Segundo o IBGE, o setor de serviço da informação cresceu quase 5% no ano passado, ficando à frente de setores importantes da economia como o da construção civil, indústria e comércio.

A área da informação em geral, abrange as atividades de telecomunicações, internet, audiovisual, edição e TI. Só no setor de tecnologia da informação, atualmente são 1,2 milhões de trabalhadores empregados e estão sobrando 115 mil vagas.

Até 2020 devem surgir 750 mil empregos, segundo a associação que representa as empresas de tecnologia da informação e comunicação. O Brasil tem tudo para se tornar um dos quatros maiores centros de TI do mundo até 2022.

Em Santa Catarina o cenário é semelhante. De acordo com o coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina, professor Maurício Henning, a demanda por profissionais é muito grande, e isso reflete em melhores oportunidades de remuneração em funções como as de programador, analista de sistemas, projetista e arquiteto de software, professor e pesquisador de informática, consultor em tecnologia de informação, coordenador de projetos de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos de TI e SI, diretor de TI (CIO – Chief Information Officer), diretor de tecnologia e empresário.

Em Jaraguá do Sul e Joinville, a graduação em Sistemas de Informação é ofertada pela Católica de Santa Catarina. O curso prepara um profissional capacitado para utilizar a tecnologia de informação como aliada ao modelo de gestão da empresa, pesquisando novas tecnologias para o uso da organização e acompanhando as mudanças e evolução constantes das tecnologias.

De acordo com o professor Maurício Henning, o curso é dividido em componentes curriculares, os quais se organizam em seis Eixos Curriculares, sendo três de aprendizagem fundamental e três de aprendizagem profissional. “Os eixos de aprendizagem fundamental são: matemática e lógica, técnicas computacionais e formação humanista. O primeiro trata dos fundamentos matemáticos, o segundo contempla os fundamentos de computação”, diz o professor.

As disciplinas específicas propõem o entendimento do contexto empresarial, projeto e a construção dos programas de computador que formam um sistema de informação, utilizando linguagens de programação orientada a objeto da modelagem dos processos que suportam a empresa, da organização das informações corporativas em bases de dados e da construção e implantação de soluções de TI. O eixo gestão de tecnologia da informação estuda a organização e seus processos, seu planejamento e controle e a gestão de pessoas, abordando teorias de administração e outras técnicas de gestão associadas ao uso estratégico da TI e dos SI na empresa. A Católica de Santa Catarina também conta com parcerias estratégicas com os principais fornecedores de soluções mundiais de Tecnologia da Informação deste segmento, uma vez que estas parcerias já possuem programas educacionais especialmente desenvolvidos para serem utilizados em ambientes acadêmicos tais como: SAP e IBM. Além disso, a Instituição também mantém convênios com o governo Municipal e Estadual para o desenvolvimento de capacitações e projetos tecnológicos na área de Tecnologia da Informação.

Vestibular de Inverno

O curso de Sistemas de Informação da Católica SC, unidade Joinville oferta vagas para o vestibular de inverno. As inscrições podem ser feitas no site 10.100.3.85, até o dia 13 de junho. Os valores da taxa de inscrição são diferenciados. Quem pagar o boleto de inscrição até o dia 31 de maio desembolsará R$ 30,00. Já partir do dia 1º a 14 de junho o valor a ser pago será de R$ 45,00. A prova está marcada para o dia 24 de junho na unidade Centro do campus Joinville da Católica SC, localizado na Rua Visconde de Taunay, 427.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8229 ou (47) 3145-9703, ou pelo e-mail mhenning@catolicasc.org.br.

Mercado nacional

Sérgio Sgobbi, da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia de Informação, destaca que o número de vagas disponíveis é grande por dois fatores. “É insuficiente a quantidade de formandos nas universidades. O Brasil forma em torno de 85 mil profissionais por ano, em TI, mas o mercado neste setor cresce muito. No ano passado cresceu 11%”.