O brilho nos olhos denuncia a felicidade que tomou conta dos alunos da Escola Municipal Francisco Solamon, no Bairro Três Rios do Norte, na tarde desta terça-feira (18), no encerramento do projeto Lutar pela vida em Jaraguá do Sul.

“Meu sonho é ter a faixa preta”, diz o pequeno João Augusto, 11 anos, um dos 40 integrantes da turma, formada este ano. Os pais do garoto, Salésio e Ivone de Luca, não escondem a alegria com o desempenho do filho. “Ele sempre quis fazer capoeira, quando foi divulgado que haveria as aulas de karatê, não perdeu tempo. É algo muito bom para as crianças, que podem usar esta energia para o bem e não seguir outros caminhos”, comentam.

O projeto Lutar pela vida é uma iniciativa da Católica de Santa Catarina, ADIPROS – Associação de Promoção Social da Diocese de Joinville e do Grupo Marista. São duas turmas, em Joinville e em Jaraguá do Sul, que são assistidas por professores, com a finalidade de oportunizar a inclusão social por meio do esporte, com aulas de karatê, e fortalecer valores de cidadania, respeito, saúde e educação às crianças e adolescentes através de palestras e outras atividades que contribuem na preparação para a vida.

Os alunos de Jaraguá do Sul participaram de uma programação especial de conclusão das atividades em 2012. Para os pais e convidados, realizaram uma pequena demonstração do que aprenderam e depois receberam presentes doados por professores e funcionários da Católica SC e da comunidade.

Na avaliação do professor responsável pela turma, Manuel Zacarias, os alunos alcançaram resultados positivos nestes primeiros meses de atividades. O diretor da escola, Luciano José Ross, comenta que a chegada do projeto representa uma conquista para a comunidade. “Procuramos selecionar um grupo bem heterogêneo, com crianças de diferentes níveis de comportamento, para que todos se sentissem integrados no mesmo propósito, e o resultado tem sido muito bom na comunidade”. A escola conta com 440 alunos, e a expectativa do diretor é de que o projeto possa ser ampliado no futuro. “Estamos estudando muitas possibilidades de ampliar o trabalho, mas isto depende sempre de espaço nas escolas. O certo é que até o momento o projeto se desenvolve muito bem, dando oportunidades a estas crianças”, completa o reitor da Católica SC, Robert Burnett.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8237 ou (47) 3273-7224.