Católica SC

A- A+ ?

BIOMEDICINA

Sobre o curso

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o curso de Biomedicina leva em conta a formação global do profissional, tanto técnico-científica quanto comportamental. As disciplinas são estruturadas em quatro grandes áreas: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Biomedicina.

A profissão

O bacharel em Biomedicina é um profissional generalista, humanista com capacidade crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, tendo capacidade para exercer as atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e às ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A proposta pedagógica de formação do profissional de biomedicina egresso parte das necessidades regionais e locais de saúde, elaborada a partir da articulação do NDE com os setores público e privado e desenvolvida em consonância com as regionalidades do mundo de trabalho. O egresso deve estar atento às práticas emergentes na biomedicina, avaliando com senso crítico as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica na área. Por fim, deve ser capaz de interagir com a sociedade e reunir condições de liderança, gerenciamento, empreendedorismo e inserção social, trabalhando em equipes interdisciplinares e multiprofissionais, como também estar apto a inovar em seu próprio negócio.

Áreas de atuação

Conforme resolução federal do Conselho Federal de Biomedicina, o bacharel em Biomedicina possui um amplo mercado de trabalho, podendo atuar em 37 tipos de habilitações, entre elas: laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; estética;
diversas outras áreas da saúde.

Motivos para estudar na Católica SC

O curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina é pautado na demanda da região, bem como em diretrizes e fundamentações específicas. O curso oferece oportunidades para que o acadêmico tenha uma formação completa: é possível cursar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse (optativas); participar de Projetos Comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC) e de outras atividades complementares extracurriculares.

Corpo Docente

  • ACHILLES SANTOS SILVA JUNIOR

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 1988. - GRADUAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 1991. - ESPECIALIZAÇÃO: ADMINISTRAÇÃO INDUSTRIAL, FERJ - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE, 1994. - ESPECIALIZAÇÃO: INFORMÁTICA, FERJ - FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE, 1998. - MESTRADO: CIENCIA DA COMPUTAÇÃO, UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2001.

  • ANADIR ELENIR PRADI VENDRUSCOLO

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS, FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DE BLUMENAU, 1981. - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS - HAB. BIOLOGIA, UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 1987. - ESPECIALIZAÇÃO: CIÊNCIAS - OPÇÃO BIOLOGIA, FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, 1987. - ESPECIALIZAÇÃO: METODOLOGIA E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO, FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE, 1998. - MESTRADO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE, UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2002. - DOUTORADO: EDUCAÇÃO, PUCSP - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, 2017.

  • DAIANI CRISTINA SAVI

    - GRADUAÇÃO: BIOMEDICINA, UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, 2008. - ESPECIALIZAÇÃO: MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2015. - DOUTORADO: MICROBIOLOGIA, PATOLOGIA E PARASITOLOGIA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2015. - PÓS-DOUTORADO: GENÉTICA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CURSANDO.

  • DIANCLEN DO ROSARIO IRALA

    - GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM FÍSICA, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2005. - MESTRADO: CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2007. - DOUTORADO: FÍSICA, ITA - INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA, 2014.

  • DOUGLAS DO NASCIMENTO

    - GRADUAÇÃO: FÍSICA, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2007. - MESTRADO: FÍSICA, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2013.

  • ELAINE GROPP

    - GRADUAÇÃO: FARMÁCIA, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 1996. - ESPECIALIZAÇÃO: CIÊNCIA DO LABORATÓRIO CLÍNICO, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2001. - ESPECIALIZAÇÃO: HEMATOLOGIA LABORATORIAL, UNICERES - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO CERES DE EDUCAÇÃO, 2006. - MESTRADO: FARMÁCIA, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2004.

  • GLACI GURGACZ

    - GRADUAÇÃO: LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS E FRANCÊS, FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE CASCAVEL, 1976. - ESPECIALIZAÇÃO: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS, UNIVALI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, 1999. - MESTRADO: CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, UNISUL - UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, 2006. - DOUTORADO: LITERATURA, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2012.

  • LUIS EDUARDO MAESTRELLI BIZZO

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2005. - MESTRADO: CIÊNCIAS, USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2008. - DOUTORADO: CIÊNCIAS, USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2012. - PÓS-DOUTORADO: BIOLOGIA CELULAR, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014.

  • MATHEUS VINICIUS DE OLIVEIRA BRISOLA MACIEL

    - GRADUAÇÃO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2011. - MESTRADO: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014. - DOUTORADO: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2019.

  • RAFAEL DUTRA DE ARMAS

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2004. - MESTRADO: AGRONOMIA, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ, 2008. - DOUTORADO: CIÊNCIAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2012. - PÓS-DOUTORADO: BIOTECNOLOGIA E BIOCIÊNCIAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014. - PÓS-DOUTORADO: RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2016.

  • SIMONE MOREIRA SOARES

    - GRADUAÇÃO: FARMÁCIA BIOQUÍMICA, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2005. - MESTRADO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2012.

  • YANA PICININ SANDRI LISSARASSA

    - GRADUAÇÃO: BIOMEDICINA, UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA, 2009. - ESPECIALIZAÇÃO: ANÁLISES CLÍNICAS, FEEVALE, 2010. - MESTRADO: ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE, UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2017.

Egressos do Curso

Renan Andrade
Renan Andrade
BIOMEDICINA |
Joinville
Piano e hipismo têm uma coisa em comum: árdua dedicação. E é com este ingrediente especial que o biomédico Renan Andrade de Ataide desenvolve as atividades em sua vida. “Acredito que devemos ser a melhor versão de nós mesmos naquilo que nos dispomos a fazer. Eu adoro a verdade que há na essência das pessoas quando fazem as coisas com paixão”, afirma Renan, que fez um ano do curso de mestrado em Biomedicina Avançada na Umeå University, na cidade de Umeå, ao norte da Suécia.

Formado em piano, e tendo competido através do hipismo pelo Estado de Santa Catarina durante oito anos, Renan usa os conhecimentos aprendidos com estas duas atividades para se superar no campo profissional e também na vida pessoal. Atuando como coordenador de um curso técnico do Instituto Pró-Rim, Renan está imerso neste universo, à frente de cada etapa do trabalho e ajudando a desenvolver pessoas. “Na minha opinião, nenhum resultado é alcançado sem esforço. É preciso muita dedicação e respeito ao próximo para se chegar aonde quer.” Para o futuro, planeja buscar ainda mais conhecimento no campo profissional e se desenvolver por meio de viagens, novas culturas e o contato com as pessoas.

Faça parte dessa história você também!

Joinville - Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 109, de 04 de fevereiro de 2021, publicada no Diário Oficial da União, Seção 1, pág. 56, de 05 de fevereiro de 2021.

Avaliação do Curso

  • Entre os 10 melhores cursos privados do Brasil

    Enade 2019 - centros universitários privados sem fins lucrativos.

Unidades com este curso

Joinville
Rua Senador Felipe Schmidt, nº 228
Centro

Coordenadores

  • SIMONE MOREIRA SOARES
    SIMONE MOREIRA SOARES
    • Joinville
    47 3145-9713
    Que bom encontrar você aqui! Sou a Profa. Simone, coordenadora deste curso. Sou formada em Farmácia Bioquímica com mestrado em Saúde e meio ambiente. Ficou com alguma dúvida sobre o curso?

Investimento

  • Joinville
    De R$1.800,00
    Por R$1.534,00 (ingressantes 2021)
    MATUTINO / NOTURNO
Inscreva-se
Formando os novos líderes do mercado
Dias realizando sonhos
+ de
Cursos disponíveis
Unidades