A PUCPR, parceira da UNERJ, também tem alunos classificados. 

São seis finalistas que concorrem ao prêmio que será entregue no dia 17 de novembro, às 19h, no V12 Lounge de Eventos, em Joinville.

Quatro estados (Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Paraíba) estão representados na final, que distribuirá quase R$ 50 mil, divididos entre prêmios em dinheiro para alunos e professores e material didático para a instituição vencedora.

Confira a descrição dos finalistas:

Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Iuliano Bergamin e Carlos Alves de Oliveira (orientador) – Trava Mista de Aperto: Conjunto fixador com geometria idêntica a alguns modelos de parafuso cabeça lentilha auto-travante de aço inox, mas com possibilidade de aplicação de camada metálica e tratamento de superfície, com maior vida útil.

Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) – Valdecir Junior de Paris, Diogo Maffezzolli, Jadson Scussel Dalmolim, Rafael Fernando Junckes, Marcelo Defant e Julio Cesar Berndsen (orientador) – Parafuso com dupla opção de fixação: Fixador diferenciado, com possibilidade de utilização de duas chaves, para aplicação em locais de difícil acesso.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Diego Azevedo Siviero e José Roberto de França Arruda (orientador) – Conjunto Fixador em Paredes de Alvenaria: Modelo de fixação de estruturas em paredes de alvenaria que minimiza os erros e o tempo de instalação, simplificando o processo.

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Alex Sandro Viel Pulici e Fernando de Medeiros Diório (orientador) – Dispositivo Bipartido de Fixação para Barras Lisas e Roscadas: Dispositivo para uso industrial ou doméstico, customizável, prático na utilização, fácil e barato de produzir e capaz suportar cargas elevadas.

Universidade Federal da Paraiba (UFPB) – Dalton Wolgrand da Silveira Rocha e Marcio Rodrigo de Araujo Souza (orientador) – Parafuso com Galerias para Penetração de Lubrificante: Uma Proposta para Auxiliar o Desparafusamento: Parafuso  que permite a inserção de  filme lubrificante entre as roscas externa e interna, facilitando o processo de retirada e minimizando a oxidação da rosca.

Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – Anezka Popovski Kolaceke e Luis César Fontana (orientador) – Fixadores com Atrito Seletivo: Parafuso com coeficientes de atrito diferentes na hora de apertar e soltar, com tecnologia de tratamento não-poluente, utilizando filmes estruturados.

Mais informações sobre o prêmio no site premioinovacao.ciser.com.br.