A Unerj iniciou na semana passada 4 novos cursos de pós-graduação  em parceria com a PUCPR. Os cursos iniciados são de Controladoria e finanças, Gestão estratégica de pessoas, Engenharia de Segurança do Trabalho e de Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing).

Participaram da aula inaugural do curso de Controladoria e finanças o professor Claudio Von Dokonal, diretor da Pós-Graduação PUCPR para Santa Catarina; Professor Júlio César da Silva, Coordenador da Pós-Graduação; Professor Alex Sandro Quadros Weymer, Coordenador do Curso Gestão Estratégica de Pessoas; e o professor Lucio Tracz, Coordenador do Curso de Controladoria e Finanças.

O curso começou com a disciplina Estratégia Empresarial, ministrada pelo professor-doutor Fernando Antonio Prado Gimenez. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1983) e doutorado pela Manchester Business School – University of Manchester (1995). Atualmente é professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, estratégia, pequena empresa, administração e liderança.

A abertura do curso de Engenharia de Segurança do Trabalho contou com as presenças do professor Júlio César da Silva, coordenador da Pós-Graduação PUCPR/UNERJ, e Key Fonseca de Lima, que coordena o curso. A primeira aula, na disciplina “O ambiente e as doenças do trabalho”, ministrada pelo professor Rui Bocchino Macedo, médico formado pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS) em 2003, com especialização em Medicina do Trabalho pela UFPR desde 2005 e com o título de especialista em Medicina do Trabalho desde 2006.

Professor dos módulos de Toxicologia e Doenças do Trabalho no curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), é também o responsável técnico pelo Serviço de Segurança e Saúde Ocupacional (SESAO) da UFPR e da PUCPR, médico do trabalho da Schincariol Ind. de Cervejas e Refrigerantes S.A. e da Dixie Toga Bemis – Impressora Paranaense.

O curso de Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing) contou com as presenças do professor Júlio César da Silva e as atividades foram iniciadas com a disciplina “Gestão Lean – Práticas e Princípios”, com o professor Dejair Marcelo Senke Lustosa, mestre em Administração, área de concentração Administração Estratégica, pela PUCPR. Também é bacharel em Administração pela mesma universidade. Cursou Eletrotécnica no CEFETPR – Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, atual UTFPR Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atua na PUCPR como professor convidado dos programas de pós-graduação lato sensu nos cursos de Gestão de Negócios, Engenharia Logística, Engenharia de Produção Enxuta, Lean Manufacturing e Lean Logistics.  É diretor de operações e membro do conselho de administração da FeliCani Tecnologia Veterinária. Tem experiências internacionais em multinacionais da indústria manufatureira de automóveis e autopeças, incluindo posições de gestão e planejamento. Possui experiências mais específicas nas áreas de Administração Estratégica, Administração de Negócios, Administração da Produção, Localização Empresarial, Medição do Desempenho Organizacional, Produção Enxuta, Lean Manufacturing e Manutenção Industrial.

A UNERJ informa que ainda há vagas nos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho e de Engenharia de Produção Enxuta (Lean Manufacturing). Também continuam abertas as inscrições para outros cursos de pós-graduação a serem iniciados neste semetre: Projeto e Análise de Máquinas Girantes, Catequese no Mundo Contemporâneo, Aspectos Jurídicos do Mercado Imobiliário, Gestão de Negócios, Gestão Publica, Gestão Tributária (in company), Logistica Empresarial, Marketing e Marketing e Comunicação nas Redes Sociais.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.unerj.br. Informações pelo telefone (47) 3275-8295 e e-mail pos@unerj.br.