Começa na próxima segunda-feira, 29, a 3ª edição do Trote Solidário da Católica de Santa Catarina, promovida pela Pastoral Universitária. As atividades são abertas a calouros, veteranos, funcionários da instituição e comunidade em geral e ocorrem em duas datas: em Joinville, entre a próxima segunda-feira, 29, e o dia 4 de março, e em Jaraguá do Sul, de 7 a 11 de março. Entre as ações previstas estão arrecadação de alimentos não perecíveis e fraldas (infantis ou geriátricas), doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Para celebrar esse momento de integração, a Pastoral e o Núcleo de Projeto Comunitário promovem uma ação solidária nos dois municípios. A primeira ocorre na próxima quarta-feira, 2, das 8h30 às 11h20, no Centro de Educação Infantil Santa Maria dos Anjos, no bairro Vila Nova, em Joinville. Em Jaraguá do Sul, a atividade será realizada no dia 11 de março, das 13h às 15h, na Escola de Educação Básica Erich Gruetzmacher, no bairro Três Rios do Sul.

No CEI, cerca de 100 crianças de zero a cinco anos participarão de brincadeiras em equipe, atividades com massa de modelar, pintura facial e uma oficina baby, destinada a meninos e meninas de zero a três anos. Já a atividade realizada na escola jaraguaense contará com a participação de aproximadamente 130 crianças do 1º ao 3º ano, com jogos de mesa, oficinas socioeducativas, pintura e música.

O objetivo do Trote Solidário é recepcionar e integrar os novos estudantes, e contribuir para que os jovens desenvolvam o sentimento de solidariedade. “É uma forma diferenciada de celebrar seu ingresso no ensino superior, contrapondo-se aos trotes tradicionais, que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida profissional e pessoal do acadêmico”, comenta o responsável pelo Núcleo de Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Os donativos arrecadados serão doados para a Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville (ADIPROS) e para a Promoção Humana da Comunidade Santa Clara, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Já as fraldas infantis e geriátricas serão destinadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville.

Outras informações podem ser obtidas pelo site 10.100.3.85, pela fan page da Instituição ou nos seguintes contatos: unidade de Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 3275-8200 ou pelo e-mail pastoral@catolicasc.org.br; e unidade de Joinville, pelo telefone (47) 3145-9700 ou pelo e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.

Quem participar do Trote Solidário receberá uma camiseta personalizada do evento, basta trazer um pacote de fralda ou dois quilos de alimento não perecível ou apresentar o comprovante de doação de sangue ou cadastro de medula óssea.

Onde doar

Joinville

 

Arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas infantis e geriátricas

– Pastoral (Bloco F)

– Ponto em frente à cantina

– Recepção

Doação de sangue e cadastro de medula óssea

– Hemocentro Regional de Joinville – Avenida. Getúlio Vargas, 198, Centro – (47) 3481-7400. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h15).

 

Jaraguá do Sul

Arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas infantis e geriátricas

– Pastoral (Sala 006, Bloco D)

– Recepção (Bloco A)

Doação de sangue e cadastro de medula óssea

– Hemocentro de Jaraguá do Sul – Rua Dr. Waldomiro Mazurechen, 80, anexo ao Hospital São José – (47) 3055-0454. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para doar sangue é necessário agendar horário; para cadastro de medula não precisa fazer agendamento.

 

Quer ajudar?

 Pode doar sangue

– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos
– Se tiver boas condições de saúde
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial

 Não pode doar

– Se fez cirurgia recentemente.
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses.
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses.
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias.
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade.
– Se estiver grávida ou amamentando.
– Se usa determinados medicamentos/drogas.
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

 Pode fazer o cadastro de medula óssea

– Qualquer pessoa, independentemente da idade

No ano passado, acadêmicos realizaram doação coletiva de sangue no Hemosc

No ano passado, acadêmicos realizaram doação coletiva de sangue no Hemosc