tecnologia, que estão em constante crescimento.

Anadir destaca que uma prova de que a Católica de Santa Catarina acompanha a evolução do mercado de trabalho e as demandas do mundo globalizado é o pioneirismo das opções oferecidas: o Curso de Ciências da Segurança Pública é inédito no Estado e possibilita ao graduado um amplo mercado de atuação. “Quanto mais as cidades crescem, maior é a necessidade de planejar programas e ações de combate ao crime para manter a população segura”, ressalta.

Em relação aos cursos de tecnologia, a novidade é que a região da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) – que engloba os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiú – passará a contar, pela primeira vez, com duas graduações voltadas a capacitar profissionais para desenvolver soluções em inovação.

O bacharelado em Tecnologia em Jogos Digitais (também conhecido como Design de Games) qualificará designers de games para criar e desenvolver jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou videogames. Em Santa Catarina, um dos Estados que mais produzem games no Brasil – com cerca de 200 empresas especializadas – a demanda por esse tipo de desenvolvedor é bastante alta, tornando a formação cada vez mais necessária.

Já o Curso de Engenharia de Software chega a Jaraguá do Sul após uma bem sucedida implantação na unidade de Joinville, onde já é oferecida desde o começo do ano. O objetivo é atender à necessidade de manter as empresas competitivas em um dos maiores polos industriais do Estado, com o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aumentem a produtividade do trabalho.

Só em Santa Catarina, o setor de tecnologia da informação movimentou R$ 11,4 bilhões em 2015, conforme levantamento da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), em parceria com a Neoway.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (47) 3275-8200 (Católica SC em Jaraguá do Sul) ou (47) 3275-9700 (Católica SC em Joinville).

Graduações acompanham as tendências do mercado

A pró-reitora acadêmica da Católica SC, Anadir Elenir Pradi Vendrusculo, comenta que as novas graduações desenvolverão nos estudantes as competências necessárias para buscar oportunidades não só na região, mas em qualquer parte do Brasil e do mundo. “A demanda de profissionais qualificados nas áreas de segurança e tecnologia cresce constantemente, independentemente do lugar”, avalia.

Anadir afirma que as matrizes curriculares foram pensadas para possibilitar a formação integral do aluno, aliando conhecimentos técnicos e humanísticos. Um dos destaques é o Projeto Comunitário – componente curricular em que acadêmicos de todos os cursos devem cumprir 30 horas de participação em projetos sociais. O objetivo é aproximá-los da comunidade, despertando a reflexão sobre as diferentes realidades do mundo e motivando a prática do voluntariado.

“Dessa forma, a Católica SC coloca em prática a sua missão, que é formar cidadãos humanos, éticos, justos e solidários para a transformação da sociedade, por meio de processos educacionais de excelência”, ressalta.

Um dos diferenciais do Curso de Ciências da Segurança Pública, por exemplo, é que é que ele terá 28 disciplinas comuns à graduação em Direito, já oferecida pela Instituição. Dessa forma, a nova opção ofertada possibilita que profissionais já formados em Direito possam ampliar suas opções de carreira. “Essa equivalência de conteúdos possibilita que o profissional obtenha duas titulações em menos tempo”, pontua o coordenador do bacharelado, Maikon Cristiano Glasenapp.

No Curso de Design de Games, o destaque é a parceria firmada entre a Católica SC e as maiores desenvolvedoras de software do mundo: Apple, Microsoft, Unity e Adobe. O objetivo é garantir que os alunos tenham acesso a todos os recursos possíveis para produzir os jogos eletrônicos. “Esse diferencial permite que os estudantes estejam sempre atualizados em relação ao que há de mais moderno no mercado. A formação permite que eles tornem-se profissionais capazes de acompanhar as tendências desse setor em constante evolução”, avalia o coordenador da graduação, Maurício Henning.

No bacharelado em Engenharia de Software, a ênfase é a fábrica experimental de software, onde os acadêmicos desenvolverão projetos em parceria com empresas interessadas em criar produtos ou serviços inovadores. O professor Maurício Henning, que também coordenará esse curso, afirma que a experiência permite que o aluno alie a teoria com a prática do mercado e, ao mesmo tempo, contribua com o crescimento tecnológico da região com a criação de soluções inovadoras.