O acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Cataria em Jaraguá do Sul, Bruno Goulart Schwinden, desenvolverá projeto de Iniciação Científica em parceria com o Centro Tecnológico da Marinha (CTM-SP). Para essa atividade, o CTM-SP alocará para o acadêmico uma bolsa de pesquisa do CNPq, de um ano.

No CTM-SP é desenvolvido o Programa Nuclear da Marinha do Brasil, que visa à capacitação no domínio dos processos tecnológicos, industriais e operacionais de instalações nucleares aplicáveis à propulsão naval.

Segundo o Comandante do CTM-SP, CC (EN) Mário Alves dos Santos Junior, o motor principal de um submarino é acionado através de conversores estáticos de potência, que geram harmônicos para o sistema de alimentação. Assim, torna-se imprescindível a utilização de ferramentas de aquisição de dados e sensores adequados para o monitoramento dos efeitos adversos deste fenômeno.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Professor Djonny Weinzierl, “o objetivo do trabalho de Iniciação Científica é realizar um estudo que compreenda o equacionamento analítico e a simulação computacional de bobinas de Rogowski de forma a serem empregadas na medição precisa de energia elétrica. As bobinas de Rogowski se apresentam como dispositivos de medição capazes de realizar tal tarefa com precisão”.

Na Católica de Santa Catarina, o acadêmico será orientado pelo Professor Pablo Dutra da Silva, que desenvolve seu Doutorado, na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Compatibilidade Eletromagnética.