A 13ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul reuniu aproximadamente 1.900 pessoas nos dias 22 e 23 de outubro, período de realização do evento. A programação de apresentações dos 39 projetos acadêmicos de iniciação científica, pesquisa, ensino e extensão. O Congresso, este ano, foi alusivo aos 10 anos do curso de Moda e 20 anos do curso de Ciências Contábeis da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul.
Projetos de pesquisas científicas desenvolvidos por vários cursos de graduação, durante os anos de 2012 e 2013 foram apresentados pelos alunos e analisados pelas bancas. O resultado da banca avaliadora será enviado aos acadêmicos participantes das pesquisas, por e-mail.
Sendo uma iniciativa da Pró-Reitoria Acadêmica através do PROINPES- Programa de Incentivo à Pesquisa, o Congresso tem como objetivo incentivar a formação de iniciantes em pesquisa, proporcionando aos bolsistas, acadêmicos e professores, a oportunidade de expor e discutir os resultados dos trabalhos de iniciação científica, pesquisa e de extensão, desenvolvidos durante o ano.
De acordo com o professor Djonny Weinzierl, coordenador de Pesquisa da Católica de Santa Catarina, o diferencial dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos é o caráter social, ou seja, as pesquisas são realizadas com a intenção de contribuir em diversas áreas da sociedade. Ainda segundo o professor em 17 anos de existência do evento, já foram apresentados 569 projetos com a participação de 986 acadêmicos e 573 professores.