Católica SC

A- A+ ?

BIOMEDICINA

Sobre o curso

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o curso de Biomedicina leva em conta a formação global do profissional, tanto técnico-científica quanto comportamental. As disciplinas são estruturadas em quatro grandes áreas: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Biomedicina.

A profissão

O bacharel em Biomedicina é um profissional generalista, humanista com capacidade crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, tendo capacidade para exercer as atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e às ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A proposta pedagógica de formação do profissional de biomedicina egresso parte das necessidades regionais e locais de saúde, elaborada a partir da articulação do NDE com os setores público e privado e desenvolvida em consonância com as regionalidades do mundo de trabalho. O egresso deve estar atento às práticas emergentes na biomedicina, avaliando com senso crítico as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica na área. Por fim, deve ser capaz de interagir com a sociedade e reunir condições de liderança, gerenciamento, empreendedorismo e inserção social, trabalhando em equipes interdisciplinares e multiprofissionais, como também estar apto a inovar em seu próprio negócio.

Áreas de atuação

Conforme resolução federal do Conselho Federal de Biomedicina, o bacharel em Biomedicina possui um amplo mercado de trabalho, podendo atuar em 37 tipos de habilitações, entre elas: laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; estética;
diversas outras áreas da saúde.

Motivos para estudar na Católica SC

O curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina é pautado na demanda da região, bem como em diretrizes e fundamentações específicas. O curso oferece oportunidades para que o acadêmico tenha uma formação completa: é possível cursar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse (optativas); participar de Projetos Comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC) e de outras atividades complementares extracurriculares.

Corpo Docente

  • DAIANI CRISTINA SAVI

    - GRADUAÇÃO: BIOMEDICINA, UNIPAR - UNIVERSIDADE PARANAENSE, 2008. - ESPECIALIZAÇÃO: MICROBIOLOGIA, PARASITOLOGIA E PATOLOGIA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2015. - DOUTORADO: MICROBIOLOGIA, PATOLOGIA E PARASITOLOGIA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2015. - PÓS-DOUTORADO: GENÉTICA, UFR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, CURSANDO.

  • DIB AMMAR

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 1997. - MESTRADO: NEUROCIÊNCIAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2002. - DOUTORADO: CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS, UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, 2009. - PÓS-DOUTORADO: BIOLOGIA CELULAR, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2015.

  • DOUGLAS DO NASCIMENTO

    - GRADUAÇÃO: FÍSICA, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2007. - MESTRADO: FÍSICA, UDESC - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA, 2013.

  • ELAINE GROPP

    - GRADUAÇÃO: FARMÁCIA, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 1996. - ESPECIALIZAÇÃO: CIÊNCIA DO LABORATÓRIO CLÍNICO, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2001. - ESPECIALIZAÇÃO: HEMATOLOGIA LABORATORIAL, UNICERES - UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO CERES DE EDUCAÇÃO, 2006. - MESTRADO: FARMÁCIA, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2004.

  • GABRIELLA BETTIOL FELTRIN

    - GRADUAÇÃO: NUTRIÇÃO, UNIVALI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ, 2005. - ESPECIALIZAÇÃO: NUTRIÇÃO CLÍNICA, FACULDADE CBES, 2008. - MESTRADO: NUTRIÇÃO, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2013.

  • HEIDI PFUTZENREUTER CARSTENS

    - GRADUAÇÃO: FARMÁCIA, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2002. - ESPECIALIZAÇÃO: MBA EM GERÊNCIA DE SAÚDE, FGV - FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, 2007. - MESTRADO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2015. - DOUTORADO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, CURSANDO.

  • LAIANA SCHNEIDER

    - GRADUAÇÃO: BIOMEDICINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, 2012. - ESPECIALIZAÇÃO: GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL, UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, CURSANDO. - MESTRADO: CIÊNCIAS MÉDICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2015. - DOUTORADO: CIÊNCIAS MÉDICAS, UFRGS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, 2019.

  • LUIS EDUARDO MAESTRELLI BIZZO

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2005. - MESTRADO: CIÊNCIAS, USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2008. - DOUTORADO: CIÊNCIAS, USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2012. - PÓS-DOUTORADO: BIOLOGIA CELULAR, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014.

  • MATHEUS VINICIUS DE OLIVEIRA BRISOLA MACIEL

    - GRADUAÇÃO: TECNOLOGIA EM ALIMENTOS, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, 2011. - MESTRADO: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014. - DOUTORADO: CIÊNCIA DOS ALIMENTOS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2019.

  • RAFAEL DUTRA DE ARMAS

    - GRADUAÇÃO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, 2004. - MESTRADO: AGRONOMIA, ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ, 2008. - DOUTORADO: CIÊNCIAS, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2012. - PÓS-DOUTORADO: BIOTECNOLOGIA E BIOCIÊNCIAS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2014. - PÓS-DOUTORADO: RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS, UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2016.

  • SIMONE KELLY CETOLIN WACKERHAGEN

    - GRADUAÇÃO: DIREITO, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA, 2006. - GRADUAÇÃO: PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA, 2008. - ESPECIALIZAÇÃO: ABORDAGENS SÓCIO-JURÍDICAS DA FAMÍLIA, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA, 2009. - ESPECIALIZAÇÃO: DIREITO PÚBLICO E PRIVADO: MATERIAL E PROCESSUAL II, UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA, 2013. - MESTRADO: PSICOLOGIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 2013.

  • SIMONE MOREIRA SOARES

    - GRADUAÇÃO: FARMÁCIA BIOQUÍMICA, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2005. - MESTRADO: SAÚDE E MEIO AMBIENTE, UNIVILLE - UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE, 2012.

  • YANA PICININ SANDRI LISSARASSA

    - GRADUAÇÃO: BIOMEDICINA, UNICRUZ - UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA, 2009. - ESPECIALIZAÇÃO: ANÁLISES CLÍNICAS, FEEVALE, 2010. - MESTRADO: ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE, UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 2017.

Egressos do Curso

Tanara Arenhart
Tanara Arenhart
BIOMEDICINA |
Joinville
A biomédica Tanara Arenhart não mede esforços quando o assunto é a busca pelo conhecimento. Atualmente, ela se dedica ao mestrado em Farmácia e já planeja, depois que finalizar esta etapa, engatar um doutorado. “O conhecimento é muito importante para mim porque, apesar de ser clichê, é a única coisa que não podem nos tirar, e quanto mais estudamos à respeito de um assunto, mais percebemos o quão pouco sabemos sobre ele. O universo do conhecimento é um campo muito vasto”. Além do projeto do mestrado, no próximo ano, Tanara se prepara para iniciar um trabalho voluntário no Hemosc de Florianópolis. Ela irá atuar no setor de imuno-hematologia. “Isso me dará mais experiência e irá me proporcionar uma vivência prática, onde poderei aplicar os conhecimentos que venho adquirindo ao longo do mestrado”, destaca.

Apreciadora de livros dos mais diversos gêneros é também no yoga que a biomédica encontra serenidade para enfrentar os desafios do dia a dia. “Adoro praia, natureza, gosto de fazer trilhas e estar perto do mar. O yoga, para mim, é uma filosofia de vida, pois não envolve apenas as posturas, mas também meditação e respiração, que são práticas importantes para o dia a dia”, diz. Entre seus planos para o futuro estão uma viagem para a América Central e trabalhar com paz e harmonia. “Defendo a construção de um mundo mais empático, onde possamos nos colocar no lugar do outro antes de julgá-lo, e acima de tudo, onde saibamos respeitar as diferenças para convivermos de uma forma mais harmoniosa”.

Faça parte dessa história você também!

Joinville - Renovação de Reconhecimento pela Portaria nº 134, de 1º de março de 2018, publicada no Diário Oficial da União nº 42, Seção 1, pág. 74, de 02 de março de 2018.

Avaliação do Curso

  • Entre os 10 melhores cursos privados do Brasil

    Enade 2019 - centros universitários privados sem fins lucrativos.

Unidades com este curso

Joinville
Rua Senador Felipe Schmidt, nº 228
Centro

Coordenadores

  • SIMONE MOREIRA SOARES
    SIMONE MOREIRA SOARES
    • Joinville
    47 3145-9713
    Que bom encontrar você aqui! Sou a Profa. Simone, coordenadora deste curso. Sou formada em Farmácia Bioquímica com mestrado em Saúde e meio ambiente. Ficou com alguma dúvida sobre o curso?

Investimento

  • Joinville
    De R$1.800,00
    Por R$1.534,00 (ingressantes 2021)
    MATUTINO / NOTURNO
Inscreva-se
Formando os novos líderes do mercado
Dias realizando sonhos
+ de
Cursos disponíveis
Unidades