De 22 a 26 de julho de 2013, acadêmicos dos cursos de Engenharia da Católica de Santa Catarina participam da Maratona Universitária de Eficiência Energética, evento que ocorre em São Paulo com o objetivo de divulgar pesquisas e projetos de veículos inovadores quanto ao uso de combustíveis em três categorias: gasolina, etanol e eletricidade.

As unidades da Católica SC de Joinville e de Jaraguá do Sul estarão representadas por 15 estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, de Produção, Elétrica e Civil, além dos professores responsáveis pela coordenação e orientação, divididos em equipes de projetos, estrutura, carenagem, motor, segurança e no gerenciamento de um protótipo de veículo automotivo. Em sua décima edição, as provas para avaliação dos modelos acontecem no Kartódromo Ayrton Senna, na capital paulista, e envolve estudantes de todo o Brasil.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Católica SC, professor Moisés Luiz Parucker, trata-se de uma oportunidade valiosa para os acadêmicos compreenderem a importância de um projeto que envolve o trabalho integrado nas áreas de formação em qualquer segmento produtivo. Embora o objetivo da prova seja demonstrar a eficiência do veículo percorrendo a distância estabelecida com menor consumo de combustível, o professor destaca o valor da iniciativa do ponto de vista da formação integral do futuro profissional de engenharia. “É lançado o desafio de trabalho em equipe para desenvolvimento de um projeto. É uma oportunidade para que o estudante universitário possa construir conceitos, desenvolver competências e atitudes para analisar, questionar, discutir e decidir sobre questões relacionadas a sua profissão e a sua condição como cidadão. É a possibilidade de compreender melhor as relações estabelecidas em seu entorno  em um contexto mais amplo, de forma que ele possa posicionar-se no futuro  de forma crítica e propor ações criativas e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida”,  avalia Moisés.

Para o desenvolvimento do protótipo, os estudantes vêm participando de diversos encontros visando organizar todas as etapas do projeto que resultará na apresentação do modelo, movido a gasolina. Liderados pelo acadêmico Valdir Luiz Cipriano Neto, que é o capitão da equipe, os estudantes tiveram como um dos primeiros passos práticos a busca de parcerias e patrocinadores que viabilizassem o desenvolvimento do projeto.

“Do conteúdo repassado de aula, ao trabalho mais prático com o primeiro desenho, a etapa de soldagem e nos testes de campo, a equipe percebem a importância da motivação para a pesquisa e o desenvolvimento da capacidade de gestão na medida em que é possível ver a evolução do projeto. Isto dará aos estudantes uma visão mais holística, a capacidade de trabalhar de maneira interdisciplinar”, afirma o professor-orientador Luciano de Souza Ribeiro Bueno.

Ao lado do aprendizado acadêmico, os dois professores entendem que a presença em eventos de caráter competitivo abre oportunidades para que os estudantes conheçam a realidade do mercado. “Muitos destes jovens serão os profissionais de empresas de ponta no segmento automotivo, e protótipos apresentados em uma iniciativa estudantil são embriões de modelos que poderão ser aproveitados pelos fabricantes”, completa o professor Moisés.