As tão esperadas férias de verão existem para você descansar e curtir – todos os dias – sem culpa. Mas como são cerca de dois meses livres, depois de poucas semanas é comum o tédio acabar aparecendo. 

É claro que opções de coisas para fazer não faltam e, embora você esteja animado(a) para sair por aí e viajar, dessa vez, as férias precisarão ser mais tranquilas, com programas caseiros ou com a companhia de poucas pessoas, sem esquecer da máscara e de todos os cuidados necessários.

Mas, ei, respira! Porque curtir as férias em casa também pode render dias super divertidos. Para te provar isso, listamos alguns programas que você pode fazer nas próximas semanas. Vamos lá:

10 formas de curtir as férias da faculdade sem sair de casa

1. Pratique seu esporte favorito ou se aventure em um novo
Esse é o momento de fazer ou voltar a fazer a atividade física que você mais gosta sem se cobrar tanto por falta de tempo.

2. Coloque a leitura em dia

Sabe aquele livro que você comprou e deixou de lado porque estava sem tempo? Ou aquele que te indicaram e que tem a fama de super legal? Que tal ler algumas páginas dele por dia? 

Não importa se são histórias em quadrinhos, livros de negócios, romance, autoajuda… O que vale é aproveitar parte do tempo livre para se atualizar e riscar da lista de leitura alguns dos títulos que você estava querendo ler.

A leitura vai te ajudar a relaxar e, conforme o enredo, você vai entrar com tudo na história, pode apostar! 

3. Um dia (ou vários) de chef 

Certamente já passou alguma receita deliciosa pelo seu feed e deu aquela vontade de prepará-la. Mas, por algum motivo ou falta de tempo, você acabou não fazendo. Então, chegou a hora de se arriscar na cozinha e caprichar em um ou em vários pratos especiais.

Vale fazer um prato, um menu completo ou até um bolo de caneca no microondas – esse é bem facinho, viu? rs! 

4. Descobrir um novo artista ou pesquisar tudo sobre uma banda antiga

Quando foi a última vez que você se identificou com uma música ou um artista e ficou ouvindo em looping por horas e dias?  

Além de passar o tempo e descobrir curiosidades que você nem imaginava, pesquisar sobre um novo artista vai te proporcionar conhecer mais sobre o gênero musical, além de ampliar o seu repertório e garantir indicações interessantes para passar para os amigos.

5. Maratonar séries, óbvio!

Os streamings não brincam em serviço quando o assunto é série, né? É uma produção mais legal que a outra saindo toda semana e haja tempo para ver tantos episódios e temporadas assim.

Mas calma, faz a sua listinha de série aí e se joga, porque agora você pode maratonar tudo sem culpa. 

6. Seja um voluntário  

Participar de um trabalho voluntário também pode ser uma ótima opção para aproveitar as férias e realizar atividades com propósitos. 

Mesmo em tempos de distanciamento social, existem muitas pessoas e organizações que precisam da sua ajuda e colaboração. Então, que tal colocar a mão na massa?

Escolha uma atividade que combine mais com o seu perfil, seja para lidar com pessoas ou cuidar de animais, por exemplo.



Busque alternativas para ajudar no seu bairro ou cidade. Você também pode contar com a ajuda da equipe do Projeto Comunitário da Católica SC para encontrar os lugares que estão precisando do seu apoio neste momento.

7. Aproveite o tempo para curtir a família e os amigos

A correria das aulas, trabalho, estágio… Faz os dias e meses passarem rapidinhos. Quando percebemos, já tem um bom tempo que não falamos com os amigos mais antigos ou não curtimos um tempo com mais calma e qualidade com a família.

Entre em contato com os familiares e amigos que você deseja rever e combine com eles o que fazer. Pode ser um almoço, curtir um filme junto ou uma noite de brincadeiras, lanches e música boa, on-line ou presencial, o que a sua criatividade mandar! 🙂

8. Faça planos para o futuro

Sonhar com o futuro e traçar metas, seja pensando na sua vida pessoal ou profissional, é algo que pode ser feito todos os dias. Mas fazer planos é um passo diferente, porque precisa de tempo para pensar, fazer pesquisas e considerar diversos aspectos importantes.

Pense no que você deseja conquistar no próximo ano e daqui a cinco anos. Analise também o que você está fazendo agora na sua rotina e que, de alguma forma, está impactando ou pode impactar no alcance desses objetivos.

Aproveite alguns dias das férias de verão para pensar nessas questões e estabelecer metas realistas para o próximo ano.

Com certeza, nesse período você vai fazer isso de uma forma mais tranquila, com a cabeça descansada e vai ser muito útil para o seu sucesso.

9. Faça um curso diferente

Que tal se aventurar em um curso nessas férias? A gente vive correndo atrás de cursos para aprimorar o nosso lado profissional, mas apostar em um aprendizado bem diferente pode ampliar a sua visão de mundo e pode ser mais agradável, deixando os dias de férias mais leves e envolventes.

Os cursos on-line têm um bom custo benefício e oferecem uma variedade incrível de temas. Dá para fazer de um tudo, a world wide web é o limite! 

Agora, se você está pensando em fazer cursos que agreguem no seu currículo e na vida profissional, tudo bem também. Aliás, temos até uma lista prontinha com várias opções de cursos gratuitos ou com um precinho bem camarada. Dá uma olhadinha, porque vale a pena: 11 sites com cursos gratuitos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional

10. Descubra um hobby novo
Aprender um hobby é prazeroso, acrescenta nos seu desenvolvimento pessoal e pode ser muito relaxante.

Claro que muitas coisas exigem um maior tempo de aprendizado e concentração no início, e é por isso que as férias é o período mais adequado para se aventurar em um novo hobby.

Depois, será mais fácil manter a regularidade e você não vai sentir a pressão de conciliar essa atividade com os compromissos importantes do dia a dia. Pelo contrário, vai ser o seu momento de descontração da semana. 

Entre alguns hobbies que você pode aprender estão: tocar um instrumento, desenhar, pintar, fotografia, começar uma nova coleção, aprender um jogo de tabuleiro

Aqui a regra é clara: divirta-se! Afinal, é tempo de FÉRIAS. 🙂

Depois de tantas dicas, fica com você escolher o que fazer! Aproveite o período para descansar e fazer várias coisas legais. Assim, você vai retornar para o ano letivo com muito mais disposição e energia para aprender.

Ahh, só lembrando que ao longo do recesso de verão vão rolar alguns desafios de entretenimento, valendo brindes, lá no Católica Club com o tema “férias”. 

Ainda não é membro?
Faça sua inscrição agora por aqui usando o seu e-mail institucional. Te esperamos lá!

Fontes: Universia, Capricho, Rock Content