Na última segunda-feira, 6, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu e a Central de Transmissão de Furnas, em Foz do Iguaçu (PR). A turma estava acompanhada dos Jaisson Potrich dos Reis, José Augusto da Matta Guedes, Oswaldo José Mabba e Junior Antunes Koch.
O professor José explicou que o Sistema de Transmissão de Furnas consiste em três linhas de transmissão em corrente alternada – responsáveis por transmitir a tensão gerada em 60 Hz pelos geradores de Itaipu -, e por duas linhas em corrente contínua de ± 600 kV, que transmitem a energia comprada do Paraguai.
A turma também conheceu de perto as instalações físicas da subestação, linhas de transmissão, filtros de harmônicos e a unidade conversora de corrente alternada para corrente contínua. Ali, a tensão gerada em 50 Hz pelos geradores pertencentes ao Paraguai é convertida para corrente contínua e transmitida até a subestação de Ibiúna, em São Paulo – onde é novamente convertida para corrente alternada, porém em 60 Hz.
Outro local visitado foi a estrutura onde estão localizadas as turbinas, os geradores, o reservatório e a sala de comando, entre outras áreas específicas. Para se ter a ideia do tamanho e capacidade produtiva de Itaipu, nesta área a vazão volumétrica era de aproximadamente 9 milhões de litros de água por segundo.
Para o professor Jaisson, a visita à maior usina hidrelétrica brasileira contribuiu para complementar os conteúdos ministrados em várias disciplinas dos cursos de engenharias da Instituição.