O percurso acadêmico do assessor jurídico João Albuquerque, egresso da turma de 2022 do curso de Direito, é um testemunho vivo de como a graduação não apenas oferece conhecimento para o profissional, mas também é um cenário para construção de relações humanas significativas.

Mesmo enfrentando os desafios da pandemia da Covid-19, período que forçou a migração para aulas online e posteriormente para o formato híbrido, ele não apenas manteve a motivação para os estudos em dia, como uma constante busca por lapidar sua melhor versão em cada passo da jornada acadêmica.

Desde o segundo ano do curso, João, que é natural de Joinville, mergulhou em estágios, experiências que destaca terem ajudado fortemente a direcionar sua vida acadêmica e profissional. Para ele, especialmente os estágios, se mostraram importantes para dar uma perspectiva do mundo do direito, na prática, e apresentar a gama de possibilidades na área.

Seus primeiros passos foram no Fórum de Joinville, onde começou a estagiar no Cartório da 4ª Vara Cível e, posteriormente, foi transferido para atuar junto ao gabinete da Vara. “Foram quase dois anos de muitos aprendizados onde conheci profissionais incríveis que respeito muito, que me inspiram e que hoje posso chamar de colegas de profissão”, coloca.

Após a conclusão do estágio no Fórum, ingressou em um escritório de advocacia, o que lhe proporcionou uma visão abrangente tanto sobre as atividades no setor público quanto no privado. A dedicação e o esforço empenhados na rotina envolvendo teoria e prática foram recompensados antes mesmo da formatura.

Ao final do ano de 2022, João já havia conquistado a aprovação na OAB: aguardava apenas a colação de grau para tirar as credenciais e iniciar a vida na advocacia. Foi quando a professora Helena Schiessl Cardoso, a quem considerou uma mentora desde o primeiro semestre, indicou-o para uma vaga de assessor jurídico, abrindo portas para uma oportunidade única no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

“Um juiz de Joinville estava indo para Florianópolis e havia lhe pedido para indicar alguns alunos para participar de uma seleção. Ela disse que pensou em mim. Enviei meu currículo e fui chamado para a entrevista, no mesmo dia da minha colação de grau, algumas horas antes da cerimônia”, conta.

Poucos meses após a colação de grau, João mudou de cidade e teve o privilégio de começar a vida profissional como assessor jurídico de um Desembargador Substituto no Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Sua história é um exemplo de como a jornada acadêmica vai além da sala de aula, moldando não apenas o conhecimento, mas também as relações humanas essenciais para o sucesso profissional. “A faculdade não é apenas um local para adquirir conhecimento jurídico, mas também uma vitrine que revela o tipo de pessoa e profissional que cada estudante pode se tornar”, reflete.

Dessa forma, se há um conselho que o egresso faz questão de deixar aos acadêmicos da Católica SC é aproveitar as oportunidades da vida acadêmica, levando os estágios e as aulas a sério. “É bom saber se portar conforme a situação que lhe é apresentada, ser pontual, se dedicar e ser proativo, até no lidar com críticas e situações adversas nesses locais”, completa.

“Todos os lugares que passei durante a graduação foram essenciais para moldar o profissional que sou e me direcionar no mundo do direito, não só com o conhecimento jurídico que obtive e que foi essencial durante o curso, mas também com as habilidades socioemocionais que ali foram desenvolvidas”, reforça.

João enfatiza a importância de achar um equilíbrio e potencializar as experiências sociais que a faculdade tem a oferecer, visto que aproveitar os momentos de descontração e socialização também contribuem para o propósito profissional.

Aos 23 anos, ele tem nas amizades conquistadas uma das questões mais gratificantes dos tempos da graduação. “Creio que as relações humanas, de amizade, que surgiram nesses cinco anos de curso, tornaram essa experiência mais leve e estimulante. Estávamos sempre lá uns para os outros, nos ajudando nos momentos de dificuldade, nos incentivando e dividindo os fardos. As pessoas que você tem contato ali podem ser aquelas que te apresentarão as oportunidades”, finaliza.