Juntar amizade e solidariedade no mesmo lugar. Essa é a proposta da 3ª edição do Trote Solidário da Católica de Santa Catarina, promovida pela Pastoral Universitária. As atividades são abertas a calouros, veteranos, funcionários da instituição e comunidade em geral e ocorrem em duas datas: em Joinville, de 29 de fevereiro a 4 de março, e em Jaraguá do Sul, de 7 a 11 de março. Entre as ações previstas estão arrecadação de alimentos não perecíveis e fraldas (infantis ou geriátricas), doação de sangue e cadastro de medula óssea.

Para celebrar esse momento de integração, a Pastoral e o Núcleo de Projeto Comunitário promovem uma ação solidária nos dois municípios: no dia 2 de março, das 8h30 às 11h20, no Centro de Educação Infantil Santa Maria dos Anjos, no bairro Vila Nova, em Joinville; e em 11 de março, na Escola de Educação Básica Erich Gruetzmacher, no bairro Três Rios do Sul, em Jaraguá do Sul.

No CEI, cerca de 100 crianças de zero a cinco anos participarão de brincadeiras em equipe, atividades com massa de modelar, pintura facial e uma oficina baby, destinada a meninos e meninas de zero a três anos. Já a atividade realizada na escola jaraguaense contará com a participação de aproximadamente 130 crianças do 1º ao 3º ano, com jogos de mesa, oficinas socioeducativas, pintura e música.

O objetivo do Trote Solidário é recepcionar e integrar os novos estudantes, e contribuir para que os jovens desenvolvam o sentimento de solidariedade. “É uma forma diferenciada de celebrar seu ingresso no ensino superior, contrapondo-se aos trotes tradicionais, que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida profissional e pessoal do acadêmico”, comenta o responsável pelo Núcleo de Pastoral da Católica SC, Marcos Paulo Oliari.

Os donativos arrecadados serão doados para a Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville (ADIPROS) e para a Promoção Humana da Comunidade Santa Clara, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul. Já as fraldas infantis e geriátricas serão destinadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, de Joinville.

Outras informações podem ser obtidas pelo site 10.100.3.85, pela fan page da Instituição ou nos seguintes contatos: unidade de Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 3275-8200 ou pelo e-mail pastoral@catolicasc.org.br; e unidade de Joinville, pelo telefone (47) 3145-9700 ou pelo e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.

Quem participar do Trote Solidário receberá uma camiseta personalizada do evento, basta trazer um pacote de fralda ou dois quilos de alimento não perecível ou apresentar o comprovante de doação de sangue ou cadastro de medula óssea. Acadêmicos interessados em participar da ação solidária devem entrar em contato com a pastoral pelos e-mails pastoral@catolicasc.org.br (Jaraguá do Sul) ou pastoral.joi@catolicasc.org.br (Joinville).

Onde doar

 

Joinville

Arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas infantis e geriátricas

– Pastoral (Bloco F)

– Ponto em frente à cantina

– Recepção

Doação de sangue e cadastro de medula óssea

Hemocentro Regional de Joinville – Avenida. Getúlio Vargas, 198, Centro – (47) 3481-7400. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h15).

 

Jaraguá do Sul

Arrecadação de alimentos não perecíveis e de fraldas infantis e geriátricas

– Pastoral (Sala 006, Bloco D)

– Recepção (Bloco A)

Doação de sangue e cadastro de medula óssea

Hemocentro de Jaraguá do Sul – Rua Dr. Waldomiro Mazurechen, 80, anexo ao Hospital São José – (47) 3055-0454. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h. Para doar sangue é necessário agendar horário, para cadastro de medula não precisa fazer agendamento.

Quer ajudar?

Pode doar sangue

– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos
– Se tiver boas condições de saúde
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial

Não pode doar
– Se fez cirurgia recentemente.
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses.
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses.
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias.
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade.
– Se estiver grávida ou amamentando.
– Se usa determinados medicamentos/drogas.
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.

Pode fazer o cadastro de medula óssea

– Qualquer pessoa, independentemente da idade