O engenheiro Fabricio de Souza da ArcelorMittal participou na última quinta-feira (18) de uma palestra sobre aços aplicados à indústria automobilística, com os acadêmicos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da Católica SC em Joinville.

Fabricio apresentou as principais preocupações mundiais do setor automotivo, sendo a principal delas, a redução na emissão de poluentes. Para isto, os carros tem se tornado mais leves e o aço é foco principal de estudos para redução de peso, de forma a garantir a qualidade e segurança do veículo. O palestrante destacou alguns exemplos dos ensaios de  crash test (teste de impacto frontal), realizados pela Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina) que avalia a segurança de um veículo, classificando-o  de uma a cinco estrelas de proteção. Apontou que os carros nacionais deverão passar nos próximos anos por este teste, visto que a  segurança dos automóveis produzidos no Brasil é preocupante. 

De acordo com Fabricio, hoje o Brasil produz  carros globalizados,  a qualidade dos materiais utilizados nestes carros é diferente em relação aos materiais utilizados nos carros da Europa, por exemplo, onde são usados “aços de alta resistência” em determinadas partes da carroceria que conferem maior segurança e integridade aos ocupantes do veiculo.  De acordo com a revista Quatro Rodas, “os automóveis mais baratos à venda no Brasil e em vários países da América Latina estão vinte anos defasados em relação às normas vigentes na Europa e nos Estados Unidos”.